Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calicchio, Fátima Christina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/705
Resumo: Ao refletirmos sobre ‘as falas’ de alguns escritores da mídia impressa, televisiva e digital, ao pensarmos sobre as conversas referentes à língua, em qualquer esfera da vida social, sobretudo, no curso de Letras e em cursos que incluem em suas matrizes curriculares a língua portuguesa, observamos que há um conceito homogêneo sobre a língua: no caso dos falantes da língua,  há uma concepção de que a língua limita-se ao falar e escrever bem, isto é, há uma noção de que as manifestações de nossa língua são sinônimas da materialização do formalismo linguístico. No âmbito de alguns cursos de ensino superior, especificamente, o curso de Letras e áreas afins em EaD, há uma expectativa de se aprender, exclusivamente, a norma, isto é, os graduandos possuem uma crença de que durante o curso de Letras ou os cursos que têm a disciplina de Língua Portuguesa, aprenderão ‘a língua’ e não ‘sobre a língua. Assim, o objetivo deste trabalho, assenta-se na tentativa de desconstruir o conceito de língua unívoca, a fim de evidenciar se a Sociolinguística Educacional pode funcionar, ou não, como uma ferramenta favorável à desconstrução da concepção de uma variedade tida como padrão, única, para que seja possível traçar pedagogias, livros, manuais e instruções sobre os estudos da língua aos alunos e professores de Letras e áreas afins no âmbito da EaD. Para tanto, este trabalho alia estudos Sociolinguísticos a estudos de natureza funcionalista.
id UFC-9_a0d4fdc2c21143a043091c6f5bebb0a4
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/705
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distânciaSociolinguísticaSociolinguística; Formalismo linguístico; Linguagem no EaDAo refletirmos sobre ‘as falas’ de alguns escritores da mídia impressa, televisiva e digital, ao pensarmos sobre as conversas referentes à língua, em qualquer esfera da vida social, sobretudo, no curso de Letras e em cursos que incluem em suas matrizes curriculares a língua portuguesa, observamos que há um conceito homogêneo sobre a língua: no caso dos falantes da língua,  há uma concepção de que a língua limita-se ao falar e escrever bem, isto é, há uma noção de que as manifestações de nossa língua são sinônimas da materialização do formalismo linguístico. No âmbito de alguns cursos de ensino superior, especificamente, o curso de Letras e áreas afins em EaD, há uma expectativa de se aprender, exclusivamente, a norma, isto é, os graduandos possuem uma crença de que durante o curso de Letras ou os cursos que têm a disciplina de Língua Portuguesa, aprenderão ‘a língua’ e não ‘sobre a língua. Assim, o objetivo deste trabalho, assenta-se na tentativa de desconstruir o conceito de língua unívoca, a fim de evidenciar se a Sociolinguística Educacional pode funcionar, ou não, como uma ferramenta favorável à desconstrução da concepção de uma variedade tida como padrão, única, para que seja possível traçar pedagogias, livros, manuais e instruções sobre os estudos da língua aos alunos e professores de Letras e áreas afins no âmbito da EaD. Para tanto, este trabalho alia estudos Sociolinguísticos a estudos de natureza funcionalista.Universidade Federal do CearáCalicchio, Fátima Christina2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/70510.22168/2237-6321.7.7.2.371-393Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-3932237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/705/483http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/downloadSuppFile/705/39Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T05:02:02Zoai:ojs.localhost:article/705Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-01-03T05:02:02Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
title Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
spellingShingle Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
Calicchio, Fátima Christina
Sociolinguística
Sociolinguística; Formalismo linguístico; Linguagem no EaD
title_short Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
title_full Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
title_fullStr Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
title_full_unstemmed Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
title_sort Crenças e atitudes linguísticas de alunos dos cursos da disciplina de língua portuguesa no âmbito da educação a distância
author Calicchio, Fátima Christina
author_facet Calicchio, Fátima Christina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Calicchio, Fátima Christina
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística
Sociolinguística; Formalismo linguístico; Linguagem no EaD
topic Sociolinguística
Sociolinguística; Formalismo linguístico; Linguagem no EaD
description Ao refletirmos sobre ‘as falas’ de alguns escritores da mídia impressa, televisiva e digital, ao pensarmos sobre as conversas referentes à língua, em qualquer esfera da vida social, sobretudo, no curso de Letras e em cursos que incluem em suas matrizes curriculares a língua portuguesa, observamos que há um conceito homogêneo sobre a língua: no caso dos falantes da língua,  há uma concepção de que a língua limita-se ao falar e escrever bem, isto é, há uma noção de que as manifestações de nossa língua são sinônimas da materialização do formalismo linguístico. No âmbito de alguns cursos de ensino superior, especificamente, o curso de Letras e áreas afins em EaD, há uma expectativa de se aprender, exclusivamente, a norma, isto é, os graduandos possuem uma crença de que durante o curso de Letras ou os cursos que têm a disciplina de Língua Portuguesa, aprenderão ‘a língua’ e não ‘sobre a língua. Assim, o objetivo deste trabalho, assenta-se na tentativa de desconstruir o conceito de língua unívoca, a fim de evidenciar se a Sociolinguística Educacional pode funcionar, ou não, como uma ferramenta favorável à desconstrução da concepção de uma variedade tida como padrão, única, para que seja possível traçar pedagogias, livros, manuais e instruções sobre os estudos da língua aos alunos e professores de Letras e áreas afins no âmbito da EaD. Para tanto, este trabalho alia estudos Sociolinguísticos a estudos de natureza funcionalista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/705
10.22168/2237-6321.7.7.2.371-393
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/705
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.7.7.2.371-393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/705/483
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/downloadSuppFile/705/39
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 371-393
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730547580928