Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203 |
Resumo: | Objetivamos compreender a disgrafia e sua questão fulcral, que é a coordenação motora fina, a partir do Direito às propostas pedagógicas baseadas na Pedagogia Waldorf. O referido transtorno não se reflete necessariamente sobre a capacidade intelectual, porém interfere na capacidade de escrita, o que provoca um mau rendimento escolar. Quanto aos aspectos da motricidade, numa perspectiva holística, resgatamos o filósofo Rudolf Steiner, com sua proposta pedagógica denominada Pedagogia Waldorf. Steiner (2000), nos alerta nos seus estudos, a importância do contato com a natureza, e de um ambiente rico em vivências práticas e brinquedos naturais para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, tanto a ampla como a coordenação motora fina. Para Steiner (1999) o movimento é essencial e, no período que percorre do nascimento aos sete anos, as crianças estão completando o desenvolvimento de seu corpo físico. A escrita é uma das habilidades humanas mais importantes e expressivas e a Pedagogia Waldorf, pois auxilia a criança a desenvolvê-la, proporcionando inúmeras possibilidades na aproximação com os elementos vivos, no desenvolvimento dos sentidos, e de vários saberes que, ao longo de seu processo educativo, vão ampliar o seu mundo e fornecer valores éticos, saudáveis, de compaixão e cuidado com as coisas da vida e do planeta que habita. Ademais, lançam-se pistas de atividades que poderão auxiliar os pais, professores e profissionais, para que as crianças e jovens superem os inúmeros desafios presentes na aquisição da escrita. É necessário que as crianças e os jovens que apresentam o transtorno, sejam compreendidos e atendidos em suas necessidades, e que encontrem seus lugares no mundo para tornarem-se protagonistas das suas próprias histórias. |
id |
VERACRUZ-0_bdd3496cad8485920095a106f49c4a39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17203 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficosCoordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos / Fine Motor Coordination: from Law to the Waldorf Pedagogy pedagogical proposals for dysgraphicsDisgrafiaCoordenação motora finaPedagogia Waldorf.Objetivamos compreender a disgrafia e sua questão fulcral, que é a coordenação motora fina, a partir do Direito às propostas pedagógicas baseadas na Pedagogia Waldorf. O referido transtorno não se reflete necessariamente sobre a capacidade intelectual, porém interfere na capacidade de escrita, o que provoca um mau rendimento escolar. Quanto aos aspectos da motricidade, numa perspectiva holística, resgatamos o filósofo Rudolf Steiner, com sua proposta pedagógica denominada Pedagogia Waldorf. Steiner (2000), nos alerta nos seus estudos, a importância do contato com a natureza, e de um ambiente rico em vivências práticas e brinquedos naturais para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, tanto a ampla como a coordenação motora fina. Para Steiner (1999) o movimento é essencial e, no período que percorre do nascimento aos sete anos, as crianças estão completando o desenvolvimento de seu corpo físico. A escrita é uma das habilidades humanas mais importantes e expressivas e a Pedagogia Waldorf, pois auxilia a criança a desenvolvê-la, proporcionando inúmeras possibilidades na aproximação com os elementos vivos, no desenvolvimento dos sentidos, e de vários saberes que, ao longo de seu processo educativo, vão ampliar o seu mundo e fornecer valores éticos, saudáveis, de compaixão e cuidado com as coisas da vida e do planeta que habita. Ademais, lançam-se pistas de atividades que poderão auxiliar os pais, professores e profissionais, para que as crianças e jovens superem os inúmeros desafios presentes na aquisição da escrita. É necessário que as crianças e os jovens que apresentam o transtorno, sejam compreendidos e atendidos em suas necessidades, e que encontrem seus lugares no mundo para tornarem-se protagonistas das suas próprias histórias.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1720310.34117/bjdv6n9-567Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71688-71705Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71688-71705Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71688-717052525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203/14153Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Santuza Mônica de França P. daIvo, Aurenisia CoutinhoSeabra, Magno Alexon BezerraFigueiredo, Francisco José GarciaGuedes, Michelle Amaral AlbuquerqueSales, Naiara de SouzaMeireles, Larissa Sousa Henrique deSilva, Ângela Maria Félix da2023-08-22T13:43:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17203Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:56.753079Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos / Fine Motor Coordination: from Law to the Waldorf Pedagogy pedagogical proposals for dysgraphics |
title |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos |
spellingShingle |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos Fonseca, Santuza Mônica de França P. da Disgrafia Coordenação motora fina Pedagogia Waldorf. |
title_short |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos |
title_full |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos |
title_fullStr |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos |
title_full_unstemmed |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos |
title_sort |
Coordenação motora fina: do Direito às propostas pedagógicas da Pedagogia Waldorf em disgráficos |
author |
Fonseca, Santuza Mônica de França P. da |
author_facet |
Fonseca, Santuza Mônica de França P. da Ivo, Aurenisia Coutinho Seabra, Magno Alexon Bezerra Figueiredo, Francisco José Garcia Guedes, Michelle Amaral Albuquerque Sales, Naiara de Souza Meireles, Larissa Sousa Henrique de Silva, Ângela Maria Félix da |
author_role |
author |
author2 |
Ivo, Aurenisia Coutinho Seabra, Magno Alexon Bezerra Figueiredo, Francisco José Garcia Guedes, Michelle Amaral Albuquerque Sales, Naiara de Souza Meireles, Larissa Sousa Henrique de Silva, Ângela Maria Félix da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Santuza Mônica de França P. da Ivo, Aurenisia Coutinho Seabra, Magno Alexon Bezerra Figueiredo, Francisco José Garcia Guedes, Michelle Amaral Albuquerque Sales, Naiara de Souza Meireles, Larissa Sousa Henrique de Silva, Ângela Maria Félix da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disgrafia Coordenação motora fina Pedagogia Waldorf. |
topic |
Disgrafia Coordenação motora fina Pedagogia Waldorf. |
description |
Objetivamos compreender a disgrafia e sua questão fulcral, que é a coordenação motora fina, a partir do Direito às propostas pedagógicas baseadas na Pedagogia Waldorf. O referido transtorno não se reflete necessariamente sobre a capacidade intelectual, porém interfere na capacidade de escrita, o que provoca um mau rendimento escolar. Quanto aos aspectos da motricidade, numa perspectiva holística, resgatamos o filósofo Rudolf Steiner, com sua proposta pedagógica denominada Pedagogia Waldorf. Steiner (2000), nos alerta nos seus estudos, a importância do contato com a natureza, e de um ambiente rico em vivências práticas e brinquedos naturais para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, tanto a ampla como a coordenação motora fina. Para Steiner (1999) o movimento é essencial e, no período que percorre do nascimento aos sete anos, as crianças estão completando o desenvolvimento de seu corpo físico. A escrita é uma das habilidades humanas mais importantes e expressivas e a Pedagogia Waldorf, pois auxilia a criança a desenvolvê-la, proporcionando inúmeras possibilidades na aproximação com os elementos vivos, no desenvolvimento dos sentidos, e de vários saberes que, ao longo de seu processo educativo, vão ampliar o seu mundo e fornecer valores éticos, saudáveis, de compaixão e cuidado com as coisas da vida e do planeta que habita. Ademais, lançam-se pistas de atividades que poderão auxiliar os pais, professores e profissionais, para que as crianças e jovens superem os inúmeros desafios presentes na aquisição da escrita. É necessário que as crianças e os jovens que apresentam o transtorno, sejam compreendidos e atendidos em suas necessidades, e que encontrem seus lugares no mundo para tornarem-se protagonistas das suas próprias histórias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203 10.34117/bjdv6n9-567 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17203/14153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71688-71705 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71688-71705 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71688-71705 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645480460025856 |