Densidade populacional e geração de viagens: análise exploratória comparativa aplicada ao município de Itacoatiara/AM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2632 |
Resumo: | O município de Itacoatiara vem sofrendo um adensamento populacional nos últimos anos. Este crescimento faz com que a mobilidade se torne algo cada vez mais delicada, principalmente para os moradores de bairros mais distantes, visto que a cidade não oferece transporte público e o principal meio de deslocamento é através do serviço de moto taxi. Não se percebe por parte dos órgãos responsáveis nenhuma movimentação para que este problema seja solucionado. Para Bigolin, a acessibilidade e a mobilidade sempre devem ser as metas norteadoras de qualquer planejamento de transportes. Enquanto a acessibilidade temporal representa a facilidade de acesso direto das pessoas ao seu destino, a acessibilidade locacional define o nível de ligação entre as várias regiões da cidade. No caso específico de Itacoatiara, pretende-se estudar as taxas e modelos de geração de viagens para a cidade considerando não só as viagens de auto, mas a pé, bicicleta, moto e, em particular, por embarcações. Kneib e Silva (2009) afirmam que, no contexto do planejamento de transportes, a etapa de geração de viagens é definida como a determinação do número de viagens associado a uma zona de tráfego, consistindo em viagens produzidas e atraídas para a zona. Antes de estimar os impactos dos PGVs, este estudo pretende estudar as taxas e modelos de geração de viagens para a cidade de Itacoatiara, considerando não só as viagens de auto, mas a pé, bicicleta, moto, e em particular por embarcações. |
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Densidade populacional e geração de viagens: análise exploratória comparativa aplicada ao município de Itacoatiara/AMGeração de ViagemPolo Gerador de ViagemMobilidadeENGENHARIASO município de Itacoatiara vem sofrendo um adensamento populacional nos últimos anos. Este crescimento faz com que a mobilidade se torne algo cada vez mais delicada, principalmente para os moradores de bairros mais distantes, visto que a cidade não oferece transporte público e o principal meio de deslocamento é através do serviço de moto taxi. Não se percebe por parte dos órgãos responsáveis nenhuma movimentação para que este problema seja solucionado. Para Bigolin, a acessibilidade e a mobilidade sempre devem ser as metas norteadoras de qualquer planejamento de transportes. Enquanto a acessibilidade temporal representa a facilidade de acesso direto das pessoas ao seu destino, a acessibilidade locacional define o nível de ligação entre as várias regiões da cidade. No caso específico de Itacoatiara, pretende-se estudar as taxas e modelos de geração de viagens para a cidade considerando não só as viagens de auto, mas a pé, bicicleta, moto e, em particular, por embarcações. Kneib e Silva (2009) afirmam que, no contexto do planejamento de transportes, a etapa de geração de viagens é definida como a determinação do número de viagens associado a uma zona de tráfego, consistindo em viagens produzidas e atraídas para a zona. Antes de estimar os impactos dos PGVs, este estudo pretende estudar as taxas e modelos de geração de viagens para a cidade de Itacoatiara, considerando não só as viagens de auto, mas a pé, bicicleta, moto, e em particular por embarcações.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraPROGRAMA PIBIC 2011UFAMAlcilene Moreira CameloHidelbrando Ferreira RodriguesDavid Almeida de Sousa2016-09-23T15:20:33Z2016-09-23T15:20:33Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2632application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T18:21:49Zoai:localhost:prefix/2632Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T18:21:49Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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