ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Isomar Portela do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6815
Resumo: School education is one of the main concerns linked to the indigenous struggle to guarantee their rights, which were conquered with much struggle and established in 1988 with the Federal Constitution. This education is also responsible for the process of valuing the indigenous identity, considering that it provides the transmission of values and culture in such a way that the new generations can rework their understanding of the composition of the current society. With this in mind, this research aimed to map the intellectual productions on indigenous school education in the national events of the National Association of Graduate Studies - ANPED in all its working groups in the period from 2007 to 2017, with specific focus on the analysis regarding the quantity, issues addressed, methodological processes adopted, and the institutions that developed these Works. It is observed from the data that research on indigenous school education is still incipient, throughout the research we identified a total of 34 (thirty-four) papers in 10 (ten) years.
id UFAM-1_4a79880329f2540d8146131d46db382e
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6815
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígenaANPEdEducação escolar indígenaPolíticas educacionaisCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOIndígenas - EducaçãoIndígenas - Usos e costumesPolíticas públicasDidáticaSchool education is one of the main concerns linked to the indigenous struggle to guarantee their rights, which were conquered with much struggle and established in 1988 with the Federal Constitution. This education is also responsible for the process of valuing the indigenous identity, considering that it provides the transmission of values and culture in such a way that the new generations can rework their understanding of the composition of the current society. With this in mind, this research aimed to map the intellectual productions on indigenous school education in the national events of the National Association of Graduate Studies - ANPED in all its working groups in the period from 2007 to 2017, with specific focus on the analysis regarding the quantity, issues addressed, methodological processes adopted, and the institutions that developed these Works. It is observed from the data that research on indigenous school education is still incipient, throughout the research we identified a total of 34 (thirty-four) papers in 10 (ten) years.A presente pesquisa objetivou mapear as produções intelectuais sobre educação escolar indígena nos eventos nacionais da Associação Nacional de pós-graduação – ANPED em todos os seus grupos de trabalho no período de 2007 a 2017, com foco específico na análise a respeito do quantitativo, das questões abordadas, processos metodológicos adotados e as instituições que desenvolveram estes trabalhos. Partimos da concepção de que a educação escolar é uma das principais preocupações ligadas à luta dos indígenas para garantir seus direitos, sendo estes conquistados com muita luta a partir de 1988 com a Constituição Federal. Essa educação é também a responsável pelo processo de valorização da identidade indígena, tendo em vista que a mesma propicia a transmissão de valores e da cultura de forma com que as novas gerações possam reelaborar as compreensões a respeito da composição da sociedade atual. Por meio dos resultados da investigação constatamos que as pesquisas em educação escolar indígenas ainda são incipientes, tendo ao longo da pesquisa identificado o total de 34 (trinta e quatro) trabalhos publicados em 10 (dez) anos.3NãoBrasilIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)Humaitá (AM)Pedagogia - Licenciatura - HumaitáMedeiros, Adriana Francisca dehttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116Oliveira, Ângela Maria Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/1047034055749049Marinho, Luciane Silva da Costahttp://lattes.cnpq.br/9377562825313106https://orcid.org/0000-0001-9290-0417https://orcid.org/0000-0003-1619-8958Carmo, Isomar Portela do2023-07-18T17:41:55Z2023-07-18T17:41:55Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARMO, Isomar Portela do. ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-18T17:43:28Zoai:localhost:prefix/6815Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-07-18T17:43:28Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
title ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
spellingShingle ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
Carmo, Isomar Portela do
ANPEd
Educação escolar indígena
Políticas educacionais
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Indígenas - Educação
Indígenas - Usos e costumes
Políticas públicas
Didática
title_short ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
title_full ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
title_fullStr ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
title_full_unstemmed ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
title_sort ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena
author Carmo, Isomar Portela do
author_facet Carmo, Isomar Portela do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Adriana Francisca de
http://lattes.cnpq.br/5650581779742116
Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
http://lattes.cnpq.br/1047034055749049
Marinho, Luciane Silva da Costa
http://lattes.cnpq.br/9377562825313106
https://orcid.org/0000-0001-9290-0417
https://orcid.org/0000-0003-1619-8958
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Isomar Portela do
dc.subject.por.fl_str_mv ANPEd
Educação escolar indígena
Políticas educacionais
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Indígenas - Educação
Indígenas - Usos e costumes
Políticas públicas
Didática
topic ANPEd
Educação escolar indígena
Políticas educacionais
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Indígenas - Educação
Indígenas - Usos e costumes
Políticas públicas
Didática
description School education is one of the main concerns linked to the indigenous struggle to guarantee their rights, which were conquered with much struggle and established in 1988 with the Federal Constitution. This education is also responsible for the process of valuing the indigenous identity, considering that it provides the transmission of values and culture in such a way that the new generations can rework their understanding of the composition of the current society. With this in mind, this research aimed to map the intellectual productions on indigenous school education in the national events of the National Association of Graduate Studies - ANPED in all its working groups in the period from 2007 to 2017, with specific focus on the analysis regarding the quantity, issues addressed, methodological processes adopted, and the institutions that developed these Works. It is observed from the data that research on indigenous school education is still incipient, throughout the research we identified a total of 34 (thirty-four) papers in 10 (ten) years.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18T17:41:55Z
2023-07-18T17:41:55Z
2023-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMO, Isomar Portela do. ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6815
identifier_str_mv CARMO, Isomar Portela do. ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
Humaitá (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
publisher.none.fl_str_mv Brasil
IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
Humaitá (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274320824172544