Dessullfurização de combustível líquido empregando Zeólita do tipo ZMS-5 como adsorvente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Marinho Cavalcanti
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1440
Resumo: A remoção de enxofre (S) de combustíveis fósseis, motivada pelas novas especificações legais do teor de S (valores menores que 100 ppm) já vêm sendo implementadas desde 2006. Entretanto, o nível de exigência nacional e internacional para o arrefecimento da concentração de enxofre representa uma redução muito grande e dificilmente poderá ser atingida com a tecnologia convencional, já que para atingir tais patamares é necessário uma dessulfurização muito acentuada, ou seja, mais de 95% de conversão. Pesquisas recentes, visando uma redução de compostos sulfurados em combustíveis líquidos, principalmente em busca de geração de produtos menos agressivos à natureza e custos mais baixos que os da HDS, mostram destaque para o processo de adsorção, quer combinado ao hidrotratamento quer em substituição a este. O método da adsorção, utilizando materiais como zeólitas e carvões, baseia-se no princípio de que adsorventes específicos são capazes de seletivamente capturar compostos como tióis (mercaptanos), tiofenos e benzotiofenos, ainda presentes nas correntes efluentes dos sistemas de dessulfurização. Como as zeolitas apresentam propriedades de seletividade de forma e de adsorção, são candidatas atrativas para este processo. Testes preliminares com a zeolita ZSM-5 modificada com nióbio, mostraram uma maior interação do sólido com o tiofeno nas concentrações de 3,4% e 9,1% de Nb, sendo observado que em concentrações acima de 9,1% ocorre uma diminuição na adsorção de tiofeno, possivelmente devido à presença de uma monocamada de óxido de nióbio na superfície do suporte zeolítico. Especula-se também que nesses adsorventes a ligação de compostos tiofênicos ocorre seletivamente por complexação pi. Nesse sentido, o presente trabalho propõe investigar as propriedades de adsorventes zeolíticos modificados com nióbio em processos de dessulfurização, mediante a adsorção de tiofeno, esperando que, além da adsorção sobre a zeólita (pelas hidroxilas), ocorra uma interação do tiofeno com as espécies ativas de nióbia formadas na superfície do suporte zeolítico. No presente estudo, o tiofeno será utilizado como molécula modelo representativa dos compostos sulfurados em combustíveis automotivos.
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