Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caio Luiz da Silva Brasil
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3873
Resumo: Diversos exemplos têm sido estudados no curso introdutório de Física, onde temos desprezado a resistência do ar. Como primeiro exemplo que foi estudado pelo estudante, temos o problema do movimento dos projéteis no vácuo, onde os cálculos do tempo de vôo (To), alcance (Ro) e altura máxima (Ho) são os principais objetivos. Um problema clássico estudado na disciplina de física geral 2 no segundo período do curso de física é o movimento de um corpo preso a uma mola, de tal maneira que esta exerce uma força dada pela lei de Hooke que é proporcional (para pequena deformação) a deformação da mola. Sendo o corpo colocado numa mesa horizontal, sem atrito e na ausência da resistência do ar, ao darmos uma pequena deformação da mola de uma distância x=A (amplitude) e soltarmos percebemos que o corpo executa um movimento sobre a mesa de vai e vem (oscilatório) com uma frequência igual a w=(k/m)1/2, onde k é a constante da mola (depende das propriedades de que é feita a mola). O efeito da resistência do ar sobre este movimento faz com que no decorrer do tempo à coordenada x(t) decresça, e para certo intervalo de tempo cessa de vez o movimento. Este problema tem sido estudado, no caso em que a resistência do ar é proporcional à velocidade, no curso de física geral 2 do curso da graduação de física. Desejando analisar agora o caso em que o corpo ligado a mola faça um movimento cuja velocidade seja da ordem da velocidade da luz, temos da teoria da relatividade especial que a massa da partícula varia com a velocidade e desta maneira, na ausência de resistência do ar, uma solução aproximada e exata foram obtidas.
id UFAM-1_88a0b907ad904375ba9c5fb26fecf70b
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3873
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do arOscilador harmônicoRelatividadeResistência do arCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICADiversos exemplos têm sido estudados no curso introdutório de Física, onde temos desprezado a resistência do ar. Como primeiro exemplo que foi estudado pelo estudante, temos o problema do movimento dos projéteis no vácuo, onde os cálculos do tempo de vôo (To), alcance (Ro) e altura máxima (Ho) são os principais objetivos. Um problema clássico estudado na disciplina de física geral 2 no segundo período do curso de física é o movimento de um corpo preso a uma mola, de tal maneira que esta exerce uma força dada pela lei de Hooke que é proporcional (para pequena deformação) a deformação da mola. Sendo o corpo colocado numa mesa horizontal, sem atrito e na ausência da resistência do ar, ao darmos uma pequena deformação da mola de uma distância x=A (amplitude) e soltarmos percebemos que o corpo executa um movimento sobre a mesa de vai e vem (oscilatório) com uma frequência igual a w=(k/m)1/2, onde k é a constante da mola (depende das propriedades de que é feita a mola). O efeito da resistência do ar sobre este movimento faz com que no decorrer do tempo à coordenada x(t) decresça, e para certo intervalo de tempo cessa de vez o movimento. Este problema tem sido estudado, no caso em que a resistência do ar é proporcional à velocidade, no curso de física geral 2 do curso da graduação de física. Desejando analisar agora o caso em que o corpo ligado a mola faça um movimento cuja velocidade seja da ordem da velocidade da luz, temos da teoria da relatividade especial que a massa da partícula varia com a velocidade e desta maneira, na ausência de resistência do ar, uma solução aproximada e exata foram obtidas.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilFísicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMJosé Ricardo de SousaCaio Luiz da Silva Brasil2016-09-23T15:39:44Z2016-09-23T15:39:44Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3873application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T21:02:33Zoai:localhost:prefix/3873Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T21:02:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
title Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
spellingShingle Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
Caio Luiz da Silva Brasil
Oscilador harmônico
Relatividade
Resistência do ar
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
title_short Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
title_full Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
title_fullStr Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
title_full_unstemmed Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
title_sort Oscilador harmônico relativístico sob ação da resistência do ar
author Caio Luiz da Silva Brasil
author_facet Caio Luiz da Silva Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Ricardo de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caio Luiz da Silva Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Oscilador harmônico
Relatividade
Resistência do ar
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
topic Oscilador harmônico
Relatividade
Resistência do ar
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
description Diversos exemplos têm sido estudados no curso introdutório de Física, onde temos desprezado a resistência do ar. Como primeiro exemplo que foi estudado pelo estudante, temos o problema do movimento dos projéteis no vácuo, onde os cálculos do tempo de vôo (To), alcance (Ro) e altura máxima (Ho) são os principais objetivos. Um problema clássico estudado na disciplina de física geral 2 no segundo período do curso de física é o movimento de um corpo preso a uma mola, de tal maneira que esta exerce uma força dada pela lei de Hooke que é proporcional (para pequena deformação) a deformação da mola. Sendo o corpo colocado numa mesa horizontal, sem atrito e na ausência da resistência do ar, ao darmos uma pequena deformação da mola de uma distância x=A (amplitude) e soltarmos percebemos que o corpo executa um movimento sobre a mesa de vai e vem (oscilatório) com uma frequência igual a w=(k/m)1/2, onde k é a constante da mola (depende das propriedades de que é feita a mola). O efeito da resistência do ar sobre este movimento faz com que no decorrer do tempo à coordenada x(t) decresça, e para certo intervalo de tempo cessa de vez o movimento. Este problema tem sido estudado, no caso em que a resistência do ar é proporcional à velocidade, no curso de física geral 2 do curso da graduação de física. Desejando analisar agora o caso em que o corpo ligado a mola faça um movimento cuja velocidade seja da ordem da velocidade da luz, temos da teoria da relatividade especial que a massa da partícula varia com a velocidade e desta maneira, na ausência de resistência do ar, uma solução aproximada e exata foram obtidas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:44Z
2016-09-23T15:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3873
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Física
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274289338580992