Pedagogia musical de Zoltán Kodály
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820 |
Resumo: | A educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica. |
id |
UFAM-1_6ed6bc558bf3224e8a1df6927e630b88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/1820 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia musical de Zoltán KodályEducação musicalMétodos musicaisMúsicaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESA educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilEducação ArtísticaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPrograma PIBIC 2009UFAMRosemara Staub Barros ZagoPatricia Silva de Araújo2016-09-23T15:08:47Z2016-09-23T15:08:47Z2010-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T04:12:03Zoai:localhost:prefix/1820Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T04:12:03Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály |
title |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály |
spellingShingle |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály Patricia Silva de Araújo Educação musical Métodos musicais Música LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály |
title_full |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály |
title_fullStr |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály |
title_full_unstemmed |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály |
title_sort |
Pedagogia musical de Zoltán Kodály |
author |
Patricia Silva de Araújo |
author_facet |
Patricia Silva de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosemara Staub Barros Zago |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patricia Silva de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Métodos musicais Música LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Educação musical Métodos musicais Música LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
A educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-29 2016-09-23T15:08:47Z 2016-09-23T15:08:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Educação Artística Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Educação Artística Instituto de Ciências Humanas e Letras Programa PIBIC 2009 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061043858014208 |