Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Guimarães da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4867
Resumo: O escopo desta pesquisa é avaliar o rendimento da cultivar IPEAN V-69 utilizando duas densidades de plantio sob os tratamentos orgânico e mineral. Uma vez que a baixa produtividade do feijoeiro está associada ao plantio de cultivares tradicional ou ao emprego de sementes de baixa qualidade agronômica, além da baixa fertilidade dos solos brasileiros, portanto, com pouca capacidade produtiva. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com duas densidades de plantio e três tratamentos (sem adubação, adubação orgânico e adubação mineral), no esquema fatorial 2x3, com 3 repetições. O método de semeadura empregado será o manual, colocando-se 3-4 sementes (por cova) comerciais da cultivar IPEAN V-69 cedidas pela EMBRAPA. As características a serem avaliadas são: numero de vagens (NV); comprimento de vargem (CV, cm); número de grãos por vargem (NGV); peso de 100 sementes (P100); peso de grãos por vargem (PGV, g vargem); nos três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral). Enquanto que a produtividade será obtida pelo somatório da produção das colheitas e transformada em toneladas de vagens ha-1. Estes dados serão analisados, estatisticamente, e posteriormente submetidos ao teste de Tukey a 5% de significância com auxilio do programa MINITAB 14 ACADEMIC.
id UFAM-1_6aad47ad2c531ed555ef541de14bc961
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4867
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)EspaçamentosFertilizanteFeijoeiroCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAO escopo desta pesquisa é avaliar o rendimento da cultivar IPEAN V-69 utilizando duas densidades de plantio sob os tratamentos orgânico e mineral. Uma vez que a baixa produtividade do feijoeiro está associada ao plantio de cultivares tradicional ou ao emprego de sementes de baixa qualidade agronômica, além da baixa fertilidade dos solos brasileiros, portanto, com pouca capacidade produtiva. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com duas densidades de plantio e três tratamentos (sem adubação, adubação orgânico e adubação mineral), no esquema fatorial 2x3, com 3 repetições. O método de semeadura empregado será o manual, colocando-se 3-4 sementes (por cova) comerciais da cultivar IPEAN V-69 cedidas pela EMBRAPA. As características a serem avaliadas são: numero de vagens (NV); comprimento de vargem (CV, cm); número de grãos por vargem (NGV); peso de 100 sementes (P100); peso de grãos por vargem (PGV, g vargem); nos três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral). Enquanto que a produtividade será obtida pelo somatório da produção das colheitas e transformada em toneladas de vagens ha-1. Estes dados serão analisados, estatisticamente, e posteriormente submetidos ao teste de Tukey a 5% de significância com auxilio do programa MINITAB 14 ACADEMIC.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraPROGRAMA PIBIC 2014UFAMAristóteles de Jesus Teixeira FilhoRodrigo Guimarães da Silva2016-09-23T15:58:42Z2016-09-23T15:58:42Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4867application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T13:40:40Zoai:localhost:prefix/4867Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T13:40:40Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
title Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
spellingShingle Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
Rodrigo Guimarães da Silva
Espaçamentos
Fertilizante
Feijoeiro
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
title_full Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
title_fullStr Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
title_full_unstemmed Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
title_sort Densidade de plantio e rendimento de grãos de feijoeiro (cultivar IPEAN V-69)
author Rodrigo Guimarães da Silva
author_facet Rodrigo Guimarães da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aristóteles de Jesus Teixeira Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Guimarães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Espaçamentos
Fertilizante
Feijoeiro
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Espaçamentos
Fertilizante
Feijoeiro
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description O escopo desta pesquisa é avaliar o rendimento da cultivar IPEAN V-69 utilizando duas densidades de plantio sob os tratamentos orgânico e mineral. Uma vez que a baixa produtividade do feijoeiro está associada ao plantio de cultivares tradicional ou ao emprego de sementes de baixa qualidade agronômica, além da baixa fertilidade dos solos brasileiros, portanto, com pouca capacidade produtiva. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com duas densidades de plantio e três tratamentos (sem adubação, adubação orgânico e adubação mineral), no esquema fatorial 2x3, com 3 repetições. O método de semeadura empregado será o manual, colocando-se 3-4 sementes (por cova) comerciais da cultivar IPEAN V-69 cedidas pela EMBRAPA. As características a serem avaliadas são: numero de vagens (NV); comprimento de vargem (CV, cm); número de grãos por vargem (NGV); peso de 100 sementes (P100); peso de grãos por vargem (PGV, g vargem); nos três tratamentos (sem adubação, adubação orgânica e adubação mineral). Enquanto que a produtividade será obtida pelo somatório da produção das colheitas e transformada em toneladas de vagens ha-1. Estes dados serão analisados, estatisticamente, e posteriormente submetidos ao teste de Tukey a 5% de significância com auxilio do programa MINITAB 14 ACADEMIC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:58:42Z
2016-09-23T15:58:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4867
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061052377694208