Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Cecília de Carvalho Chaves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1228
Resumo: Microrganismos que vivem no interior de tecidos e órgãos vegetais sem aparentemente causar danos aos seus hospedeiros são denominados microrganismos endofíticos ou simplesmente endófitos. Algumas plantas com propriedades medicinais podem estar relacionadas com metabólitos que são produzidos por microrganismos endofíticos. No Brasil, o número de plantas tóxicas descritas é em número de 88 espécies, pertencentes a 50 gêneros. Apesar do grande número de espécies tóxicas, as identificadas como causadoras de perdas econômicas importantes são relativamente poucas. Algumas plantas causam morte súbita são responsáveis por aproximadamente 60% de todas as perdas causadas por plantas tóxicas no pais. Dentre estas, a Palicourea marcgravii, conhecida como erva do rato, contém ácido monofluoracético, é a planta tóxica mais importante do Brasil, ocasionando perdas severas em quase todo o país exceto na região Sul. Outras plantas importantes com "morte súbita" são Arrabidaea bilabiata, Arrabidaea japurensis na região Norte e Mascagnia rigida na região Nordeste. Este projeto tem como objetivo Contribuir para o conhecimento da biodiversidade e do potencial biotecnológico dos microrganismos da Amazônia, dando foco aos microrganismos endofíticos isolados da planta Arrabidaea bilabiata (Chibata). As plantas amostradas estão localizadas nas áreas dos Municípios de Altazes, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. Em cada coleta serão amostradas 10 plantas para cada Município. As coletas serão feitas a partir de tecidos sadios de plantas isentas de manchas ou lesões. Amostras vegetais serão coletadas em campo e colocadas em sacos de papel, protegidas de calor e encaminhadas ao Laboratório onde serão processadas com menos de 12 horas após a coleta.
id UFAM-1_5773e9244c870d3b29dc05d15b1a5fa6
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1228
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)Microrganismos endofíticosPlantas tóxicasCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERALMicrorganismos que vivem no interior de tecidos e órgãos vegetais sem aparentemente causar danos aos seus hospedeiros são denominados microrganismos endofíticos ou simplesmente endófitos. Algumas plantas com propriedades medicinais podem estar relacionadas com metabólitos que são produzidos por microrganismos endofíticos. No Brasil, o número de plantas tóxicas descritas é em número de 88 espécies, pertencentes a 50 gêneros. Apesar do grande número de espécies tóxicas, as identificadas como causadoras de perdas econômicas importantes são relativamente poucas. Algumas plantas causam morte súbita são responsáveis por aproximadamente 60% de todas as perdas causadas por plantas tóxicas no pais. Dentre estas, a Palicourea marcgravii, conhecida como erva do rato, contém ácido monofluoracético, é a planta tóxica mais importante do Brasil, ocasionando perdas severas em quase todo o país exceto na região Sul. Outras plantas importantes com "morte súbita" são Arrabidaea bilabiata, Arrabidaea japurensis na região Norte e Mascagnia rigida na região Nordeste. Este projeto tem como objetivo Contribuir para o conhecimento da biodiversidade e do potencial biotecnológico dos microrganismos da Amazônia, dando foco aos microrganismos endofíticos isolados da planta Arrabidaea bilabiata (Chibata). As plantas amostradas estão localizadas nas áreas dos Municípios de Altazes, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. Em cada coleta serão amostradas 10 plantas para cada Município. As coletas serão feitas a partir de tecidos sadios de plantas isentas de manchas ou lesões. Amostras vegetais serão coletadas em campo e colocadas em sacos de papel, protegidas de calor e encaminhadas ao Laboratório onde serão processadas com menos de 12 horas após a coleta.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilBiologiaInstituto de Ciências BiológicasPrograma PIBIC 2008UFAMRozana de Medeiros Souza GalvãoJosé Odair PereiraPedro de Queiroz Costa Netohttp://lattes.cnpq.br/5559640659851194http://lattes.cnpq.br/9441888603413825Maria Cecília de Carvalho Chaves2016-09-23T14:00:17Z2016-09-23T14:00:17Z2009-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1228application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T14:48:53Zoai:localhost:prefix/1228Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T14:48:53Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
title Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
spellingShingle Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
Maria Cecília de Carvalho Chaves
Microrganismos endofíticos
Plantas tóxicas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
title_short Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
title_full Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
title_fullStr Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
title_full_unstemmed Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
title_sort Microrganismos endofíticos da planta tóxica chibata (Arrabidaea bilabiata (Sprague) Sandw)
author Maria Cecília de Carvalho Chaves
author_facet Maria Cecília de Carvalho Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozana de Medeiros Souza Galvão
José Odair Pereira
Pedro de Queiroz Costa Neto
http://lattes.cnpq.br/5559640659851194
http://lattes.cnpq.br/9441888603413825
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Cecília de Carvalho Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Microrganismos endofíticos
Plantas tóxicas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
topic Microrganismos endofíticos
Plantas tóxicas
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
description Microrganismos que vivem no interior de tecidos e órgãos vegetais sem aparentemente causar danos aos seus hospedeiros são denominados microrganismos endofíticos ou simplesmente endófitos. Algumas plantas com propriedades medicinais podem estar relacionadas com metabólitos que são produzidos por microrganismos endofíticos. No Brasil, o número de plantas tóxicas descritas é em número de 88 espécies, pertencentes a 50 gêneros. Apesar do grande número de espécies tóxicas, as identificadas como causadoras de perdas econômicas importantes são relativamente poucas. Algumas plantas causam morte súbita são responsáveis por aproximadamente 60% de todas as perdas causadas por plantas tóxicas no pais. Dentre estas, a Palicourea marcgravii, conhecida como erva do rato, contém ácido monofluoracético, é a planta tóxica mais importante do Brasil, ocasionando perdas severas em quase todo o país exceto na região Sul. Outras plantas importantes com "morte súbita" são Arrabidaea bilabiata, Arrabidaea japurensis na região Norte e Mascagnia rigida na região Nordeste. Este projeto tem como objetivo Contribuir para o conhecimento da biodiversidade e do potencial biotecnológico dos microrganismos da Amazônia, dando foco aos microrganismos endofíticos isolados da planta Arrabidaea bilabiata (Chibata). As plantas amostradas estão localizadas nas áreas dos Municípios de Altazes, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. Em cada coleta serão amostradas 10 plantas para cada Município. As coletas serão feitas a partir de tecidos sadios de plantas isentas de manchas ou lesões. Amostras vegetais serão coletadas em campo e colocadas em sacos de papel, protegidas de calor e encaminhadas ao Laboratório onde serão processadas com menos de 12 horas após a coleta.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-25
2016-09-23T14:00:17Z
2016-09-23T14:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1228
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Programa PIBIC 2008
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Programa PIBIC 2008
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061042471796736