Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3760 |
Resumo: | O diesel é um combustível composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos de cadeia longa, anéis policíclicos, compostos de enxo¬fre e nitrogênio, ainda que estes últimos estejam em pequenas proporções (SOARES, 2011). Atualmente o óleo diesel classifica-se como óleo diesel de uso rodoviário e óleo diesel para uso marítimo, onde para o uso marítimo é proibida a adição de óleo vegetal, sebo animal ou resíduos. O biodiesel é um combustível obtido de fontes renováveis, composto de misturas de ésteres de cadeia longa que pode ser obtido por transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais. As características químicas do biodiesel permite a mistura com a matriz do diesel, possibilitando redução nas emissões de enxofre e melhorando as características químicas do diesel (SOARES, 2011). A Lei no 11.097 de 13 de janeiro de 2005 aprovada pelo Congresso Brasileiro regulamentou a adição de biodiesel na matriz energética brasileira e estabeleceu um percentual mínimo de 2% de teor de biodiesel. Esse percentual foi aumentando gradativamente e até o ano de 2013, a meta seria a adição de 5% obrigatório e 8% facultativo. Desde o ano de 2010, o Brasil adota o percentual de 5% e já acontece discussões para que esse percentual seja aumentado de 7% a 10%, a fim de ajudar na economia do País e reduzir a emissão de poluentes atmosféricos com compostos de enxofre. Diante do exposto as práticas de adulterações e fraudes no setor de combustíveis, no Brasil, tem sido intensas e tem levado a uma ampla discussão. A adulteração de combustíveis tem como principal característica a mistura de substâncias diferentes ou acima das especificações, permitindo que o produto adulterado fique fora de especificação e os ganhos econômicos para o revendedor se evidencie (MARINHO, 2008). Diante do cenário, diversos métodos analíticos têm sido propostos para identificar adulterações tanto no percentual de biodiesel que é adicionado ao diesel, quanto para verificar se foi adicionado ao diesel, óleo vegetal ou mesmo residual ou querosene ao invés de biodiesel (MEIRA, 2011). Este trabalho objetiva a identificação de adulterantes no óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene, determinada através de espectrofotometria de infravermelho médio com transformada de Fourier, associadas à análise de componentes principais e agrupamento hierárquico, onde se pretende verificar a correlação entre as diversas variáveis analisadas. |
id |
UFAM-1_4d2f0f46c65708e256897ef919579e71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/3760 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de ManausBiodieselAdulteraçãoInfravermelhoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICAO diesel é um combustível composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos de cadeia longa, anéis policíclicos, compostos de enxo¬fre e nitrogênio, ainda que estes últimos estejam em pequenas proporções (SOARES, 2011). Atualmente o óleo diesel classifica-se como óleo diesel de uso rodoviário e óleo diesel para uso marítimo, onde para o uso marítimo é proibida a adição de óleo vegetal, sebo animal ou resíduos. O biodiesel é um combustível obtido de fontes renováveis, composto de misturas de ésteres de cadeia longa que pode ser obtido por transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais. As características químicas do biodiesel permite a mistura com a matriz do diesel, possibilitando redução nas emissões de enxofre e melhorando as características químicas do diesel (SOARES, 2011). A Lei no 11.097 de 13 de janeiro de 2005 aprovada pelo Congresso Brasileiro regulamentou a adição de biodiesel na matriz energética brasileira e estabeleceu um percentual mínimo de 2% de teor de biodiesel. Esse percentual foi aumentando gradativamente e até o ano de 2013, a meta seria a adição de 5% obrigatório e 8% facultativo. Desde o ano de 2010, o Brasil adota o percentual de 5% e já acontece discussões para que esse percentual seja aumentado de 7% a 10%, a fim de ajudar na economia do País e reduzir a emissão de poluentes atmosféricos com compostos de enxofre. Diante do exposto as práticas de adulterações e fraudes no setor de combustíveis, no Brasil, tem sido intensas e tem levado a uma ampla discussão. A adulteração de combustíveis tem como principal característica a mistura de substâncias diferentes ou acima das especificações, permitindo que o produto adulterado fique fora de especificação e os ganhos econômicos para o revendedor se evidencie (MARINHO, 2008). Diante do cenário, diversos métodos analíticos têm sido propostos para identificar adulterações tanto no percentual de biodiesel que é adicionado ao diesel, quanto para verificar se foi adicionado ao diesel, óleo vegetal ou mesmo residual ou querosene ao invés de biodiesel (MEIRA, 2011). Este trabalho objetiva a identificação de adulterantes no óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene, determinada através de espectrofotometria de infravermelho médio com transformada de Fourier, associadas à análise de componentes principais e agrupamento hierárquico, onde se pretende verificar a correlação entre as diversas variáveis analisadas.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMLarissa Silveira Moreira WiedemannJoely de Lima MeloAdalton Robson Pinto da Costa2016-09-23T15:39:22Z2016-09-23T15:39:22Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3760application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T14:08:00Zoai:localhost:prefix/3760Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T14:08Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus |
title |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus |
spellingShingle |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus Adalton Robson Pinto da Costa Biodiesel Adulteração Infravermelho CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA |
title_short |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus |
title_full |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus |
title_fullStr |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus |
title_full_unstemmed |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus |
title_sort |
Investigação da adulteração de óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene utilizando a técnica de infravermelho médio na cidade de Manaus |
author |
Adalton Robson Pinto da Costa |
author_facet |
Adalton Robson Pinto da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Larissa Silveira Moreira Wiedemann Joely de Lima Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adalton Robson Pinto da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiesel Adulteração Infravermelho CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA |
topic |
Biodiesel Adulteração Infravermelho CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA |
description |
O diesel é um combustível composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos de cadeia longa, anéis policíclicos, compostos de enxo¬fre e nitrogênio, ainda que estes últimos estejam em pequenas proporções (SOARES, 2011). Atualmente o óleo diesel classifica-se como óleo diesel de uso rodoviário e óleo diesel para uso marítimo, onde para o uso marítimo é proibida a adição de óleo vegetal, sebo animal ou resíduos. O biodiesel é um combustível obtido de fontes renováveis, composto de misturas de ésteres de cadeia longa que pode ser obtido por transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais. As características químicas do biodiesel permite a mistura com a matriz do diesel, possibilitando redução nas emissões de enxofre e melhorando as características químicas do diesel (SOARES, 2011). A Lei no 11.097 de 13 de janeiro de 2005 aprovada pelo Congresso Brasileiro regulamentou a adição de biodiesel na matriz energética brasileira e estabeleceu um percentual mínimo de 2% de teor de biodiesel. Esse percentual foi aumentando gradativamente e até o ano de 2013, a meta seria a adição de 5% obrigatório e 8% facultativo. Desde o ano de 2010, o Brasil adota o percentual de 5% e já acontece discussões para que esse percentual seja aumentado de 7% a 10%, a fim de ajudar na economia do País e reduzir a emissão de poluentes atmosféricos com compostos de enxofre. Diante do exposto as práticas de adulterações e fraudes no setor de combustíveis, no Brasil, tem sido intensas e tem levado a uma ampla discussão. A adulteração de combustíveis tem como principal característica a mistura de substâncias diferentes ou acima das especificações, permitindo que o produto adulterado fique fora de especificação e os ganhos econômicos para o revendedor se evidencie (MARINHO, 2008). Diante do cenário, diversos métodos analíticos têm sido propostos para identificar adulterações tanto no percentual de biodiesel que é adicionado ao diesel, quanto para verificar se foi adicionado ao diesel, óleo vegetal ou mesmo residual ou querosene ao invés de biodiesel (MEIRA, 2011). Este trabalho objetiva a identificação de adulterantes no óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene, determinada através de espectrofotometria de infravermelho médio com transformada de Fourier, associadas à análise de componentes principais e agrupamento hierárquico, onde se pretende verificar a correlação entre as diversas variáveis analisadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 2016-09-23T15:39:22Z 2016-09-23T15:39:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3760 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Química Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Química Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061049673416704 |