Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro dos Reis Biase Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3779
Resumo: Recentes observações revelam que modelos matemáticos euclidianos, já muito bem estabelecidos e que procuram reproduzir a geometria da natureza, às vezes se apresentam incompletos e, em determinadas situações, inadequados. Especificamente, muitas das formas encontradas na natureza não são círculos, triângulos, esferas, poliedros ou retângulos. Enfim, não são simples curvas, superfícies ou sólidos, conforme definidos na geometria clássica de Euclides, cujos teoremas são destaque nos textos de geometria. Por construção, é possível explicar determinados fatos de maneira mais adequada em espaços de dimensão fracionária, que fogem do contexto euclidiano dando abertura para a descrição fractal do problema. No estudo acadêmico normal da Física, não é sequer tocado no assunto da possibilidade da descrição do fenômeno estar incompleta. Uma vez que as ferramentas matemáticas utilizadas estão comumente limitadas ao espaço euclidiano, características físicas que vão além disse limite não podem ser tratadas e muito menos previstas. A proposta deste trabalho é apresentar as características fractais naturais da natureza e aplicar os conceitos do formalismo da geometria fractal na obtenção de campos eletrostáticos e magnetostáticos supondo que suas fontes geradoras são distribuição fractais simples como o Conjunto de Cantor e o triângulo de Sierpinski.
id UFAM-1_7b44e4a3159d6238bee60c7f4ecc56af
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3779
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo EletromagnéticoFractais, EletromagnetismoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICARecentes observações revelam que modelos matemáticos euclidianos, já muito bem estabelecidos e que procuram reproduzir a geometria da natureza, às vezes se apresentam incompletos e, em determinadas situações, inadequados. Especificamente, muitas das formas encontradas na natureza não são círculos, triângulos, esferas, poliedros ou retângulos. Enfim, não são simples curvas, superfícies ou sólidos, conforme definidos na geometria clássica de Euclides, cujos teoremas são destaque nos textos de geometria. Por construção, é possível explicar determinados fatos de maneira mais adequada em espaços de dimensão fracionária, que fogem do contexto euclidiano dando abertura para a descrição fractal do problema. No estudo acadêmico normal da Física, não é sequer tocado no assunto da possibilidade da descrição do fenômeno estar incompleta. Uma vez que as ferramentas matemáticas utilizadas estão comumente limitadas ao espaço euclidiano, características físicas que vão além disse limite não podem ser tratadas e muito menos previstas. A proposta deste trabalho é apresentar as características fractais naturais da natureza e aplicar os conceitos do formalismo da geometria fractal na obtenção de campos eletrostáticos e magnetostáticos supondo que suas fontes geradoras são distribuição fractais simples como o Conjunto de Cantor e o triângulo de Sierpinski.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilFísicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMIgor Tavares PadilhaLeandro dos Reis Biase Gomes2016-09-23T15:39:27Z2016-09-23T15:39:27Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3779application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T21:23:01Zoai:localhost:prefix/3779Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T21:23:01Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
title Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
spellingShingle Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
Leandro dos Reis Biase Gomes
Fractais, Eletromagnetismo
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
title_short Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
title_full Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
title_fullStr Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
title_full_unstemmed Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
title_sort Efeito de Distribuições Fractais de Carga e Corrente no Campo Eletromagnético
author Leandro dos Reis Biase Gomes
author_facet Leandro dos Reis Biase Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Igor Tavares Padilha
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro dos Reis Biase Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Fractais, Eletromagnetismo
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
topic Fractais, Eletromagnetismo
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
description Recentes observações revelam que modelos matemáticos euclidianos, já muito bem estabelecidos e que procuram reproduzir a geometria da natureza, às vezes se apresentam incompletos e, em determinadas situações, inadequados. Especificamente, muitas das formas encontradas na natureza não são círculos, triângulos, esferas, poliedros ou retângulos. Enfim, não são simples curvas, superfícies ou sólidos, conforme definidos na geometria clássica de Euclides, cujos teoremas são destaque nos textos de geometria. Por construção, é possível explicar determinados fatos de maneira mais adequada em espaços de dimensão fracionária, que fogem do contexto euclidiano dando abertura para a descrição fractal do problema. No estudo acadêmico normal da Física, não é sequer tocado no assunto da possibilidade da descrição do fenômeno estar incompleta. Uma vez que as ferramentas matemáticas utilizadas estão comumente limitadas ao espaço euclidiano, características físicas que vão além disse limite não podem ser tratadas e muito menos previstas. A proposta deste trabalho é apresentar as características fractais naturais da natureza e aplicar os conceitos do formalismo da geometria fractal na obtenção de campos eletrostáticos e magnetostáticos supondo que suas fontes geradoras são distribuição fractais simples como o Conjunto de Cantor e o triângulo de Sierpinski.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:27Z
2016-09-23T15:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3779
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274287935586304