Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1819 |
Resumo: | O estudo das técnicas de composição é parte essencial da teoria musical, uma vez que, são ferramentas que auxiliam o processo criativo de cada autor. Ao longo da historia da música muitas contribuições foram dadas às técnicas de composição musical pelos grandes compositores, e hoje temos um grau elevado de desenvolvimento nesta área de conhecimento. Música de vanguarda é o termo dado às novas tendências na música surgidas após a segunda guerra. Remete a uma obra que possui características inovadoras quando comparada à tradição de seu tempo. Esta possui vários estilos, tais como o serialismo integral, musique concrète, minimalismo, música pontilhista, música aleatória dentre outros. Sendo que cada estilo propõe um novo modo de composição, uma nova forma de se fazer música. Em um dos trabalhos mais conhecidos de Gilberto Mendes, Santos Football Music, temos um bom exemplo de música de vanguarda, nela encontramos elementos do serialismo, da música eletroacústica, clusters, dentre outros estilos contemporâneos, além da performance teatral dos músicos e do regente, que em certo momento da música trocam a batuta e os instrumentos por uma bola e apito, e jogam uma breve partida de futebol no palco. Logo estudar a contemporaneidade da música permite a qualquer músico, seja ele erudito ou popular, ter um contato aprofundado com as técnicas de composição de vanguarda, ampliando seu repertório de técnicas composicionais, e assim, poder trabalhar a forma musical de uma nova maneira, desconstruindo e construindo conceitos, estruturas, elementos, e outros aspectos. E é esse compromisso com o novo, sem jamais esquecer as conquistas do passado, o principal motivo para este estudo, haja vista que a música de nossa realidade, não pode estar a aparte de todo o desenvolvimento obtido ao longo da historia. Portanto o estudo das técnicas composicionais permite um processo de renovação e inovação musical, possibilitando ao receptor uma mudança de comportamento e compreensão de todo do processo musical. |
id |
UFAM-1_669bf3e03f3813d13ee827f1dce667c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/1819 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto MendesComposição musicalMúsica do século XXGilberto MendesLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESO estudo das técnicas de composição é parte essencial da teoria musical, uma vez que, são ferramentas que auxiliam o processo criativo de cada autor. Ao longo da historia da música muitas contribuições foram dadas às técnicas de composição musical pelos grandes compositores, e hoje temos um grau elevado de desenvolvimento nesta área de conhecimento. Música de vanguarda é o termo dado às novas tendências na música surgidas após a segunda guerra. Remete a uma obra que possui características inovadoras quando comparada à tradição de seu tempo. Esta possui vários estilos, tais como o serialismo integral, musique concrète, minimalismo, música pontilhista, música aleatória dentre outros. Sendo que cada estilo propõe um novo modo de composição, uma nova forma de se fazer música. Em um dos trabalhos mais conhecidos de Gilberto Mendes, Santos Football Music, temos um bom exemplo de música de vanguarda, nela encontramos elementos do serialismo, da música eletroacústica, clusters, dentre outros estilos contemporâneos, além da performance teatral dos músicos e do regente, que em certo momento da música trocam a batuta e os instrumentos por uma bola e apito, e jogam uma breve partida de futebol no palco. Logo estudar a contemporaneidade da música permite a qualquer músico, seja ele erudito ou popular, ter um contato aprofundado com as técnicas de composição de vanguarda, ampliando seu repertório de técnicas composicionais, e assim, poder trabalhar a forma musical de uma nova maneira, desconstruindo e construindo conceitos, estruturas, elementos, e outros aspectos. E é esse compromisso com o novo, sem jamais esquecer as conquistas do passado, o principal motivo para este estudo, haja vista que a música de nossa realidade, não pode estar a aparte de todo o desenvolvimento obtido ao longo da historia. Portanto o estudo das técnicas composicionais permite um processo de renovação e inovação musical, possibilitando ao receptor uma mudança de comportamento e compreensão de todo do processo musical.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilEducação ArtísticaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPrograma PIBIC 2009UFAMRosemara Staub Barros ZagoRafael Angelo dos Santos Lima2016-09-23T15:08:46Z2016-09-23T15:08:46Z2010-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1819application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T04:12:13Zoai:localhost:prefix/1819Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T04:12:13Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes |
title |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes |
spellingShingle |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes Rafael Angelo dos Santos Lima Composição musical Música do século XX Gilberto Mendes LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes |
title_full |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes |
title_fullStr |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes |
title_full_unstemmed |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes |
title_sort |
Elementos da composição musical do século XX na música de Gilberto Mendes |
author |
Rafael Angelo dos Santos Lima |
author_facet |
Rafael Angelo dos Santos Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosemara Staub Barros Zago |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael Angelo dos Santos Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição musical Música do século XX Gilberto Mendes LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Composição musical Música do século XX Gilberto Mendes LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O estudo das técnicas de composição é parte essencial da teoria musical, uma vez que, são ferramentas que auxiliam o processo criativo de cada autor. Ao longo da historia da música muitas contribuições foram dadas às técnicas de composição musical pelos grandes compositores, e hoje temos um grau elevado de desenvolvimento nesta área de conhecimento. Música de vanguarda é o termo dado às novas tendências na música surgidas após a segunda guerra. Remete a uma obra que possui características inovadoras quando comparada à tradição de seu tempo. Esta possui vários estilos, tais como o serialismo integral, musique concrète, minimalismo, música pontilhista, música aleatória dentre outros. Sendo que cada estilo propõe um novo modo de composição, uma nova forma de se fazer música. Em um dos trabalhos mais conhecidos de Gilberto Mendes, Santos Football Music, temos um bom exemplo de música de vanguarda, nela encontramos elementos do serialismo, da música eletroacústica, clusters, dentre outros estilos contemporâneos, além da performance teatral dos músicos e do regente, que em certo momento da música trocam a batuta e os instrumentos por uma bola e apito, e jogam uma breve partida de futebol no palco. Logo estudar a contemporaneidade da música permite a qualquer músico, seja ele erudito ou popular, ter um contato aprofundado com as técnicas de composição de vanguarda, ampliando seu repertório de técnicas composicionais, e assim, poder trabalhar a forma musical de uma nova maneira, desconstruindo e construindo conceitos, estruturas, elementos, e outros aspectos. E é esse compromisso com o novo, sem jamais esquecer as conquistas do passado, o principal motivo para este estudo, haja vista que a música de nossa realidade, não pode estar a aparte de todo o desenvolvimento obtido ao longo da historia. Portanto o estudo das técnicas composicionais permite um processo de renovação e inovação musical, possibilitando ao receptor uma mudança de comportamento e compreensão de todo do processo musical. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-29 2016-09-23T15:08:46Z 2016-09-23T15:08:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1819 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Educação Artística Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Educação Artística Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061043855917056 |