Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 |
Resumo: | Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida. |
id |
UFAM-1_3316472d849ba0cf697776e3875d2dbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/1837 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de casoTransporte urbano. Sistema viário. SIG.CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAEstima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeografiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPrograma PIBIC 2009UFAMGeraldo Alves de SouzaAline Damaceno Leite2016-09-23T15:08:51Z2016-09-23T15:08:51Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-17T20:14:35Zoai:localhost:prefix/1837Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T20:14:35Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
spellingShingle |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso Aline Damaceno Leite Transporte urbano. Sistema viário. SIG. CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
title_short |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_full |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_fullStr |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
title_sort |
Análise da influência do sistema viário na duração das viagens dos operários do PIM: um estudo de caso |
author |
Aline Damaceno Leite |
author_facet |
Aline Damaceno Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Geraldo Alves de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline Damaceno Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte urbano. Sistema viário. SIG. CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
topic |
Transporte urbano. Sistema viário. SIG. CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
Estima-se que 75% dos bairros de Manaus foram formados por processos conhecidos regionalmente como invasão. A principal característica destes bairros é a ausência de planejamento prévio do traçado viário e de locais para a implantação dos mobiliários urbanos de uso coletivo, tais como escolas, delegacias de polícia, postos de saúde, etc. Em conseqüência desta ausência de planejamento, o sistema viário é precário, com vias estreitas, tortuosas e descontínuas, o que deve dificultar a circulação de ônibus, tornando as viagens lentas e demoradas. O presente projeto parte da hipótese de que a realidade acima descrita traz impacto direto sobre os deslocamentos dos trabalhadores do Pólo Industrial de Manaus - PIM, impondo longas jornadas desde as residências até às fábricas e destas quando retornam às moradias. Supõe-se também que, procurando reduzir estes tempos, as rotas de coleta dos operários (traçados pelas empresas) seguem preferencialmente pelas vias arteriais (o que pode ocasionar longas caminhadas complementares) e limitam a abrangência espacial das rotas, não chegando a bairros mais afastados da cidade. Isto posto, este projeto apresenta como objetivo principal reconhecer a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens de operários do PIM e possíveis estratégias adotadas pelas empresas para reduzir estes tempos. Para tanto, buscar-se-á gerar mapas georreferenciados das rotas de transportes e reconhecer a variação da velocidade dos trajetos, tentando identificar fatores do sistema viário que contribuem para essa variação. Em função de ser uma empresa de grande porte, elegeu-se (a priori) a Moto Honda da Amazônia como estudo de caso e espera-se que esta empresa se disponha a colaborar com a pesquisa. Caso não demonstre interesse, outra será escolhida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-28 2016-09-23T15:08:51Z 2016-09-23T15:08:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061043873742848 |