Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 |
Resumo: | Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning. |
id |
UFAM-1_81db9d3d905d48b065aca08d539c033f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6767 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de FísicaTeoria dos Campos ConceituaisConceptual Fields TheorySituaçõesSituationsAprendizagemLearningEnsino de FísicaTeaching PhysicsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICACIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICAFísica - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoConcept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning.A formação de conceitos, processo diretamente relacionado à construção de conhecimentos, tem sido alvo de diversas pesquisas no Brasil e no mundo. Neste trabalho, direciona-se às discussões para uma das teorias cognitivistas que apresentam modelos teóricos para a conceitualização do real. Trata-se da Teoria dos Campos Conceituais- TCC, elaborada por Gérard Vergnaud e apoiada nos princípios de Piaget e Vygotsky, que subsidia o professor na compreensão do processo de aquisição dos conceitos, bem como na construção dos campos conceituais. Elaborou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, que inicialmente reuniu informações acerca do ensino de Física atual, seus problemas e desafios, e as perspectivas metodológicas para um ensino significativo. Por fim, realizou-se a análise de três trabalhos da área de Física que, fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, implementaram atividades didáticas através de situações-problema com vistas em uma potencialização do ensino e da aprendizagem.2NãoBrasilICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)Itacoatiara (Am)Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - ItacoatiaraMeireles, Evelym Chaveshttp://lattes.cnpq.br/1050189712441812Silva, Lúcio Fabio Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/8596952901602143Martinez, Silvina GómezSilva, Fabrício ValentimMeireles, Emmely Ketlem Rosas2023-07-03T15:14:10Z2023-07-03T15:14:10Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-03T15:21:06Zoai:localhost:prefix/6767Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-07-03T15:21:06Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
spellingShingle |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física Meireles, Emmely Ketlem Rosas Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino |
title_short |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_full |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_fullStr |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
title_sort |
Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
author |
Meireles, Emmely Ketlem Rosas |
author_facet |
Meireles, Emmely Ketlem Rosas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meireles, Evelym Chaves http://lattes.cnpq.br/1050189712441812 Silva, Lúcio Fabio Pereira da http://lattes.cnpq.br/8596952901602143 Martinez, Silvina Gómez Silva, Fabrício Valentim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meireles, Emmely Ketlem Rosas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino |
topic |
Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino |
description |
Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-03T15:14:10Z 2023-07-03T15:14:10Z 2023-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 |
identifier_str_mv |
MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (Am) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (Am) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061061483528192 |