A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_b1d27474e5fbddbf22944a8be1591ae0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254769
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEdDidática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEdTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente trabalho teve como objetivo geral identificar metodologias de ensino que vêm sendo objeto de estudo da área da Didática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa - de acordo com Oliveira (2016) -, que consistiu no levantamento de trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho de Didática (GT04), publicados nos anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), referentes às edições das Reuniões Nacionais realizadas entre os anos de 2013 e 2021. Como objetivos específicos, buscou-se: 1) identificar conceitos de método/metodologia de ensino; 2) sistematizar e descrever os trabalhos selecionados, considerando os aspectos: objetivos, principais resultados, metodologias de pesquisa, gênero e região de vínculo dos autores, principais aportes teóricos sobre o tema; 3) destacar as contribuições da Didática para os estudos sobre metodologias de ensino. Os principais referenciais teóricos que auxiliaram na compreensão da relação entre Didática e metodologias de ensino foram Libâneo (2013) e Melo e Pimenta (2018). Dentre os 98 trabalhos publicados no período de 2013 a 2021, foram selecionados 12 trabalhos para esta pesquisa, com base nos descritores “método”, “metodologia”, “estratégia” e “procedimento” de ensino. Como resultado, percebe-se uma predominância de trabalhos com a abordagem das metodologias ativas, como: sala de aula invertida, aprendizagem entre pares e aprendizagem baseada em problemas e/ou em situações-problema e a pesquisa colaborativa e/ou pesquisa-ação colaborativa. Dentre as principais contribuições, destaca-se a reflexão acerca da ação dos professores na sala de aula, sendo em maior parte estudos realizados no nível de ensino superior. A ênfase esteve em discussões teóricas, sendo menos presente estudos exemplificando práticas de ensino em situação concreta.Florianópolis, SC.Cardoso, Carolina RibeiroUniversidade Federal de Santa Catarina.Koerich, Juliana da Silva2024-03-19T19:02:28Z2024-03-19T19:02:28Z2023-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T19:02:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254769Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T19:02:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
title A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
spellingShingle A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
Koerich, Juliana da Silva
Didática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEd
title_short A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
title_full A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
title_fullStr A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
title_full_unstemmed A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
title_sort A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
author Koerich, Juliana da Silva
author_facet Koerich, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Carolina Ribeiro
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerich, Juliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Didática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEd
topic Didática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEd
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
2024-03-19T19:02:28Z
2024-03-19T19:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651956096335872