Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional. |
id |
UFAM-1_8517e8e9e2fd570c091f12301ebd6e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/4263 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAMCompetência LinguísticaSociolinguísticaEnsinoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMRaynice Geraldine Pereira da SilvaAmanda Galdino da Silva2016-09-23T15:45:00Z2016-09-23T15:45:00Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T18:38:16Zoai:localhost:prefix/4263Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T18:38:16Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
title |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
spellingShingle |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM Amanda Galdino da Silva Competência Linguística Sociolinguística Ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
title_full |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
title_fullStr |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
title_full_unstemmed |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
title_sort |
Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
author |
Amanda Galdino da Silva |
author_facet |
Amanda Galdino da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raynice Geraldine Pereira da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amanda Galdino da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Linguística Sociolinguística Ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Competência Linguística Sociolinguística Ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Esta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 2016-09-23T15:45:00Z 2016-09-23T15:45:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274293028519936 |