Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3385 |
Resumo: | O presente trabalho pretende caracterizar o perfil socioeconômico e desenvolver uma análise crítica, confrontando os dados coletados com o perfil apresentado no documento base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Quanto ao referencial teórico recorre a autores como Marx, Mészaros, Richard Sennett, Iamamoto e Martinelli. Buscar-se-á realizar uma pesquisa qualitativa, numa abordagem fenomenológica hermenêutica. Para coleta de dados, utilizar-se-á questionários com questões fechadas e abertas, os quais deverão ser pré-testados, possibilitando o recolhimento de informações pertinentes a pesquisa. Ainda será feita análise documental de relatórios socioeconômicos. Tendo como perfil tradicional sujeitos marginais ao sistema, população desfavorecida nos aspectos sociais, e ainda jovens com distorções idade-série e idade-conclusão, a EJA, para ter suas políticas efetivamente concretizadas, necessita considerar em seus modelos pedagógicos as peculiaridades dessa demanda. O desafio é que se pretende reconhecer as implicações geradas por situações socioeconômicas aos estudantes do curso de Eletrônica do PROEJA (CMDI IFAM), estabelecendo relações com suas trajetórias escolares através de análise crítica, identificando situações socioeconômicas desfavoráveis ao bom desempenho escolar e sugerindo estratégias viáveis para permanência dos alunos até a conclusão do curso. |
id |
UFAM-1_8de2bce0d1c38bcf8379c0a27c35b593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/3385 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito IndustrialPROEJA, Técnico e EducaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente trabalho pretende caracterizar o perfil socioeconômico e desenvolver uma análise crítica, confrontando os dados coletados com o perfil apresentado no documento base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Quanto ao referencial teórico recorre a autores como Marx, Mészaros, Richard Sennett, Iamamoto e Martinelli. Buscar-se-á realizar uma pesquisa qualitativa, numa abordagem fenomenológica hermenêutica. Para coleta de dados, utilizar-se-á questionários com questões fechadas e abertas, os quais deverão ser pré-testados, possibilitando o recolhimento de informações pertinentes a pesquisa. Ainda será feita análise documental de relatórios socioeconômicos. Tendo como perfil tradicional sujeitos marginais ao sistema, população desfavorecida nos aspectos sociais, e ainda jovens com distorções idade-série e idade-conclusão, a EJA, para ter suas políticas efetivamente concretizadas, necessita considerar em seus modelos pedagógicos as peculiaridades dessa demanda. O desafio é que se pretende reconhecer as implicações geradas por situações socioeconômicas aos estudantes do curso de Eletrônica do PROEJA (CMDI IFAM), estabelecendo relações com suas trajetórias escolares através de análise crítica, identificando situações socioeconômicas desfavoráveis ao bom desempenho escolar e sugerindo estratégias viáveis para permanência dos alunos até a conclusão do curso.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2012UFAMSelma Suely Baçal de OliveiraIrlândia Araujo de Vasconcelos2016-09-23T15:26:46Z2016-09-23T15:26:46Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3385application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T19:54:22Zoai:localhost:prefix/3385Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T19:54:22Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial |
title |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial |
spellingShingle |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial Irlândia Araujo de Vasconcelos PROEJA, Técnico e Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial |
title_full |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial |
title_fullStr |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial |
title_sort |
Análise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial |
author |
Irlândia Araujo de Vasconcelos |
author_facet |
Irlândia Araujo de Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Selma Suely Baçal de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Irlândia Araujo de Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA, Técnico e Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
PROEJA, Técnico e Educação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O presente trabalho pretende caracterizar o perfil socioeconômico e desenvolver uma análise crítica, confrontando os dados coletados com o perfil apresentado no documento base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Quanto ao referencial teórico recorre a autores como Marx, Mészaros, Richard Sennett, Iamamoto e Martinelli. Buscar-se-á realizar uma pesquisa qualitativa, numa abordagem fenomenológica hermenêutica. Para coleta de dados, utilizar-se-á questionários com questões fechadas e abertas, os quais deverão ser pré-testados, possibilitando o recolhimento de informações pertinentes a pesquisa. Ainda será feita análise documental de relatórios socioeconômicos. Tendo como perfil tradicional sujeitos marginais ao sistema, população desfavorecida nos aspectos sociais, e ainda jovens com distorções idade-série e idade-conclusão, a EJA, para ter suas políticas efetivamente concretizadas, necessita considerar em seus modelos pedagógicos as peculiaridades dessa demanda. O desafio é que se pretende reconhecer as implicações geradas por situações socioeconômicas aos estudantes do curso de Eletrônica do PROEJA (CMDI IFAM), estabelecendo relações com suas trajetórias escolares através de análise crítica, identificando situações socioeconômicas desfavoráveis ao bom desempenho escolar e sugerindo estratégias viáveis para permanência dos alunos até a conclusão do curso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 2016-09-23T15:26:46Z 2016-09-23T15:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3385 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061048283004928 |