Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa Giovanna da Silva Leite
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4261
Resumo: Os trabalhos sobre as línguas indígenas brasileiras tem representado um importante foco de investigação científica no cenário linguístico mundial, não só em linguagem, mas também sobre a diversidade cultural desses povos. O estudo sobre a nasalização dos segmentos oclusivos em posição de coda silábica pretende uma contribuição sobre o tema e um melhor conhecimento sobre a diversidade linguística da Amazônia. A análise e documentação de aspectos fonológicos e gramaticais em línguas indígenas pressupõem um estudo onde se crie uma interface desses aspectos com o uso que se faz, ou seja, a grafia da língua. Neste sentido, a pesquisa sobre a nasalização dos segmentos oclusivos [p], [t] e [k] e seus alofones sonoros [b], [d] e [g], respectivamente em posição de coda silábica servirá como subsídio na elaboração de material didático e nas reflexões sobre os sistemas ortográficos adotados atualmente no Mawé. O presente estudo se baseia num modelo de pesquisa de análise, descrição e documentação de línguas naturais que busca explicar fenômenos linguísticos suprassegmentais tais como a nasalização, a prosódia e o acento refletidos no uso da língua e, portanto, apresentando-se como conhecimento de mundo. Considera-se nessa pesquisa a linguagem como ferramenta humana de comunicação constituída culturalmente por situações reais de fala. Espera-se ainda contribuir com os estudos sobre a nasalização nas línguas indígenas brasileiras e com os estudos da língua Mawé em particular.
id UFAM-1_5aa32018444f7df38d826b619fd38832
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4261
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em MawéSateré-MawéFonologiaNasalizaçãoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESOs trabalhos sobre as línguas indígenas brasileiras tem representado um importante foco de investigação científica no cenário linguístico mundial, não só em linguagem, mas também sobre a diversidade cultural desses povos. O estudo sobre a nasalização dos segmentos oclusivos em posição de coda silábica pretende uma contribuição sobre o tema e um melhor conhecimento sobre a diversidade linguística da Amazônia. A análise e documentação de aspectos fonológicos e gramaticais em línguas indígenas pressupõem um estudo onde se crie uma interface desses aspectos com o uso que se faz, ou seja, a grafia da língua. Neste sentido, a pesquisa sobre a nasalização dos segmentos oclusivos [p], [t] e [k] e seus alofones sonoros [b], [d] e [g], respectivamente em posição de coda silábica servirá como subsídio na elaboração de material didático e nas reflexões sobre os sistemas ortográficos adotados atualmente no Mawé. O presente estudo se baseia num modelo de pesquisa de análise, descrição e documentação de línguas naturais que busca explicar fenômenos linguísticos suprassegmentais tais como a nasalização, a prosódia e o acento refletidos no uso da língua e, portanto, apresentando-se como conhecimento de mundo. Considera-se nessa pesquisa a linguagem como ferramenta humana de comunicação constituída culturalmente por situações reais de fala. Espera-se ainda contribuir com os estudos sobre a nasalização nas línguas indígenas brasileiras e com os estudos da língua Mawé em particular.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMRaynice Geraldine Pereira da SilvaLarissa Giovanna da Silva Leite2016-09-23T15:45:00Z2016-09-23T15:45:00Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4261application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T18:25:29Zoai:localhost:prefix/4261Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T18:25:29Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
title Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
spellingShingle Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
Larissa Giovanna da Silva Leite
Sateré-Mawé
Fonologia
Nasalização
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
title_short Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
title_full Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
title_fullStr Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
title_full_unstemmed Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
title_sort Estudo fonológico da nasalização das oclusivas em posição de coda silábica em Mawé
author Larissa Giovanna da Silva Leite
author_facet Larissa Giovanna da Silva Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raynice Geraldine Pereira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Larissa Giovanna da Silva Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Sateré-Mawé
Fonologia
Nasalização
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
topic Sateré-Mawé
Fonologia
Nasalização
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description Os trabalhos sobre as línguas indígenas brasileiras tem representado um importante foco de investigação científica no cenário linguístico mundial, não só em linguagem, mas também sobre a diversidade cultural desses povos. O estudo sobre a nasalização dos segmentos oclusivos em posição de coda silábica pretende uma contribuição sobre o tema e um melhor conhecimento sobre a diversidade linguística da Amazônia. A análise e documentação de aspectos fonológicos e gramaticais em línguas indígenas pressupõem um estudo onde se crie uma interface desses aspectos com o uso que se faz, ou seja, a grafia da língua. Neste sentido, a pesquisa sobre a nasalização dos segmentos oclusivos [p], [t] e [k] e seus alofones sonoros [b], [d] e [g], respectivamente em posição de coda silábica servirá como subsídio na elaboração de material didático e nas reflexões sobre os sistemas ortográficos adotados atualmente no Mawé. O presente estudo se baseia num modelo de pesquisa de análise, descrição e documentação de línguas naturais que busca explicar fenômenos linguísticos suprassegmentais tais como a nasalização, a prosódia e o acento refletidos no uso da língua e, portanto, apresentando-se como conhecimento de mundo. Considera-se nessa pesquisa a linguagem como ferramenta humana de comunicação constituída culturalmente por situações reais de fala. Espera-se ainda contribuir com os estudos sobre a nasalização nas línguas indígenas brasileiras e com os estudos da língua Mawé em particular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:45:00Z
2016-09-23T15:45:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4261
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274293025374208