Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Santuza Mônica de França P. da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ivo, Aurenisia Coutinho, Seabra, Magno Alexon Bezerra, Figueiredo, Francisco José Garcia, Guedes, Michelle Amaral Albuquerque, Sales, Naiara de Souza, Meireles, Larissa Sousa Henrique de, Silva, Ângela Maria Félix da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203
Resumo: Objetivamos compreender a disgrafia e sua questão fulcral, que é a coordenação motora fina, a partir do Direito às propostas pedagógicas baseadas na Pedagogia Waldorf. O referido transtorno não se reflete necessariamente sobre a capacidade intelectual, porém interfere na capacidade de escrita, o que provoca um mau rendimento escolar. Quanto aos aspectos da motricidade, numa perspectiva holística, resgatamos o filósofo Rudolf Steiner, com sua proposta pedagógica denominada Pedagogia Waldorf. Steiner (2000), nos alerta nos seus estudos, a importância do contato com a natureza, e de um ambiente rico em vivências práticas e brinquedos naturais para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, tanto a ampla como a coordenação motora fina. Para Steiner (1999) o movimento é essencial e, no período que percorre do nascimento aos sete anos, as crianças estão completando o desenvolvimento de seu corpo físico. A escrita é uma das habilidades humanas mais importantes e expressivas e a Pedagogia Waldorf, pois auxilia a criança a desenvolvê-la, proporcionando inúmeras possibilidades na aproximação com os elementos vivos, no desenvolvimento dos sentidos, e de vários saberes que, ao longo de seu processo educativo, vão ampliar o seu mundo e fornecer valores éticos, saudáveis, de compaixão e cuidado com as coisas da vida e do planeta que habita. Ademais, lançam-se pistas de atividades que poderão auxiliar os pais, professores e profissionais, para que as crianças e jovens superem os inúmeros desafios presentes na aquisição da escrita. É necessário que as crianças e os jovens que apresentam o transtorno, sejam compreendidos e atendidos em suas necessidades, e que encontrem seus lugares no mundo para tornarem-se protagonistas das suas próprias histórias.
id VERACRUZ-0_bdd3496cad8485920095a106f49c4a39
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17203
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficosCoordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos / Fine Motor Coordination: from Law to the Waldorf Pedagogy pedagogical proposals for dysgraphicsDisgrafiaCoordenação motora finaPedagogia Waldorf.Objetivamos compreender a disgrafia e sua questão fulcral, que é a coordenação motora fina, a partir do Direito às propostas pedagógicas baseadas na Pedagogia Waldorf. O referido transtorno não se reflete necessariamente sobre a capacidade intelectual, porém interfere na capacidade de escrita, o que provoca um mau rendimento escolar. Quanto aos aspectos da motricidade, numa perspectiva holística, resgatamos o filósofo Rudolf Steiner, com sua proposta pedagógica denominada Pedagogia Waldorf. Steiner (2000), nos alerta nos seus estudos, a importância do contato com a natureza, e de um ambiente rico em vivências práticas e brinquedos naturais para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, tanto a ampla como a coordenação motora fina. Para Steiner (1999) o movimento é essencial e, no período que percorre do nascimento aos sete anos, as crianças estão completando o desenvolvimento de seu corpo físico. A escrita é uma das habilidades humanas mais importantes e expressivas e a Pedagogia Waldorf, pois auxilia a criança a desenvolvê-la, proporcionando inúmeras possibilidades na aproximação com os elementos vivos, no desenvolvimento dos sentidos, e de vários saberes que, ao longo de seu processo educativo, vão ampliar o seu mundo e fornecer valores éticos, saudáveis, de compaixão e cuidado com as coisas da vida e do planeta que habita. Ademais, lançam-se pistas de atividades que poderão auxiliar os pais, professores e profissionais, para que as crianças e jovens superem os inúmeros desafios presentes na aquisição da escrita. É necessário que as crianças e os jovens que apresentam o transtorno, sejam compreendidos e atendidos em suas necessidades, e que encontrem seus lugares no mundo para tornarem-se protagonistas das suas próprias histórias.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1720310.34117/bjdv6n9-567Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71688-71705Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71688-71705Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71688-717052525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203/14153Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Santuza Mônica de França P. daIvo, Aurenisia CoutinhoSeabra, Magno Alexon BezerraFigueiredo, Francisco José GarciaGuedes, Michelle Amaral AlbuquerqueSales, Naiara de SouzaMeireles, Larissa Sousa Henrique deSilva, Ângela Maria Félix da2023-08-22T13:43:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17203Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:56.753079Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos / Fine Motor Coordination: from Law to the Waldorf Pedagogy pedagogical proposals for dysgraphics
title Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
spellingShingle Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
Fonseca, Santuza Mônica de França P. da
Disgrafia
Coordenação motora fina
Pedagogia Waldorf.
title_short Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
title_full Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
title_fullStr Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
title_full_unstemmed Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
title_sort Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
author Fonseca, Santuza Mônica de França P. da
author_facet Fonseca, Santuza Mônica de França P. da
Ivo, Aurenisia Coutinho
Seabra, Magno Alexon Bezerra
Figueiredo, Francisco José Garcia
Guedes, Michelle Amaral Albuquerque
Sales, Naiara de Souza
Meireles, Larissa Sousa Henrique de
Silva, Ângela Maria Félix da
author_role author
author2 Ivo, Aurenisia Coutinho
Seabra, Magno Alexon Bezerra
Figueiredo, Francisco José Garcia
Guedes, Michelle Amaral Albuquerque
Sales, Naiara de Souza
Meireles, Larissa Sousa Henrique de
Silva, Ângela Maria Félix da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Santuza Mônica de França P. da
Ivo, Aurenisia Coutinho
Seabra, Magno Alexon Bezerra
Figueiredo, Francisco José Garcia
Guedes, Michelle Amaral Albuquerque
Sales, Naiara de Souza
Meireles, Larissa Sousa Henrique de
Silva, Ângela Maria Félix da
dc.subject.por.fl_str_mv Disgrafia
Coordenação motora fina
Pedagogia Waldorf.
topic Disgrafia
Coordenação motora fina
Pedagogia Waldorf.
description Objetivamos compreender a disgrafia e sua questão fulcral, que é a coordenação motora fina, a partir do Direito às propostas pedagógicas baseadas na Pedagogia Waldorf. O referido transtorno não se reflete necessariamente sobre a capacidade intelectual, porém interfere na capacidade de escrita, o que provoca um mau rendimento escolar. Quanto aos aspectos da motricidade, numa perspectiva holística, resgatamos o filósofo Rudolf Steiner, com sua proposta pedagógica denominada Pedagogia Waldorf. Steiner (2000), nos alerta nos seus estudos, a importância do contato com a natureza, e de um ambiente rico em vivências práticas e brinquedos naturais para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, tanto a ampla como a coordenação motora fina. Para Steiner (1999) o movimento é essencial e, no período que percorre do nascimento aos sete anos, as crianças estão completando o desenvolvimento de seu corpo físico. A escrita é uma das habilidades humanas mais importantes e expressivas e a Pedagogia Waldorf, pois auxilia a criança a desenvolvê-la, proporcionando inúmeras possibilidades na aproximação com os elementos vivos, no desenvolvimento dos sentidos, e de vários saberes que, ao longo de seu processo educativo, vão ampliar o seu mundo e fornecer valores éticos, saudáveis, de compaixão e cuidado com as coisas da vida e do planeta que habita. Ademais, lançam-se pistas de atividades que poderão auxiliar os pais, professores e profissionais, para que as crianças e jovens superem os inúmeros desafios presentes na aquisição da escrita. É necessário que as crianças e os jovens que apresentam o transtorno, sejam compreendidos e atendidos em suas necessidades, e que encontrem seus lugares no mundo para tornarem-se protagonistas das suas próprias histórias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203
10.34117/bjdv6n9-567
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203/14153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71688-71705
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71688-71705
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71688-71705
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645480460025856