Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Emmely Ketlem Rosas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
Resumo: Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning.
id UFAM-1_81db9d3d905d48b065aca08d539c033f
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6767
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de FísicaTeoria dos Campos ConceituaisConceptual Fields TheorySituaçõesSituationsAprendizagemLearningEnsino de FísicaTeaching PhysicsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICACIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICAFísica - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoConcept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning.A formação de conceitos, processo diretamente relacionado à construção de conhecimentos, tem sido alvo de diversas pesquisas no Brasil e no mundo. Neste trabalho, direciona-se às discussões para uma das teorias cognitivistas que apresentam modelos teóricos para a conceitualização do real. Trata-se da Teoria dos Campos Conceituais- TCC, elaborada por Gérard Vergnaud e apoiada nos princípios de Piaget e Vygotsky, que subsidia o professor na compreensão do processo de aquisição dos conceitos, bem como na construção dos campos conceituais. Elaborou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, que inicialmente reuniu informações acerca do ensino de Física atual, seus problemas e desafios, e as perspectivas metodológicas para um ensino significativo. Por fim, realizou-se a análise de três trabalhos da área de Física que, fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, implementaram atividades didáticas através de situações-problema com vistas em uma potencialização do ensino e da aprendizagem.2NãoBrasilICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)Itacoatiara (Am)Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - ItacoatiaraMeireles, Evelym Chaveshttp://lattes.cnpq.br/1050189712441812Silva, Lúcio Fabio Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/8596952901602143Martinez, Silvina GómezSilva, Fabrício ValentimMeireles, Emmely Ketlem Rosas2023-07-03T15:14:10Z2023-07-03T15:14:10Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-03T15:21:06Zoai:localhost:prefix/6767Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-07-03T15:21:06Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
spellingShingle Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
Meireles, Emmely Ketlem Rosas
Teoria dos Campos Conceituais
Conceptual Fields Theory
Situações
Situations
Aprendizagem
Learning
Ensino de Física
Teaching Physics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
title_short Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_full Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_fullStr Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_full_unstemmed Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
title_sort Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
author Meireles, Emmely Ketlem Rosas
author_facet Meireles, Emmely Ketlem Rosas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meireles, Evelym Chaves
http://lattes.cnpq.br/1050189712441812
Silva, Lúcio Fabio Pereira da
http://lattes.cnpq.br/8596952901602143
Martinez, Silvina Gómez
Silva, Fabrício Valentim
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Emmely Ketlem Rosas
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos Campos Conceituais
Conceptual Fields Theory
Situações
Situations
Aprendizagem
Learning
Ensino de Física
Teaching Physics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
topic Teoria dos Campos Conceituais
Conceptual Fields Theory
Situações
Situations
Aprendizagem
Learning
Ensino de Física
Teaching Physics
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
description Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-03T15:14:10Z
2023-07-03T15:14:10Z
2023-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
identifier_str_mv MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
Itacoatiara (Am)
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
Itacoatiara (Am)
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061061483528192