Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Evangelista Monteiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1455
Resumo: Misturas finitas de distribuições são ferramentas importantes para modelar estatisticamente uma grande variedade de fenômenos aleatórios. Devido a sua flexibilidade , os modelos de mistura têm recebido grande atenção nos últimos anos, tanto do ponto de vista prático como teórico. Peel & McLachlan ( 2000 ) relataram aplicações em várias áreas do conhecimento, como biologia, genética, medicina, psiquiatria, economia engenharia e marketing. Nestas aplicações, foram empregadas várias técnicas da estatística, como análise de sobrevivência e confiabilidade, análise discriminante e cluster em reconhecimentos de imagens além da análise de dados e inferência estatística para distribuições de probabilidade. Neste cenário, modelos de misturas de exponenciais têm contribuído para descrever dados de tempo falhas em produtos e, tempo de vida ou sobrevivência em pesquisas com seres vivos. Freqüentemente, são adotados para modelar a distribuição do tempo até a falha em situações onde a função taxa de falha observada empiricamente diminui com o tempo. Uma outra situação onde misturas de distribuições podem desempenhar um papel importante é na modelagem do tempo até a falha nos casos de riscos competitivos e confiabilidade.
id UFAM-1_4f0ca2e14ef98427320a28cab3ad4654
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1455
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulaçãoMistura de densidadesExponenciaisEstimaçãoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ESTATÍSTICAMisturas finitas de distribuições são ferramentas importantes para modelar estatisticamente uma grande variedade de fenômenos aleatórios. Devido a sua flexibilidade , os modelos de mistura têm recebido grande atenção nos últimos anos, tanto do ponto de vista prático como teórico. Peel & McLachlan ( 2000 ) relataram aplicações em várias áreas do conhecimento, como biologia, genética, medicina, psiquiatria, economia engenharia e marketing. Nestas aplicações, foram empregadas várias técnicas da estatística, como análise de sobrevivência e confiabilidade, análise discriminante e cluster em reconhecimentos de imagens além da análise de dados e inferência estatística para distribuições de probabilidade. Neste cenário, modelos de misturas de exponenciais têm contribuído para descrever dados de tempo falhas em produtos e, tempo de vida ou sobrevivência em pesquisas com seres vivos. Freqüentemente, são adotados para modelar a distribuição do tempo até a falha em situações onde a função taxa de falha observada empiricamente diminui com o tempo. Uma outra situação onde misturas de distribuições podem desempenhar um papel importante é na modelagem do tempo até a falha nos casos de riscos competitivos e confiabilidade.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilEstatísticaInstituto de Ciências ExatasPrograma PIBIC 2008UFAMAmazoneida Sá Peixoto PinheiroRenata Evangelista Monteiro2016-09-23T14:09:22Z2016-09-23T14:09:22Z2009-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1455application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T15:19:49Zoai:localhost:prefix/1455Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T15:19:49Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
title Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
spellingShingle Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
Renata Evangelista Monteiro
Mistura de densidades
Exponenciais
Estimação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ESTATÍSTICA
title_short Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
title_full Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
title_fullStr Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
title_full_unstemmed Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
title_sort Estimação de modelo de mistura de exponenciais: um estudo de simulação
author Renata Evangelista Monteiro
author_facet Renata Evangelista Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amazoneida Sá Peixoto Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Evangelista Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Mistura de densidades
Exponenciais
Estimação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ESTATÍSTICA
topic Mistura de densidades
Exponenciais
Estimação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ESTATÍSTICA
description Misturas finitas de distribuições são ferramentas importantes para modelar estatisticamente uma grande variedade de fenômenos aleatórios. Devido a sua flexibilidade , os modelos de mistura têm recebido grande atenção nos últimos anos, tanto do ponto de vista prático como teórico. Peel & McLachlan ( 2000 ) relataram aplicações em várias áreas do conhecimento, como biologia, genética, medicina, psiquiatria, economia engenharia e marketing. Nestas aplicações, foram empregadas várias técnicas da estatística, como análise de sobrevivência e confiabilidade, análise discriminante e cluster em reconhecimentos de imagens além da análise de dados e inferência estatística para distribuições de probabilidade. Neste cenário, modelos de misturas de exponenciais têm contribuído para descrever dados de tempo falhas em produtos e, tempo de vida ou sobrevivência em pesquisas com seres vivos. Freqüentemente, são adotados para modelar a distribuição do tempo até a falha em situações onde a função taxa de falha observada empiricamente diminui com o tempo. Uma outra situação onde misturas de distribuições podem desempenhar um papel importante é na modelagem do tempo até a falha nos casos de riscos competitivos e confiabilidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-31
2016-09-23T14:09:22Z
2016-09-23T14:09:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1455
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Estatística
Instituto de Ciências Exatas
Programa PIBIC 2008
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Estatística
Instituto de Ciências Exatas
Programa PIBIC 2008
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061042539954177