A crítica à sociedade medieval no Auto da barca do inferno de Gil Vicente
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2683 |
Resumo: | Gil Vicente, dramaturgo português de grande importância na literatura, desenvolveu o gênero dramático em Portugal nos aproximadamente 47 autos que escreveu. O objetivo desses autos era criticar a sociedade portuguesa medieval da época usando elementos como a sátira, a ironia e a alegoria, dando vida à imitação daquele contexto social. Para isso, alia-se ao Humanismo usando-o como instrumento de captura daquela realidade, sem deixar de lado a sua ideologia primeira, o medievalismo. Especificamente no Auto da Barca do Inferno se observa o uso dessa dualidade de pensamentos quando critica de modo claro os corruptos e os burladores das regras sociais e morais, com exceção dos quatro cavaleiros, pois estes morreram em nome da Santa Igreja e com isso, merecem ser levados ao Paraíso pelos anjos. A análise literária desse texto se torna necessária para verificar o processo de criação do projeto de crítica social de Gil Vicente. É por meio dele que conhecemos as relações inter-sociais, ideologias, vícios e costumes da sociedade portuguesa de sua época. |
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A crítica à sociedade medieval no Auto da barca do inferno de Gil VicenteLiteratura PortuguesaCrítica SocialGil VicenteLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESGil Vicente, dramaturgo português de grande importância na literatura, desenvolveu o gênero dramático em Portugal nos aproximadamente 47 autos que escreveu. O objetivo desses autos era criticar a sociedade portuguesa medieval da época usando elementos como a sátira, a ironia e a alegoria, dando vida à imitação daquele contexto social. Para isso, alia-se ao Humanismo usando-o como instrumento de captura daquela realidade, sem deixar de lado a sua ideologia primeira, o medievalismo. Especificamente no Auto da Barca do Inferno se observa o uso dessa dualidade de pensamentos quando critica de modo claro os corruptos e os burladores das regras sociais e morais, com exceção dos quatro cavaleiros, pois estes morreram em nome da Santa Igreja e com isso, merecem ser levados ao Paraíso pelos anjos. A análise literária desse texto se torna necessária para verificar o processo de criação do projeto de crítica social de Gil Vicente. É por meio dele que conhecemos as relações inter-sociais, ideologias, vícios e costumes da sociedade portuguesa de sua época.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2011UFAMMaria Sebastiana de Morais GuedesThyaggo Kauwhê José Leite Mesquita2016-09-23T15:20:53Z2016-09-23T15:20:53Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2683application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T21:15:08Zoai:localhost:prefix/2683Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T21:15:08Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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