Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natália da Costa Marcião
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2832
Resumo: Na América Latina, em especial no Brasil, as políticas educacionais tem se caracterizado, nas últimas décadas, por um processo de descentralização da gestão e expansão da escolarização básica. Essa tendência trouxe profundas conseqüências no desenvolvimento posterior dos sistemas educativos, com efeitos diretos sobre as condições de trabalho, tais como: inadequação do espaço escolar; insuficiência de materiais; diminuição do número de professores e profissionais de apoio (auxiliar de serviços gerais, merendeiras, técnicos administrativos); equipamentos insuficientes ou sem manutenção, e; desqualificação e desvalorização do trabalho dos/as trabalhadores/as de escola, em que se destacam os baixos salários e a terceirização. Mobilizados por esse contexto, tem se desenvolvido, em parceria com o Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST/AM), um projeto de extensão intitulado Saúde de Trabalhadores/as de Escola: formação para transformação realizado com o apoio da PROEXT/MEC/SESU. Durante as atividades desse projeto, foram identificadas situações de precarização e deterioração das condições de trabalho nas escolas, que sinalizam para semelhanças com as condições relatadas em pesquisas nacionais. Nesse sentido, pretendemos desenvolver um levantamento documental, a partir dos dados das secretarias municipal e estadual de educação, no sentido de caracterizar as condições de trabalho em escolas de Manaus relacionando-as às políticas educacionais vigentes. Os dados a serem coletados são: número de escolas; número de salas de aula disponíveis; número de alunos; números de trabalhadores em cada função na escola; número de professores em cada fase do ensino (1ª e 2 ª fase do Ensino Fundamental e ensino Médio); distribuição das escolas na área geográfica do município; número de trabalhadores concursados, efetivados, contratados e terceirizados; número de trabalhadores com carga-horária dobrada; número de trabalhadores que possuem mais de uma matrícula na mesma Secretaria; valores salariais, planos de cargos e carreiras; projetos e políticas educacionais municipais e estaduais vigentes. Os dados serão digitados com aplicativo SPSS for Windows, através do qual, serão obtidas distribuições de freqüências e correlação. Em seguida será realizada uma análise exploratória dos dados para cada variável do estudo seguida por construções de tabelas de distribuição de freqüência com o objetivo de descrever a realidade das escolas públicas municipais e estaduais, compará-las e discuti-las sob em relação às políticas educacionais.
id UFAM-1_69693b35e2362d73ceeaf4bee373ad44
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2832
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documentalSaúdeTrabalhadoresEscolas PúblicasCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIANa América Latina, em especial no Brasil, as políticas educacionais tem se caracterizado, nas últimas décadas, por um processo de descentralização da gestão e expansão da escolarização básica. Essa tendência trouxe profundas conseqüências no desenvolvimento posterior dos sistemas educativos, com efeitos diretos sobre as condições de trabalho, tais como: inadequação do espaço escolar; insuficiência de materiais; diminuição do número de professores e profissionais de apoio (auxiliar de serviços gerais, merendeiras, técnicos administrativos); equipamentos insuficientes ou sem manutenção, e; desqualificação e desvalorização do trabalho dos/as trabalhadores/as de escola, em que se destacam os baixos salários e a terceirização. Mobilizados por esse contexto, tem se desenvolvido, em parceria com o Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST/AM), um projeto de extensão intitulado Saúde de Trabalhadores/as de Escola: formação para transformação realizado com o apoio da PROEXT/MEC/SESU. Durante as atividades desse projeto, foram identificadas situações de precarização e deterioração das condições de trabalho nas escolas, que sinalizam para semelhanças com as condições relatadas em pesquisas nacionais. Nesse sentido, pretendemos desenvolver um levantamento documental, a partir dos dados das secretarias municipal e estadual de educação, no sentido de caracterizar as condições de trabalho em escolas de Manaus relacionando-as às políticas educacionais vigentes. Os dados a serem coletados são: número de escolas; número de salas de aula disponíveis; número de alunos; números de trabalhadores em cada função na escola; número de professores em cada fase do ensino (1ª e 2 ª fase do Ensino Fundamental e ensino Médio); distribuição das escolas na área geográfica do município; número de trabalhadores concursados, efetivados, contratados e terceirizados; número de trabalhadores com carga-horária dobrada; número de trabalhadores que possuem mais de uma matrícula na mesma Secretaria; valores salariais, planos de cargos e carreiras; projetos e políticas educacionais municipais e estaduais vigentes. Os dados serão digitados com aplicativo SPSS for Windows, através do qual, serão obtidas distribuições de freqüências e correlação. Em seguida será realizada uma análise exploratória dos dados para cada variável do estudo seguida por construções de tabelas de distribuição de freqüência com o objetivo de descrever a realidade das escolas públicas municipais e estaduais, compará-las e discuti-las sob em relação às políticas educacionais.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMAna Cláudia Leal VasconcelosNatália da Costa Marcião2016-09-23T15:21:39Z2016-09-23T15:21:39Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2832application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T02:12:09Zoai:localhost:prefix/2832Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T02:12:09Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
title Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
spellingShingle Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
Natália da Costa Marcião
Saúde
Trabalhadores
Escolas Públicas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
title_short Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
title_full Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
title_fullStr Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
title_full_unstemmed Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
title_sort Condições de trabalho em escolas municipais e estaduais de Manaus/AM: um levantamento documental
author Natália da Costa Marcião
author_facet Natália da Costa Marcião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Cláudia Leal Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Natália da Costa Marcião
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Trabalhadores
Escolas Públicas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
topic Saúde
Trabalhadores
Escolas Públicas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description Na América Latina, em especial no Brasil, as políticas educacionais tem se caracterizado, nas últimas décadas, por um processo de descentralização da gestão e expansão da escolarização básica. Essa tendência trouxe profundas conseqüências no desenvolvimento posterior dos sistemas educativos, com efeitos diretos sobre as condições de trabalho, tais como: inadequação do espaço escolar; insuficiência de materiais; diminuição do número de professores e profissionais de apoio (auxiliar de serviços gerais, merendeiras, técnicos administrativos); equipamentos insuficientes ou sem manutenção, e; desqualificação e desvalorização do trabalho dos/as trabalhadores/as de escola, em que se destacam os baixos salários e a terceirização. Mobilizados por esse contexto, tem se desenvolvido, em parceria com o Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST/AM), um projeto de extensão intitulado Saúde de Trabalhadores/as de Escola: formação para transformação realizado com o apoio da PROEXT/MEC/SESU. Durante as atividades desse projeto, foram identificadas situações de precarização e deterioração das condições de trabalho nas escolas, que sinalizam para semelhanças com as condições relatadas em pesquisas nacionais. Nesse sentido, pretendemos desenvolver um levantamento documental, a partir dos dados das secretarias municipal e estadual de educação, no sentido de caracterizar as condições de trabalho em escolas de Manaus relacionando-as às políticas educacionais vigentes. Os dados a serem coletados são: número de escolas; número de salas de aula disponíveis; número de alunos; números de trabalhadores em cada função na escola; número de professores em cada fase do ensino (1ª e 2 ª fase do Ensino Fundamental e ensino Médio); distribuição das escolas na área geográfica do município; número de trabalhadores concursados, efetivados, contratados e terceirizados; número de trabalhadores com carga-horária dobrada; número de trabalhadores que possuem mais de uma matrícula na mesma Secretaria; valores salariais, planos de cargos e carreiras; projetos e políticas educacionais municipais e estaduais vigentes. Os dados serão digitados com aplicativo SPSS for Windows, através do qual, serão obtidas distribuições de freqüências e correlação. Em seguida será realizada uma análise exploratória dos dados para cada variável do estudo seguida por construções de tabelas de distribuição de freqüência com o objetivo de descrever a realidade das escolas públicas municipais e estaduais, compará-las e discuti-las sob em relação às políticas educacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:21:39Z
2016-09-23T15:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2832
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061046679732224