Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kira Tayara Santa Cruz Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4116
Resumo: O presente estudo se reveste de fundamental importância por buscar uma associação entre desempenho executivo (associado ao lobo frontal) e criatividade. Para tanto, faz-se necessário o delineamento de um experimento para coleta de dados empíricos nesta direção. Tem como objetivos desenvolver um estudo dos estilos de raciocínio para execução do WCST (Versão Eletrônica) e criatividade, descrever o padrão de desempenho dos universitários no WCST na forma eletrônica e descrever qualitativamente seus estilos de raciocínio para realização da tarefa. Este é um projeto de renovação, para continuidade da pesquisa. A amostra será complementada com novos 100 estudantes universitários nesta segunda etapa. Serão utilizados o Teste WCST (Heaton e Col., 2005) e o Teste Pensando em Criatividade com Figuras de Torrance. (Wechsler, 2004). Após a realização do WCST será aplicado um inventário para investigação dos estilos de raciocínio para realização da tarefa. Os resultados serão examinados comparativamente com o teste de criatividade por figuras, por meio se analises correlacionais.
id UFAM-1_42fce624ad5ebae07c4fe3b2b863d19c
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4116
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividadeWCSTWisconsinFunções ExecutivasCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAO presente estudo se reveste de fundamental importância por buscar uma associação entre desempenho executivo (associado ao lobo frontal) e criatividade. Para tanto, faz-se necessário o delineamento de um experimento para coleta de dados empíricos nesta direção. Tem como objetivos desenvolver um estudo dos estilos de raciocínio para execução do WCST (Versão Eletrônica) e criatividade, descrever o padrão de desempenho dos universitários no WCST na forma eletrônica e descrever qualitativamente seus estilos de raciocínio para realização da tarefa. Este é um projeto de renovação, para continuidade da pesquisa. A amostra será complementada com novos 100 estudantes universitários nesta segunda etapa. Serão utilizados o Teste WCST (Heaton e Col., 2005) e o Teste Pensando em Criatividade com Figuras de Torrance. (Wechsler, 2004). Após a realização do WCST será aplicado um inventário para investigação dos estilos de raciocínio para realização da tarefa. Os resultados serão examinados comparativamente com o teste de criatividade por figuras, por meio se analises correlacionais.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2013UFAMJosé Humberto da Silva FilhoLarissa Leite SilvaKira Tayara Santa Cruz Vieira2016-09-23T15:40:55Z2016-09-23T15:40:55Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4116application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T02:23:39Zoai:localhost:prefix/4116Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T02:23:39Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
title Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
spellingShingle Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
Kira Tayara Santa Cruz Vieira
WCST
Wisconsin
Funções Executivas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
title_short Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
title_full Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
title_fullStr Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
title_full_unstemmed Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
title_sort Estudo acerca dos estilos de raciocínio para execução do WCST (versão eletrônica) e criatividade
author Kira Tayara Santa Cruz Vieira
author_facet Kira Tayara Santa Cruz Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Humberto da Silva Filho
Larissa Leite Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Kira Tayara Santa Cruz Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv WCST
Wisconsin
Funções Executivas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
topic WCST
Wisconsin
Funções Executivas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description O presente estudo se reveste de fundamental importância por buscar uma associação entre desempenho executivo (associado ao lobo frontal) e criatividade. Para tanto, faz-se necessário o delineamento de um experimento para coleta de dados empíricos nesta direção. Tem como objetivos desenvolver um estudo dos estilos de raciocínio para execução do WCST (Versão Eletrônica) e criatividade, descrever o padrão de desempenho dos universitários no WCST na forma eletrônica e descrever qualitativamente seus estilos de raciocínio para realização da tarefa. Este é um projeto de renovação, para continuidade da pesquisa. A amostra será complementada com novos 100 estudantes universitários nesta segunda etapa. Serão utilizados o Teste WCST (Heaton e Col., 2005) e o Teste Pensando em Criatividade com Figuras de Torrance. (Wechsler, 2004). Após a realização do WCST será aplicado um inventário para investigação dos estilos de raciocínio para realização da tarefa. Os resultados serão examinados comparativamente com o teste de criatividade por figuras, por meio se analises correlacionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:40:55Z
2016-09-23T15:40:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4116
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061050509131776