Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waldo Mateus Placido Miller
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1698
Resumo: A avicultura de postura tem evoluído bastante nos últimos anos, e como segmento importante na produção de alimento humano de alto valor biológico, tem se adequado às técnicas que possibilitam a melhoria da eficiência de produção das aves, esse sucesso se deve a várias medidas tomadas nos diversos fatores que podem alterar o resultado da produção. A densidade populacional dentre outros, é um fator indispensável no que diz respeito a eficiência dos animais de produção, pois pode ser um determinante positivo ou negativo, dependendo das medidas e especificações tomadas para estabelecer esse parâmetro dentro de um sistema de criação.Portanto, justifica-se o estabelecimento adequado da densidade em criação de aves de postura principalmente, já que seus diferentes níveis populacionais em gaiolas influencia no bem-estar animal, na disponibilidade da ração comedouros, na facilidade do manejo, estresse, temperatura do ambiente, e outros. O experimento será conduzido no setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, Setor Sul do Campus Universitário em Manaus AM. Serão utilizadas 150 poedeiras da linhagem Dekalb com 44 semanas de idade, criadas sob idênticas condições de alimentação e manejo. A ração será confeccionada quinzenalmente na fábrica de ração do próprio setor, e armazenada em recipientes plásticos no galpão experimental, e terá 15,5% de proteína bruta, 2.750kcal /kg de energia, 4,2% de cálcio e 0,45% de fósforo disponível. O delineamento será inteiramente casualizado. Com total de três tratamentos e cinco repetições de 8, 10 e 12 aves cada.No último dia de cada ciclo(21 dias), serão analisadas as variáveis: Consumo de ração (g/ave/dia), conversão alimentar (kg/dz), e (kg/kg), produção de ovos(%), peso do ovo(g) e massa do ovo(g). Os dados coletados serão submetidos á análise de variância pelo Sistema para Análise Estatística e Genética e as médias dos tratamentos serão submetidas ao Teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.
id UFAM-1_758bd40bbef22d24e144267a9c7659ea
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1698
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em ManausDensidadesDesempenhoGaiolasCIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIAA avicultura de postura tem evoluído bastante nos últimos anos, e como segmento importante na produção de alimento humano de alto valor biológico, tem se adequado às técnicas que possibilitam a melhoria da eficiência de produção das aves, esse sucesso se deve a várias medidas tomadas nos diversos fatores que podem alterar o resultado da produção. A densidade populacional dentre outros, é um fator indispensável no que diz respeito a eficiência dos animais de produção, pois pode ser um determinante positivo ou negativo, dependendo das medidas e especificações tomadas para estabelecer esse parâmetro dentro de um sistema de criação.Portanto, justifica-se o estabelecimento adequado da densidade em criação de aves de postura principalmente, já que seus diferentes níveis populacionais em gaiolas influencia no bem-estar animal, na disponibilidade da ração comedouros, na facilidade do manejo, estresse, temperatura do ambiente, e outros. O experimento será conduzido no setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, Setor Sul do Campus Universitário em Manaus AM. Serão utilizadas 150 poedeiras da linhagem Dekalb com 44 semanas de idade, criadas sob idênticas condições de alimentação e manejo. A ração será confeccionada quinzenalmente na fábrica de ração do próprio setor, e armazenada em recipientes plásticos no galpão experimental, e terá 15,5% de proteína bruta, 2.750kcal /kg de energia, 4,2% de cálcio e 0,45% de fósforo disponível. O delineamento será inteiramente casualizado. Com total de três tratamentos e cinco repetições de 8, 10 e 12 aves cada.No último dia de cada ciclo(21 dias), serão analisadas as variáveis: Consumo de ração (g/ave/dia), conversão alimentar (kg/dz), e (kg/kg), produção de ovos(%), peso do ovo(g) e massa do ovo(g). Os dados coletados serão submetidos á análise de variância pelo Sistema para Análise Estatística e Genética e as médias dos tratamentos serão submetidas ao Teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilProdução Animal e VegetalFaculdade de Ciências AgráriasPrograma PIBIC 2009UFAMFrank George Guimarães CruzWaldo Mateus Placido Miller2016-09-23T14:58:15Z2016-09-23T14:58:15Z2010-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1698application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T18:01:44Zoai:localhost:prefix/1698Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T18:01:44Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
title Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
spellingShingle Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
Waldo Mateus Placido Miller
Densidades
Desempenho
Gaiolas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
title_short Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
title_full Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
title_fullStr Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
title_full_unstemmed Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
title_sort Efeito de diferentes densidades populacionais no desempenho de poedeiras leves em Manaus
author Waldo Mateus Placido Miller
author_facet Waldo Mateus Placido Miller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frank George Guimarães Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv Waldo Mateus Placido Miller
dc.subject.por.fl_str_mv Densidades
Desempenho
Gaiolas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
topic Densidades
Desempenho
Gaiolas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
description A avicultura de postura tem evoluído bastante nos últimos anos, e como segmento importante na produção de alimento humano de alto valor biológico, tem se adequado às técnicas que possibilitam a melhoria da eficiência de produção das aves, esse sucesso se deve a várias medidas tomadas nos diversos fatores que podem alterar o resultado da produção. A densidade populacional dentre outros, é um fator indispensável no que diz respeito a eficiência dos animais de produção, pois pode ser um determinante positivo ou negativo, dependendo das medidas e especificações tomadas para estabelecer esse parâmetro dentro de um sistema de criação.Portanto, justifica-se o estabelecimento adequado da densidade em criação de aves de postura principalmente, já que seus diferentes níveis populacionais em gaiolas influencia no bem-estar animal, na disponibilidade da ração comedouros, na facilidade do manejo, estresse, temperatura do ambiente, e outros. O experimento será conduzido no setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, Setor Sul do Campus Universitário em Manaus AM. Serão utilizadas 150 poedeiras da linhagem Dekalb com 44 semanas de idade, criadas sob idênticas condições de alimentação e manejo. A ração será confeccionada quinzenalmente na fábrica de ração do próprio setor, e armazenada em recipientes plásticos no galpão experimental, e terá 15,5% de proteína bruta, 2.750kcal /kg de energia, 4,2% de cálcio e 0,45% de fósforo disponível. O delineamento será inteiramente casualizado. Com total de três tratamentos e cinco repetições de 8, 10 e 12 aves cada.No último dia de cada ciclo(21 dias), serão analisadas as variáveis: Consumo de ração (g/ave/dia), conversão alimentar (kg/dz), e (kg/kg), produção de ovos(%), peso do ovo(g) e massa do ovo(g). Os dados coletados serão submetidos á análise de variância pelo Sistema para Análise Estatística e Genética e as médias dos tratamentos serão submetidas ao Teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-25
2016-09-23T14:58:15Z
2016-09-23T14:58:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1698
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Programa PIBIC 2009
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Programa PIBIC 2009
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061043413417984