Pedagogia musical de Zoltán Kodály

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia Silva de Araújo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820
Resumo: A educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica.
id UFAM-1_6ed6bc558bf3224e8a1df6927e630b88
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1820
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Pedagogia musical de Zoltán KodályEducação musicalMétodos musicaisMúsicaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESA educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilEducação ArtísticaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPrograma PIBIC 2009UFAMRosemara Staub Barros ZagoPatricia Silva de Araújo2016-09-23T15:08:47Z2016-09-23T15:08:47Z2010-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T04:12:03Zoai:localhost:prefix/1820Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T04:12:03Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title Pedagogia musical de Zoltán Kodály
spellingShingle Pedagogia musical de Zoltán Kodály
Patricia Silva de Araújo
Educação musical
Métodos musicais
Música
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
title_short Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_full Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_fullStr Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_full_unstemmed Pedagogia musical de Zoltán Kodály
title_sort Pedagogia musical de Zoltán Kodály
author Patricia Silva de Araújo
author_facet Patricia Silva de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosemara Staub Barros Zago
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricia Silva de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Métodos musicais
Música
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
topic Educação musical
Métodos musicais
Música
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description A educação musical deve ser vista como uma filosofia presente na vida de crianças, jovens e adultos. Foi a partir dessa necessidade que o método Kodaly foi desenvolvido. Segundo Kodaly A musica pertence a todos É necessário que a musica seja vista como matéria de ensino regular nas escolas formais e que os ensinos de musica sejam organizados sendo necessário , portanto, a criação de material pedagógico-musical, como o solfejo relativo e os livros de texto. O ensino do canto como meio para a educação musical e por sua vez acessível a todos deve estar presente como disciplina regular nas escolas formais. A musica deve ser valorizada como atividade que não somente estabelece a base de uma cultura artística mas que influencia com enorme vantagem nas atitudes intelectuais e físicas. É evidente o sucesso na sociedade de uma pessoa que obteve em sua educação a formação musical. A musica faz pessoas mais maduras para o convívio em sociedade. O método kodaly visa que o aluno de musica saiba fazer musica ativamente e com habilidade. Ser capaz de cantar qualquer melodia a vista e de escrever corretamente qualquer melodia ouvida. Este método preocupar-se em como melhorar, como converter a educação musical das crianças em algo útil e pratico dentro das escolas, pois o futuro musical de um lugar depende de sua educação nas escolas. Se temos analfabetismo musical , não temos cultura musical logo não temos pessoal habilitado para a execução da boa musica e nem pessoal dotado de qualidade para apreciar a boa musica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-29
2016-09-23T15:08:47Z
2016-09-23T15:08:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Educação Artística
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa PIBIC 2009
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Educação Artística
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa PIBIC 2009
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061043858014208