O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscilla Cabral Correia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4140
Resumo: O Instituto Nacional do Câncer INCA (2008) ressalta que o câncer tornou-se um caso de saúde pública em decorrência da alta incidência nos últimos anos. O câncer é uma doença crônica que apresenta uma ou mais características que, segundo Santos e Sebastiani (2001), variam em alguns aspectos, tais como: permanência, incapacidade residual, alterações fisiológicas não reversíveis, requer reabilitação ou necessita de períodos longos de observação, controle e cuidados. Buscar-se-á compreender como adolescentes acompanhados pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer percebem sua trajetória de vida desde a comunicação do diagnóstico até o momento atual a partir da discussão de textos em um Grupo de Encontro. É uma pesquisa de natureza qualitativa e desenvolver-se-á de acordo com os preceitos do método fenomenológico que preconiza compreender o outro naquilo que ele traz em seu discurso e a análise se fará com base nos pressupostos da Psicologia Fenomenológico-Existencial. Serão considerados participantes 10 adolescentes com diagnóstico de câncer. Os dados serão obtidos por meio de um Grupo de Encontro a fim de identificar os significados nos discursos. As sessões serão áudio-gravadas para posteriormente serem transcritas, identificadas as Unidades de Significado e elaboradas as Categorias de Análise.
id UFAM-1_49712b6a5a4e0a2944d45cf1935b4862
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4140
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncerAdolescentesCâncerPsicologia Fenomenológico-ExistencialCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAO Instituto Nacional do Câncer INCA (2008) ressalta que o câncer tornou-se um caso de saúde pública em decorrência da alta incidência nos últimos anos. O câncer é uma doença crônica que apresenta uma ou mais características que, segundo Santos e Sebastiani (2001), variam em alguns aspectos, tais como: permanência, incapacidade residual, alterações fisiológicas não reversíveis, requer reabilitação ou necessita de períodos longos de observação, controle e cuidados. Buscar-se-á compreender como adolescentes acompanhados pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer percebem sua trajetória de vida desde a comunicação do diagnóstico até o momento atual a partir da discussão de textos em um Grupo de Encontro. É uma pesquisa de natureza qualitativa e desenvolver-se-á de acordo com os preceitos do método fenomenológico que preconiza compreender o outro naquilo que ele traz em seu discurso e a análise se fará com base nos pressupostos da Psicologia Fenomenológico-Existencial. Serão considerados participantes 10 adolescentes com diagnóstico de câncer. Os dados serão obtidos por meio de um Grupo de Encontro a fim de identificar os significados nos discursos. As sessões serão áudio-gravadas para posteriormente serem transcritas, identificadas as Unidades de Significado e elaboradas as Categorias de Análise.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2013UFAMEwerton Helder Bentes de CastroHellen Yuki Costa MiwaPriscilla Cabral Correia2016-09-23T15:41:00Z2016-09-23T15:41:00Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4140application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T02:16:11Zoai:localhost:prefix/4140Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T02:16:11Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
title O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
spellingShingle O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
Priscilla Cabral Correia
Adolescentes
Câncer
Psicologia Fenomenológico-Existencial
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
title_short O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
title_full O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
title_fullStr O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
title_full_unstemmed O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
title_sort O que as estrelas têm a dizer: a escuta com adolescentes com câncer
author Priscilla Cabral Correia
author_facet Priscilla Cabral Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ewerton Helder Bentes de Castro
Hellen Yuki Costa Miwa
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscilla Cabral Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Câncer
Psicologia Fenomenológico-Existencial
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
topic Adolescentes
Câncer
Psicologia Fenomenológico-Existencial
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description O Instituto Nacional do Câncer INCA (2008) ressalta que o câncer tornou-se um caso de saúde pública em decorrência da alta incidência nos últimos anos. O câncer é uma doença crônica que apresenta uma ou mais características que, segundo Santos e Sebastiani (2001), variam em alguns aspectos, tais como: permanência, incapacidade residual, alterações fisiológicas não reversíveis, requer reabilitação ou necessita de períodos longos de observação, controle e cuidados. Buscar-se-á compreender como adolescentes acompanhados pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer percebem sua trajetória de vida desde a comunicação do diagnóstico até o momento atual a partir da discussão de textos em um Grupo de Encontro. É uma pesquisa de natureza qualitativa e desenvolver-se-á de acordo com os preceitos do método fenomenológico que preconiza compreender o outro naquilo que ele traz em seu discurso e a análise se fará com base nos pressupostos da Psicologia Fenomenológico-Existencial. Serão considerados participantes 10 adolescentes com diagnóstico de câncer. Os dados serão obtidos por meio de um Grupo de Encontro a fim de identificar os significados nos discursos. As sessões serão áudio-gravadas para posteriormente serem transcritas, identificadas as Unidades de Significado e elaboradas as Categorias de Análise.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:41:00Z
2016-09-23T15:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4140
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061050539540480