A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Abilene Pereira de.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: ALVES, Vania Suely., SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14276
Resumo: O tema deste trabalho é a “Prática da Avaliação Escolar nas escolas estaduais e municipais de Sousa e Nazarezinho. Nossa pretensão e analisar a atual prática da avaliação educacional escolar na realidade educativa e no contexto socio-econômico-político da sociedade brasileira e sua possível ultrapassagem por vias intra-escolares. Pretendemos ordenar e sistematizar de forma mais orgânica e adequada esta análise e subsequente preposição de um modo de agir que possa significar um avanço para além dos limites dos quais se encontra demarcada hoje a prática da avaliação educacional em sala de aula. Portanto, esse trabalho descreve sobre a avaliação escolar especificamente. É sabido que a avaliação tem sido objeto de críticas, e tem se constituído em arma do professor contra o aluno, que estes tem sofrido as mais severas penalidades no desenrolar do processo ensino-aprendizagem. Nosso interesse em investigar "A Prática da Avaliação" surgiu a partir das leituras, estudos e discussões realizadas em sala de aula, nas mais diversas disciplinas e particularmente em Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, onde evidenciou-se a necessidade de aprofundar a questão da avaliação no atual contexto educacional.
id UFCG_2152832aedf6b22065991c3e115c333e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14276
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.The practice of evaluation in the State and Municipal Schools of Sousa and Nazarezinho.EducaçãoSupervisão EscolarEscolas públicasEnsino - aprendizagemProfessor - alunoEducationSchool SupervisionPublic SchoolsTeaching - LearningTeacher StudentEducação.O tema deste trabalho é a “Prática da Avaliação Escolar nas escolas estaduais e municipais de Sousa e Nazarezinho. Nossa pretensão e analisar a atual prática da avaliação educacional escolar na realidade educativa e no contexto socio-econômico-político da sociedade brasileira e sua possível ultrapassagem por vias intra-escolares. Pretendemos ordenar e sistematizar de forma mais orgânica e adequada esta análise e subsequente preposição de um modo de agir que possa significar um avanço para além dos limites dos quais se encontra demarcada hoje a prática da avaliação educacional em sala de aula. Portanto, esse trabalho descreve sobre a avaliação escolar especificamente. É sabido que a avaliação tem sido objeto de críticas, e tem se constituído em arma do professor contra o aluno, que estes tem sofrido as mais severas penalidades no desenrolar do processo ensino-aprendizagem. Nosso interesse em investigar "A Prática da Avaliação" surgiu a partir das leituras, estudos e discussões realizadas em sala de aula, nas mais diversas disciplinas e particularmente em Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, onde evidenciou-se a necessidade de aprofundar a questão da avaliação no atual contexto educacional.The theme of this work is the “Practice of School Evaluation in the state and municipal schools of Sousa and Nazarezinho. Our intention is to analyze the current practice of school educational evaluation in the educational reality and in the socio-economic-political context of Brazilian society and its possible overcoming through intra-school ways. We intend to order and systematize this analysis and subsequent preposition of a way of acting in a more organic and appropriate way that can mean an advance beyond the limits of which the practice of educational assessment in the classroom is demarcated today. Therefore, this work describes about school evaluation specifically. It is known that the evaluation has been the object of criticism, and has been a weapon of the teacher against the student, that they have suffered the most severe penalties in the course of the teaching-learning process. Our interest in investigating "The Practice of Assessment" arose from the readings, studies and discussions carried out in the classroom, in the most diverse disciplines and particularly in Principles and Methods of School Supervision, where it became evident the need to deepen the issue of assessment in the current educational context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACÊDO, Maria Alcides.ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.ALMEIDA, M. A. P. M.http://lattes.cnpq.br/3924440072927270ANDRADE, Abilene Pereira de.ALVES, Vania Suely.SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro.1995-122020-08-18T20:11:44Z2020-08-182020-08-18T20:11:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14276ANDRADE, Abilene Pereira; ALVES, Vania Suely; SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro. A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T21:46:31Zoai:localhost:riufcg/14276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T21:46:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
The practice of evaluation in the State and Municipal Schools of Sousa and Nazarezinho.
title A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
spellingShingle A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
ANDRADE, Abilene Pereira de.
Educação
Supervisão Escolar
Escolas públicas
Ensino - aprendizagem
Professor - aluno
Education
School Supervision
Public Schools
Teaching - Learning
Teacher Student
Educação.
title_short A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
title_full A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
title_fullStr A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
title_full_unstemmed A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
title_sort A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
author ANDRADE, Abilene Pereira de.
author_facet ANDRADE, Abilene Pereira de.
ALVES, Vania Suely.
SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro.
author_role author
author2 ALVES, Vania Suely.
SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACÊDO, Maria Alcides.
ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.
ALMEIDA, M. A. P. M.
http://lattes.cnpq.br/3924440072927270
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Abilene Pereira de.
ALVES, Vania Suely.
SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Escolas públicas
Ensino - aprendizagem
Professor - aluno
Education
School Supervision
Public Schools
Teaching - Learning
Teacher Student
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Escolas públicas
Ensino - aprendizagem
Professor - aluno
Education
School Supervision
Public Schools
Teaching - Learning
Teacher Student
Educação.
description O tema deste trabalho é a “Prática da Avaliação Escolar nas escolas estaduais e municipais de Sousa e Nazarezinho. Nossa pretensão e analisar a atual prática da avaliação educacional escolar na realidade educativa e no contexto socio-econômico-político da sociedade brasileira e sua possível ultrapassagem por vias intra-escolares. Pretendemos ordenar e sistematizar de forma mais orgânica e adequada esta análise e subsequente preposição de um modo de agir que possa significar um avanço para além dos limites dos quais se encontra demarcada hoje a prática da avaliação educacional em sala de aula. Portanto, esse trabalho descreve sobre a avaliação escolar especificamente. É sabido que a avaliação tem sido objeto de críticas, e tem se constituído em arma do professor contra o aluno, que estes tem sofrido as mais severas penalidades no desenrolar do processo ensino-aprendizagem. Nosso interesse em investigar "A Prática da Avaliação" surgiu a partir das leituras, estudos e discussões realizadas em sala de aula, nas mais diversas disciplinas e particularmente em Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, onde evidenciou-se a necessidade de aprofundar a questão da avaliação no atual contexto educacional.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-12
2020-08-18T20:11:44Z
2020-08-18
2020-08-18T20:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14276
ANDRADE, Abilene Pereira; ALVES, Vania Suely; SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro. A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14276
identifier_str_mv ANDRADE, Abilene Pereira; ALVES, Vania Suely; SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro. A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744455051247616