A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivan de Miranda Lemos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5340
Resumo: Na segunda metade dos anos 2000, a crise econômica internacional manifestou-se inicialmente na esfera financeira e geográfica norte-americana. Mas, a partir de fins de 2008, seus efeitos tornaram-se mais contundentes e recessivos e espalharam-se mundo afora, inclusive aqui em nosso país. O presente estudo objetiva abordar os impactos da crise econômica mundial no mercado de trabalho formal brasileiro em termos de gênero. Para consecução da pesquisa realizaremos uma análise que visa caracterizar como a crise econômica impactou na evolução do perfil da mão de obra feminina brasileira em termos de mercado de trabalho formal no período compreendido entre nov/2008 e nov/2009, a partir de diversas variáveis, entre estas destacaremos as seguintes: setores de atividade econômica, famílias ocupacionais, faixa etária, e nível de escolaridade. A principal fonte de dados secundários escolhida para a pesquisa terá como base as informações contidas no sitio do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) obtidas no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A pesquisa possui relevância acadêmica, pois torna-se interessante conhecer em maior nível de detalhamento o funcionamento do mercado de trabalho formal e suas reações frente a um quadro de crise, pois a destruição de ocupações formais gera consequências distintas tanto para trabalhadores, quanto para empresas e mesmo para o governo.
id UFAM-1_2b1b58c2a80c6d094607b41ea0bc7564
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5340
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no BrasilCrise internacionalMercado de trabalhoEmprego femininoCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIANa segunda metade dos anos 2000, a crise econômica internacional manifestou-se inicialmente na esfera financeira e geográfica norte-americana. Mas, a partir de fins de 2008, seus efeitos tornaram-se mais contundentes e recessivos e espalharam-se mundo afora, inclusive aqui em nosso país. O presente estudo objetiva abordar os impactos da crise econômica mundial no mercado de trabalho formal brasileiro em termos de gênero. Para consecução da pesquisa realizaremos uma análise que visa caracterizar como a crise econômica impactou na evolução do perfil da mão de obra feminina brasileira em termos de mercado de trabalho formal no período compreendido entre nov/2008 e nov/2009, a partir de diversas variáveis, entre estas destacaremos as seguintes: setores de atividade econômica, famílias ocupacionais, faixa etária, e nível de escolaridade. A principal fonte de dados secundários escolhida para a pesquisa terá como base as informações contidas no sitio do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) obtidas no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A pesquisa possui relevância acadêmica, pois torna-se interessante conhecer em maior nível de detalhamento o funcionamento do mercado de trabalho formal e suas reações frente a um quadro de crise, pois a destruição de ocupações formais gera consequências distintas tanto para trabalhadores, quanto para empresas e mesmo para o governo.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilEconomia e AnáliseFaculdade de Estudos SociaisPROGRAMA PIBIC 2015UFAMLenice Ypiranga Benevides de AraujoMauro Thury de Vieira Sáhttp://lattes.cnpq.br/4864490907253872Ivan de Miranda Lemos2017-05-29T18:57:14Z2017-05-29T18:57:14Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5340application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T18:39:21Zoai:localhost:prefix/5340Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T18:39:21Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
title A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
spellingShingle A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
Ivan de Miranda Lemos
Crise internacional
Mercado de trabalho
Emprego feminino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
title_short A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
title_full A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
title_fullStr A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
title_full_unstemmed A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
title_sort A crise econômica internacional e o impacto sobre o emprego formal feminino no Brasil
author Ivan de Miranda Lemos
author_facet Ivan de Miranda Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lenice Ypiranga Benevides de Araujo
Mauro Thury de Vieira Sá
http://lattes.cnpq.br/4864490907253872
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivan de Miranda Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Crise internacional
Mercado de trabalho
Emprego feminino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
topic Crise internacional
Mercado de trabalho
Emprego feminino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
description Na segunda metade dos anos 2000, a crise econômica internacional manifestou-se inicialmente na esfera financeira e geográfica norte-americana. Mas, a partir de fins de 2008, seus efeitos tornaram-se mais contundentes e recessivos e espalharam-se mundo afora, inclusive aqui em nosso país. O presente estudo objetiva abordar os impactos da crise econômica mundial no mercado de trabalho formal brasileiro em termos de gênero. Para consecução da pesquisa realizaremos uma análise que visa caracterizar como a crise econômica impactou na evolução do perfil da mão de obra feminina brasileira em termos de mercado de trabalho formal no período compreendido entre nov/2008 e nov/2009, a partir de diversas variáveis, entre estas destacaremos as seguintes: setores de atividade econômica, famílias ocupacionais, faixa etária, e nível de escolaridade. A principal fonte de dados secundários escolhida para a pesquisa terá como base as informações contidas no sitio do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) obtidas no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A pesquisa possui relevância acadêmica, pois torna-se interessante conhecer em maior nível de detalhamento o funcionamento do mercado de trabalho formal e suas reações frente a um quadro de crise, pois a destruição de ocupações formais gera consequências distintas tanto para trabalhadores, quanto para empresas e mesmo para o governo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:57:14Z
2017-05-29T18:57:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5340
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061053383278592