Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natallie Sachi Macedo Miki
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310
Resumo: Para o desenvolvimento da escrita é necessário ter controle motor fino, integração viso motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. A escrita ilegível interfere no desempenho acadêmico da criança. O ato de escrever é um ato complexo e cheio de especificidades. Para atingir um nível ideal de escrita que permite a boa legibilidade e a realização da escrita de forma rápida e precisa é necessário que os estágios do desenvolvimento motor sejam bem vivenciados. Em cada estágio de desenvolvimento cada segmento do corpo desempenha uma determinada função até obter o controle total do ato gráfico que é obtido pela fixação do cotovelo na mesa e pela movimentação dos dedos e das mãos. Segundo Ajuriaguerra (1980), a criança é considerada disgráfica após frequentar um ano de escolaridade primária e apresentar variações significativas na qualidade do seu grafismo. Caso, tal situação passe desapercebida ou mesmo seja negligenciada, e não haja o oferecimento sessões específicas de intervenção, o resultado poderá ser sensivelmente prejudicial ao desenvolvimento integral da criança. Para Sousa (2010) é muito importante que a criança escreva com facilidade, simplicidade e legibilidade, devendo ser ensinado a elas as posições corretas do corpo e dos membros, bem como as técnicas mais apropriadas para pegar no lápis e segurar o papel. Nesse sentido, o presente estudo reveste-se de grande importância na medida em que visa investigar os efeitos da intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia, mais especificamente, intervir na velocidade e legibilidade da escrita, buscando aproximar o desempenho destas ao desempenho de crianças consideradas de desenvolvimento típico.
id UFAM-1_6ff9521693e512bde577caa03efc76a7
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5310
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafiaIntervenção motoraDisgrafiaDesenvolvimento infantilCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICAPara o desenvolvimento da escrita é necessário ter controle motor fino, integração viso motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. A escrita ilegível interfere no desempenho acadêmico da criança. O ato de escrever é um ato complexo e cheio de especificidades. Para atingir um nível ideal de escrita que permite a boa legibilidade e a realização da escrita de forma rápida e precisa é necessário que os estágios do desenvolvimento motor sejam bem vivenciados. Em cada estágio de desenvolvimento cada segmento do corpo desempenha uma determinada função até obter o controle total do ato gráfico que é obtido pela fixação do cotovelo na mesa e pela movimentação dos dedos e das mãos. Segundo Ajuriaguerra (1980), a criança é considerada disgráfica após frequentar um ano de escolaridade primária e apresentar variações significativas na qualidade do seu grafismo. Caso, tal situação passe desapercebida ou mesmo seja negligenciada, e não haja o oferecimento sessões específicas de intervenção, o resultado poderá ser sensivelmente prejudicial ao desenvolvimento integral da criança. Para Sousa (2010) é muito importante que a criança escreva com facilidade, simplicidade e legibilidade, devendo ser ensinado a elas as posições corretas do corpo e dos membros, bem como as técnicas mais apropriadas para pegar no lápis e segurar o papel. Nesse sentido, o presente estudo reveste-se de grande importância na medida em que visa investigar os efeitos da intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia, mais especificamente, intervir na velocidade e legibilidade da escrita, buscando aproximar o desempenho destas ao desempenho de crianças consideradas de desenvolvimento típico.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilFaculdade de Educação Física e FisioterapiaPROGRAMA PIBIC 2015UFAMLúcio Fernandes FerreiraNatallie Sachi Macedo Miki2017-05-29T18:47:18Z2017-05-29T18:47:18Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T22:53:18Zoai:localhost:prefix/5310Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T22:53:18Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
title Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
spellingShingle Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
Natallie Sachi Macedo Miki
Intervenção motora
Disgrafia
Desenvolvimento infantil
CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
title_short Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
title_full Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
title_fullStr Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
title_full_unstemmed Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
title_sort Intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia
author Natallie Sachi Macedo Miki
author_facet Natallie Sachi Macedo Miki
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lúcio Fernandes Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Natallie Sachi Macedo Miki
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção motora
Disgrafia
Desenvolvimento infantil
CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
topic Intervenção motora
Disgrafia
Desenvolvimento infantil
CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
description Para o desenvolvimento da escrita é necessário ter controle motor fino, integração viso motora, planejamento motor, propriocepção, percepção visual, atenção sustentada e consciência sensorial dos dedos. A escrita ilegível interfere no desempenho acadêmico da criança. O ato de escrever é um ato complexo e cheio de especificidades. Para atingir um nível ideal de escrita que permite a boa legibilidade e a realização da escrita de forma rápida e precisa é necessário que os estágios do desenvolvimento motor sejam bem vivenciados. Em cada estágio de desenvolvimento cada segmento do corpo desempenha uma determinada função até obter o controle total do ato gráfico que é obtido pela fixação do cotovelo na mesa e pela movimentação dos dedos e das mãos. Segundo Ajuriaguerra (1980), a criança é considerada disgráfica após frequentar um ano de escolaridade primária e apresentar variações significativas na qualidade do seu grafismo. Caso, tal situação passe desapercebida ou mesmo seja negligenciada, e não haja o oferecimento sessões específicas de intervenção, o resultado poderá ser sensivelmente prejudicial ao desenvolvimento integral da criança. Para Sousa (2010) é muito importante que a criança escreva com facilidade, simplicidade e legibilidade, devendo ser ensinado a elas as posições corretas do corpo e dos membros, bem como as técnicas mais apropriadas para pegar no lápis e segurar o papel. Nesse sentido, o presente estudo reveste-se de grande importância na medida em que visa investigar os efeitos da intervenção motora em crianças com indicativos de disgrafia, mais especificamente, intervir na velocidade e legibilidade da escrita, buscando aproximar o desempenho destas ao desempenho de crianças consideradas de desenvolvimento típico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:47:18Z
2017-05-29T18:47:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274305596751872