Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Galdino da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263
Resumo: Esta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional.
id UFAM-1_8517e8e9e2fd570c091f12301ebd6e52
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4263
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAMCompetência LinguísticaSociolinguísticaEnsinoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMRaynice Geraldine Pereira da SilvaAmanda Galdino da Silva2016-09-23T15:45:00Z2016-09-23T15:45:00Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T18:38:16Zoai:localhost:prefix/4263Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T18:38:16Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
title Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
spellingShingle Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
Amanda Galdino da Silva
Competência Linguística
Sociolinguística
Ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
title_short Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
title_full Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
title_fullStr Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
title_full_unstemmed Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
title_sort Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
author Amanda Galdino da Silva
author_facet Amanda Galdino da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raynice Geraldine Pereira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Galdino da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Linguística
Sociolinguística
Ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
topic Competência Linguística
Sociolinguística
Ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description Esta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:45:00Z
2016-09-23T15:45:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061051017691136