A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5441 |
Resumo: | A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem que os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados nas escolas da rede pública de Manaus fazem acerca dos conteúdos de linguagem, especialmente os de cunho gramatical. A motivação que orientou a elaboração desta proposta de pesquisa advém dos elevados índices de registros insatisfatórios dos alunos desse segmento nos exames de Língua Portuguesa que realizam para a avaliação do ensino a que estão submetidos e também na consideração de que grande parte da classe docente que atua nesse segmento, nas escolas públicas da região, geralmente orienta suas ações pedagógicas pelo material didático adotado nas escolas, em razão da excessiva carga horária de trabalho que possui e que impede a elaboração de aulas mais autônomas, como seria apropriado. |
id |
UFAM-1_3c9b9f2af95a3f2d0434d72476369a44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/5441 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagemGramáticaEnsinoPrática de Análise LinguísticaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESA proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem que os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados nas escolas da rede pública de Manaus fazem acerca dos conteúdos de linguagem, especialmente os de cunho gramatical. A motivação que orientou a elaboração desta proposta de pesquisa advém dos elevados índices de registros insatisfatórios dos alunos desse segmento nos exames de Língua Portuguesa que realizam para a avaliação do ensino a que estão submetidos e também na consideração de que grande parte da classe docente que atua nesse segmento, nas escolas públicas da região, geralmente orienta suas ações pedagógicas pelo material didático adotado nas escolas, em razão da excessiva carga horária de trabalho que possui e que impede a elaboração de aulas mais autônomas, como seria apropriado.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2015UFAMFernanda Dias de Los Rios MendonçaDanielle Serrão da Silva2017-10-05T12:54:12Z2017-10-05T12:54:12Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5441application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-29T23:54:56Zoai:localhost:prefix/5441Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-29T23:54:56Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem |
title |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem Danielle Serrão da Silva Gramática Ensino Prática de Análise Linguística LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A abordagem gramatical nos livros didáticos: uma análise reflexiva do processo de ensino e aprendizagem |
author |
Danielle Serrão da Silva |
author_facet |
Danielle Serrão da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernanda Dias de Los Rios Mendonça |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danielle Serrão da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Ensino Prática de Análise Linguística LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Gramática Ensino Prática de Análise Linguística LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem que os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados nas escolas da rede pública de Manaus fazem acerca dos conteúdos de linguagem, especialmente os de cunho gramatical. A motivação que orientou a elaboração desta proposta de pesquisa advém dos elevados índices de registros insatisfatórios dos alunos desse segmento nos exames de Língua Portuguesa que realizam para a avaliação do ensino a que estão submetidos e também na consideração de que grande parte da classe docente que atua nesse segmento, nas escolas públicas da região, geralmente orienta suas ações pedagógicas pelo material didático adotado nas escolas, em razão da excessiva carga horária de trabalho que possui e que impede a elaboração de aulas mais autônomas, como seria apropriado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 2017-10-05T12:54:12Z 2017-10-05T12:54:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5441 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061053785931776 |