Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Carlem Rafaela Soares de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209
Resumo: Abstract: This research sought to highlight the importance of accessibility in public and private spaces that provide individuals with disabilities and reduced mobility with a better quality of life. As for the procedures, the method used was field research with a sample of 02 subjects. The following evidence sources were chosen: semi-structured interview, documents, informal direct observation and physical artifacts. It is worth highlighting what can be considered the major challenges for schools in terms of access for students with disabilities: Breaking down existing barriers, especially attitudinal ones; Predict and provide accessibility conditions (physical, communicational and pedagogical) and; create alternatives to avoid exclusionary practices by teachers. In this sense, an education that values the presence of all students lacks investments in actions, adequate materials, teaching qualifications, architectural suitability, but, above all, investments in actions that combat inappropriate and prejudiced attitudes. Keywords: Accessibility; Deficiency; Mobility; Teachers; Education.
id UFAM-1_55a4582ada8626b731142928c1a62d4d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7209
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagemAcessibilidadeDeficiênciaMobilidadeProfessoresEducaçãoCIENCIAS HUMANASProjeto de acessibilidade para estudantes com deficiênciaPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadeAbstract: This research sought to highlight the importance of accessibility in public and private spaces that provide individuals with disabilities and reduced mobility with a better quality of life. As for the procedures, the method used was field research with a sample of 02 subjects. The following evidence sources were chosen: semi-structured interview, documents, informal direct observation and physical artifacts. It is worth highlighting what can be considered the major challenges for schools in terms of access for students with disabilities: Breaking down existing barriers, especially attitudinal ones; Predict and provide accessibility conditions (physical, communicational and pedagogical) and; create alternatives to avoid exclusionary practices by teachers. In this sense, an education that values the presence of all students lacks investments in actions, adequate materials, teaching qualifications, architectural suitability, but, above all, investments in actions that combat inappropriate and prejudiced attitudes. Keywords: Accessibility; Deficiency; Mobility; Teachers; Education.Resumo: A presente pesquisa buscou evidenciar a importância da acessibilidade em espaços públicos e privados que proporcionem aos sujeitos com deficiência e mobilidade reduzida, uma melhor qualidade de vida. Quanto aos procedimentos, o método utilizado foi a pesquisa de campo com uma amostra de 02 sujeitos. Optou-se pelas seguintes fontes de evidências: entrevista semiestruturada, documentos, observação direta informal e artefatos físicos. Cabe destacar o que podem ser considerados como os grandes desafios para as escolas diante do acesso de alunos com deficiência: Romper as barreiras ainda existentes, principalmente as atitudinais; Prever e prover as condições de acessibilidade (física, comunicacional e pedagógica) e; criar alternativas para evitar práticas excludentes por parte dos professores. Nesse sentido, uma educação que prese pela presença de todos os alunos carece de investimentos em ações, materiais adequados, qualificação docente, adequação arquitetônica, mas, principalmente, investimentos em ações que combatam atitudes inadequadas e preconceituosas. Palavras-Chave: Acessibilidade; Deficiência; Mobilidade; Professores; Educação.5SimBrasilICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins (AM)Pedagogia - Licenciatura - ParintinsPereira, Denilson Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210Pinto, Mariê Augusta de SouzaNascimento Filho, Virgílio Bandeira doMatos, Carlem Rafaela Soares de2023-12-12T18:37:14Z2023-12-12T18:37:14Z2023-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-12-12T18:42:09Zoai:localhost:prefix/7209Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-12-12T18:42:09Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
title Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
spellingShingle Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
Matos, Carlem Rafaela Soares de
Acessibilidade
Deficiência
Mobilidade
Professores
Educação
CIENCIAS HUMANAS
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
title_short Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
title_full Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
title_fullStr Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
title_sort Acesso e permanência de educandos com deficiências em uma escola municipal de Parintins, no baixo Amazonas: impactos nos processos de ensino e aprendizagem
author Matos, Carlem Rafaela Soares de
author_facet Matos, Carlem Rafaela Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Denilson Diniz
http://lattes.cnpq.br/3069772994964210
Pinto, Mariê Augusta de Souza
Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Carlem Rafaela Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Deficiência
Mobilidade
Professores
Educação
CIENCIAS HUMANAS
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
topic Acessibilidade
Deficiência
Mobilidade
Professores
Educação
CIENCIAS HUMANAS
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
description Abstract: This research sought to highlight the importance of accessibility in public and private spaces that provide individuals with disabilities and reduced mobility with a better quality of life. As for the procedures, the method used was field research with a sample of 02 subjects. The following evidence sources were chosen: semi-structured interview, documents, informal direct observation and physical artifacts. It is worth highlighting what can be considered the major challenges for schools in terms of access for students with disabilities: Breaking down existing barriers, especially attitudinal ones; Predict and provide accessibility conditions (physical, communicational and pedagogical) and; create alternatives to avoid exclusionary practices by teachers. In this sense, an education that values the presence of all students lacks investments in actions, adequate materials, teaching qualifications, architectural suitability, but, above all, investments in actions that combat inappropriate and prejudiced attitudes. Keywords: Accessibility; Deficiency; Mobility; Teachers; Education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T18:37:14Z
2023-12-12T18:37:14Z
2023-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061063964459008