Adolescência e Luto - uma análise psicanalítica de adolescentes em elaboração de luto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Cavalcante Da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5407
Resumo: O presente estudo visa promover uma investigação sobre o processo de elaboração do luto realizado por adolescentes diante da situação de morte de um ente querido partindo da reflexão a cerca do depoimento de tais jovens e segundo a teoria psicanalítica. A morte faz parte da civilização desde o início dos tempos, estudos sobre a concepção de morte diante de culturas distintas sugerem formas singulares de lidar com tal evento e mesmo visões distintas dele a partir da fase na qual o ser humano se encontra no desenvolvimento humano, da infância à velhice. Durante a adolescência, há presença de lutos simbólicos e representações típicas das idades correspondentes a tal etapa devido aos mecanismos de defesa. Quando tais adolescentes passam pelo processo de morte de um ente querido, experimentam sentimentos novos e mudanças. A presente pesquisa tem como objetivo interpretar o conteúdo obtido das narrativas de vida dos adolescentes de Manaus conforme estejam em processo de elaboração do luto e estabelecer a correlação entre o depoimento dos mesmos com os estudos psicanalíticos, atentando para as representações de morte observadas nos discursos e análise dos sentimentos ocasionados pela ocorrência dela. Será utilizada a técnica de História de Vida a ser aplicada em dois adolescentes, que estão em fase de elaboração do luto, com idade superior a 13 anos e inferior a 21 anos. O recrutamento e as entrevistas para o levantamento da História de Vida dos adolescentes participantes ocorrerão no Centro de Serviços de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Amazonas. O recrutamento consistirá na exposição dos objetivos e procedimentos da pesquisa afim de prosseguir com a inclusão de tais adolescentes voluntários na participação do projeto de maneira sigilosa com o pesquisador.
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