A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_b1d27474e5fbddbf22944a8be1591ae0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254769 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEdDidática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEdTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O presente trabalho teve como objetivo geral identificar metodologias de ensino que vêm sendo objeto de estudo da área da Didática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa - de acordo com Oliveira (2016) -, que consistiu no levantamento de trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho de Didática (GT04), publicados nos anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), referentes às edições das Reuniões Nacionais realizadas entre os anos de 2013 e 2021. Como objetivos específicos, buscou-se: 1) identificar conceitos de método/metodologia de ensino; 2) sistematizar e descrever os trabalhos selecionados, considerando os aspectos: objetivos, principais resultados, metodologias de pesquisa, gênero e região de vínculo dos autores, principais aportes teóricos sobre o tema; 3) destacar as contribuições da Didática para os estudos sobre metodologias de ensino. Os principais referenciais teóricos que auxiliaram na compreensão da relação entre Didática e metodologias de ensino foram Libâneo (2013) e Melo e Pimenta (2018). Dentre os 98 trabalhos publicados no período de 2013 a 2021, foram selecionados 12 trabalhos para esta pesquisa, com base nos descritores “método”, “metodologia”, “estratégia” e “procedimento” de ensino. Como resultado, percebe-se uma predominância de trabalhos com a abordagem das metodologias ativas, como: sala de aula invertida, aprendizagem entre pares e aprendizagem baseada em problemas e/ou em situações-problema e a pesquisa colaborativa e/ou pesquisa-ação colaborativa. Dentre as principais contribuições, destaca-se a reflexão acerca da ação dos professores na sala de aula, sendo em maior parte estudos realizados no nível de ensino superior. A ênfase esteve em discussões teóricas, sendo menos presente estudos exemplificando práticas de ensino em situação concreta.Florianópolis, SC.Cardoso, Carolina RibeiroUniversidade Federal de Santa Catarina.Koerich, Juliana da Silva2024-03-19T19:02:28Z2024-03-19T19:02:28Z2023-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T19:02:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254769Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T19:02:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd |
title |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd |
spellingShingle |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd Koerich, Juliana da Silva Didática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEd |
title_short |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd |
title_full |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd |
title_fullStr |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd |
title_full_unstemmed |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd |
title_sort |
A Didática e as metodologias de ensino: levantamento das produções da ANPEd |
author |
Koerich, Juliana da Silva |
author_facet |
Koerich, Juliana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Carolina Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koerich, Juliana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEd |
topic |
Didática; Métodos; Metodologias de Ensino; ANPEd |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 2024-03-19T19:02:28Z 2024-03-19T19:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651956096335872 |