Criação de um laboratório virtual baseado em X3D
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2637 |
Resumo: | Os experimentos práticos são parte fundamental para o processo de aprendizagem de várias áreas do conhecimento, entre elas a robótica. Para a realização desses experimentos são necessários equipamentos e espaço físico, que na maioria das vezes têm custo elevado. Nesse contexto, sugere-se a utilização de um laboratório virtual simulado para auxiliar a aprendizagem de robótica educacional. No laboratório proposto serão simulados robôs montados a partir do kit Lego Mindstorms NXT 2.0. O laboratório será integrado aos demais componentes do LaboREAm, um laboratório que permite acesso remoto via Web a dispositivos robóticos dispostos em cenários pré-definidos com finalidade de promover a aprendizagem de robótica, programação de computadores e de ciências a usuários, por meio da manipulação e programação, objetivando a concretização de tarefas e desafios. Além de auxiliar na aprendizagem, o laboratório virtual visa diminuir o custo com equipamentos físicos, possibilitando dessa forma que escolas que não possuem recursos possam ter acesso a um laboratório. Outra vantagem apresentada é que não há limitação de espaço físico nem de tempo, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora. Também é mais seguro, uma vez que nenhuma operação indesejada irá ocorrer, como por exemplo, danificar equipamentos. |
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Criação de um laboratório virtual baseado em X3DSoftware EducacionalRobótica educacionalLego Mindstorms NXT 2.0CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWAREOs experimentos práticos são parte fundamental para o processo de aprendizagem de várias áreas do conhecimento, entre elas a robótica. Para a realização desses experimentos são necessários equipamentos e espaço físico, que na maioria das vezes têm custo elevado. Nesse contexto, sugere-se a utilização de um laboratório virtual simulado para auxiliar a aprendizagem de robótica educacional. No laboratório proposto serão simulados robôs montados a partir do kit Lego Mindstorms NXT 2.0. O laboratório será integrado aos demais componentes do LaboREAm, um laboratório que permite acesso remoto via Web a dispositivos robóticos dispostos em cenários pré-definidos com finalidade de promover a aprendizagem de robótica, programação de computadores e de ciências a usuários, por meio da manipulação e programação, objetivando a concretização de tarefas e desafios. Além de auxiliar na aprendizagem, o laboratório virtual visa diminuir o custo com equipamentos físicos, possibilitando dessa forma que escolas que não possuem recursos possam ter acesso a um laboratório. Outra vantagem apresentada é que não há limitação de espaço físico nem de tempo, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora. Também é mais seguro, uma vez que nenhuma operação indesejada irá ocorrer, como por exemplo, danificar equipamentos.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências da ComputaçãoInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2011UFAMJosé Francisco de Magalhães NettoBruna Moraes Ferreira2016-09-23T15:20:34Z2016-09-23T15:20:34Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2637application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T13:55:20Zoai:localhost:prefix/2637Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T13:55:20Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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