A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Serrão da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5441
Resumo: A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem que os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados nas escolas da rede pública de Manaus fazem acerca dos conteúdos de linguagem, especialmente os de cunho gramatical. A motivação que orientou a elaboração desta proposta de pesquisa advém dos elevados índices de registros insatisfatórios dos alunos desse segmento nos exames de Língua Portuguesa que realizam para a avaliação do ensino a que estão submetidos e também na consideração de que grande parte da classe docente que atua nesse segmento, nas escolas públicas da região, geralmente orienta suas ações pedagógicas pelo material didático adotado nas escolas, em razão da excessiva carga horária de trabalho que possui e que impede a elaboração de aulas mais autônomas, como seria apropriado.
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