Densidade populacional e geração de viagens: análise exploratória comparativa aplicada ao município de Itacoatiara/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David Almeida de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2632
Resumo: O município de Itacoatiara vem sofrendo um adensamento populacional nos últimos anos. Este crescimento faz com que a mobilidade se torne algo cada vez mais delicada, principalmente para os moradores de bairros mais distantes, visto que a cidade não oferece transporte público e o principal meio de deslocamento é através do serviço de moto taxi. Não se percebe por parte dos órgãos responsáveis nenhuma movimentação para que este problema seja solucionado. Para Bigolin, a acessibilidade e a mobilidade sempre devem ser as metas norteadoras de qualquer planejamento de transportes. Enquanto a acessibilidade temporal representa a facilidade de acesso direto das pessoas ao seu destino, a acessibilidade locacional define o nível de ligação entre as várias regiões da cidade. No caso específico de Itacoatiara, pretende-se estudar as taxas e modelos de geração de viagens para a cidade considerando não só as viagens de auto, mas a pé, bicicleta, moto e, em particular, por embarcações. Kneib e Silva (2009) afirmam que, no contexto do planejamento de transportes, a etapa de geração de viagens é definida como a determinação do número de viagens associado a uma zona de tráfego, consistindo em viagens produzidas e atraídas para a zona. Antes de estimar os impactos dos PGVs, este estudo pretende estudar as taxas e modelos de geração de viagens para a cidade de Itacoatiara, considerando não só as viagens de auto, mas a pé, bicicleta, moto, e em particular por embarcações.
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