A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4289 |
Resumo: | Lope de Vega (Madrid, 1562- id., 1635) representante do teatro barroco - estilo artístico que floresceu em Europa, principalmente em Itália e Espanha-, no início do século XVII (1609) escreveu um novo conceito para o teatro da época. Escreveu o ensaio: Arte Nuevo de hacer comedias, pois o conceito de teatro já estabelecido por grandes nomes como Cervantes não compreendia o teatro popular, assim Lope quis mostrar aos estudiosos da época outra estrutura teatral, isso baseado na sua experiência de vida como teatrólogo e poeta. Fuenteovejuna é considerada umas de suas obras primas, nela estão todos os preceitos contidos no Arte Nuevo. A obra escrita em castelhano pode ser classificada como histórica (baseada em fatos ocorridos na cidade de Fuenteovejuna Espanha). Também, observa-se a temática trabalhada por Lope em suas obras: amor e a honra. É importante ressaltar a importância que Lope dá as mulheres em suas obras, e que se pode confirmar em Fuenteovejuna onde em três atos retrata à sua maneira a historia dessa cidade que dá nome a sua obra. Além do mais, denuncia as injustiças, dá importante lugar a defesa da honra e a participação feminina e coletiva. |
id |
UFAM-1_96c0cf5aea20871a944f680c1020880a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/4289 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente OvejunaLope de VegaFuente OvejunaTeatro espanholLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESLope de Vega (Madrid, 1562- id., 1635) representante do teatro barroco - estilo artístico que floresceu em Europa, principalmente em Itália e Espanha-, no início do século XVII (1609) escreveu um novo conceito para o teatro da época. Escreveu o ensaio: Arte Nuevo de hacer comedias, pois o conceito de teatro já estabelecido por grandes nomes como Cervantes não compreendia o teatro popular, assim Lope quis mostrar aos estudiosos da época outra estrutura teatral, isso baseado na sua experiência de vida como teatrólogo e poeta. Fuenteovejuna é considerada umas de suas obras primas, nela estão todos os preceitos contidos no Arte Nuevo. A obra escrita em castelhano pode ser classificada como histórica (baseada em fatos ocorridos na cidade de Fuenteovejuna Espanha). Também, observa-se a temática trabalhada por Lope em suas obras: amor e a honra. É importante ressaltar a importância que Lope dá as mulheres em suas obras, e que se pode confirmar em Fuenteovejuna onde em três atos retrata à sua maneira a historia dessa cidade que dá nome a sua obra. Além do mais, denuncia as injustiças, dá importante lugar a defesa da honra e a participação feminina e coletiva.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilLínguas e Literaturas EstrangeirasInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMEsteban Reyes CeledónFranciane de Araújo Soares2016-09-23T15:45:05Z2016-09-23T15:45:05Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4289application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T18:47:10Zoai:localhost:prefix/4289Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T18:47:10Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
spellingShingle |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna Franciane de Araújo Soares Lope de Vega Fuente Ovejuna Teatro espanhol LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_full |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_fullStr |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_full_unstemmed |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
title_sort |
A relevância do Teatro de Lope de Vega segundo Fuente Ovejuna |
author |
Franciane de Araújo Soares |
author_facet |
Franciane de Araújo Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteban Reyes Celedón |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franciane de Araújo Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lope de Vega Fuente Ovejuna Teatro espanhol LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Lope de Vega Fuente Ovejuna Teatro espanhol LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Lope de Vega (Madrid, 1562- id., 1635) representante do teatro barroco - estilo artístico que floresceu em Europa, principalmente em Itália e Espanha-, no início do século XVII (1609) escreveu um novo conceito para o teatro da época. Escreveu o ensaio: Arte Nuevo de hacer comedias, pois o conceito de teatro já estabelecido por grandes nomes como Cervantes não compreendia o teatro popular, assim Lope quis mostrar aos estudiosos da época outra estrutura teatral, isso baseado na sua experiência de vida como teatrólogo e poeta. Fuenteovejuna é considerada umas de suas obras primas, nela estão todos os preceitos contidos no Arte Nuevo. A obra escrita em castelhano pode ser classificada como histórica (baseada em fatos ocorridos na cidade de Fuenteovejuna Espanha). Também, observa-se a temática trabalhada por Lope em suas obras: amor e a honra. É importante ressaltar a importância que Lope dá as mulheres em suas obras, e que se pode confirmar em Fuenteovejuna onde em três atos retrata à sua maneira a historia dessa cidade que dá nome a sua obra. Além do mais, denuncia as injustiças, dá importante lugar a defesa da honra e a participação feminina e coletiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 2016-09-23T15:45:05Z 2016-09-23T15:45:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4289 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Línguas e Literaturas Estrangeiras Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Línguas e Literaturas Estrangeiras Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274293052637184 |