Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeny Serrão Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4869
Resumo: Objetiva-se avaliar o rendimento da cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz), utilizando duas densidades de plantio e sob a adubação orgânica e mineral. Uma vez que a mandioca apresenta grande importância socioeconômica para o estado do Amazonas por ser, principalmente, um componente indispensável na dieta do amazônida, notadamente da camada menos favorecida. Neste sentido, far-se-á um delineamento experimental em blocos casualizados, com dois espaçamentos e três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral), no esquema fatorial 2x3, com 3 repetições. A colheita ocorrerá a, aproximadamente, 240 dias após o plantio, e depois se avaliará: a altura da planta (cm); número de raízes; comprimento da raiz (cm); peso das raízes (g), nos três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral). Enquanto a produtividade será obtida pelo somatório da produção da colheita e transformada em toneladas de raízes ha-1. Os dados da pesquisa provenientes das produções da cultura da mandioca serão analisados estatisticamente, e posteriormente, submetidos ao teste de Tukey a 5% de significância com auxilio do programa MINITAB 14 ACADEMIC.
id UFAM-1_662246f9fb716caec3c2162d47b25186
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4869
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandiocaEspaçamentosMandiocaFertilizanteCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAObjetiva-se avaliar o rendimento da cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz), utilizando duas densidades de plantio e sob a adubação orgânica e mineral. Uma vez que a mandioca apresenta grande importância socioeconômica para o estado do Amazonas por ser, principalmente, um componente indispensável na dieta do amazônida, notadamente da camada menos favorecida. Neste sentido, far-se-á um delineamento experimental em blocos casualizados, com dois espaçamentos e três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral), no esquema fatorial 2x3, com 3 repetições. A colheita ocorrerá a, aproximadamente, 240 dias após o plantio, e depois se avaliará: a altura da planta (cm); número de raízes; comprimento da raiz (cm); peso das raízes (g), nos três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral). Enquanto a produtividade será obtida pelo somatório da produção da colheita e transformada em toneladas de raízes ha-1. Os dados da pesquisa provenientes das produções da cultura da mandioca serão analisados estatisticamente, e posteriormente, submetidos ao teste de Tukey a 5% de significância com auxilio do programa MINITAB 14 ACADEMIC.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraPROGRAMA PIBIC 2014UFAMAristóteles de Jesus Teixeira FilhoJeny Serrão Amaral2016-09-23T15:58:42Z2016-09-23T15:58:42Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4869application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T13:40:55Zoai:localhost:prefix/4869Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T13:40:55Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
title Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
spellingShingle Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
Jeny Serrão Amaral
Espaçamentos
Mandioca
Fertilizante
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
title_full Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
title_fullStr Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
title_full_unstemmed Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
title_sort Densidade de plantio e rendimento da cultura da mandioca
author Jeny Serrão Amaral
author_facet Jeny Serrão Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aristóteles de Jesus Teixeira Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeny Serrão Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Espaçamentos
Mandioca
Fertilizante
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Espaçamentos
Mandioca
Fertilizante
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description Objetiva-se avaliar o rendimento da cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz), utilizando duas densidades de plantio e sob a adubação orgânica e mineral. Uma vez que a mandioca apresenta grande importância socioeconômica para o estado do Amazonas por ser, principalmente, um componente indispensável na dieta do amazônida, notadamente da camada menos favorecida. Neste sentido, far-se-á um delineamento experimental em blocos casualizados, com dois espaçamentos e três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral), no esquema fatorial 2x3, com 3 repetições. A colheita ocorrerá a, aproximadamente, 240 dias após o plantio, e depois se avaliará: a altura da planta (cm); número de raízes; comprimento da raiz (cm); peso das raízes (g), nos três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral). Enquanto a produtividade será obtida pelo somatório da produção da colheita e transformada em toneladas de raízes ha-1. Os dados da pesquisa provenientes das produções da cultura da mandioca serão analisados estatisticamente, e posteriormente, submetidos ao teste de Tukey a 5% de significância com auxilio do programa MINITAB 14 ACADEMIC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:58:42Z
2016-09-23T15:58:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4869
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061052380839936