Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica Monteiro da Silva e Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195
Resumo: Busca-se através deste processo de investigação científica, demonstrar ferramentas estratégicas emergentes que possibilitem aos empresários a calcularem seus preços de vendas com maior margem de segurança, apoiando-se em critérios técnico-comerciais sólidos e transparentes. Somente a partir de uma atualização técnica de formação de preço e da criação de uma Política de Formação de Preços que envolva a organização através de esforços dentro de um ciclo de gestão empresarial, o empresariado poderá obter ferramentas que facilitem a tomada de decisões gerenciais importantes que garantam simultaneamente a competitividade e lucratividade dos negócios. Observa-se, no entanto, que não somente as micro e pequenas empresas utilizam-se pouco deste serviço, existindo inclusive pouca bibliografia acerca da Formação de Preço de Vendas com foco nas empresas dos mais variados portes. Dados de pesquisa destacam a importância das empresas deste segmento na economia brasileira, que respondem por 99% do total de empresas constituídas e absorvendo aproximadamente 56% da mão-de-obra nacional,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, inúmeros dados estatísticos abordam a relevância do assunto, os resultados da pesquisa realizada pelo SEBRAE-SC(2004) sobre mortalidade de empresas e seus fatores condicionantes, destacando o montante das empresas, mostrando que de 1.104 empresas abertas, 534 estavam fechadas, perfazendo um total de 48,37%de taxa de mortalidade. Quanto a classificação metodológica da Pesquisa, classifica-se como descritiva, pois conforme Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) uma pesquisa é considerada descritiva quando possui como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno. Andrade (2002) apud Cruz, Marques, Silva e Cogan (2010, p.8) salienta que: esse tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, sem a interferência do pesquisador . Segundo Vergara (2009) apud Walter (2010, p.158) a pesquisa descritiva: pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação . No que tange aos procedimentos metodológicos, ou seja, a maneira como será conduzida a pesquisa afim da obtenção dos dados deste estudo, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pois segundo Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) este tipo de procedimento: tem como direcionador a ideia de pautar seu desenvolvimento sobre material bibliográfico já elaborado, principalmente livros e artigos científicos .
id UFAM-1_97582764fd2734b1ca4108250948e03a
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4195
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Política de Formação de Preço de venda: Gestão do LucroPolítica de Formação de Preço de vendaGestão do LucroCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEISBusca-se através deste processo de investigação científica, demonstrar ferramentas estratégicas emergentes que possibilitem aos empresários a calcularem seus preços de vendas com maior margem de segurança, apoiando-se em critérios técnico-comerciais sólidos e transparentes. Somente a partir de uma atualização técnica de formação de preço e da criação de uma Política de Formação de Preços que envolva a organização através de esforços dentro de um ciclo de gestão empresarial, o empresariado poderá obter ferramentas que facilitem a tomada de decisões gerenciais importantes que garantam simultaneamente a competitividade e lucratividade dos negócios. Observa-se, no entanto, que não somente as micro e pequenas empresas utilizam-se pouco deste serviço, existindo inclusive pouca bibliografia acerca da Formação de Preço de Vendas com foco nas empresas dos mais variados portes. Dados de pesquisa destacam a importância das empresas deste segmento na economia brasileira, que respondem por 99% do total de empresas constituídas e absorvendo aproximadamente 56% da mão-de-obra nacional,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, inúmeros dados estatísticos abordam a relevância do assunto, os resultados da pesquisa realizada pelo SEBRAE-SC(2004) sobre mortalidade de empresas e seus fatores condicionantes, destacando o montante das empresas, mostrando que de 1.104 empresas abertas, 534 estavam fechadas, perfazendo um total de 48,37%de taxa de mortalidade. Quanto a classificação metodológica da Pesquisa, classifica-se como descritiva, pois conforme Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) uma pesquisa é considerada descritiva quando possui como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno. Andrade (2002) apud Cruz, Marques, Silva e Cogan (2010, p.8) salienta que: esse tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, sem a interferência do pesquisador . Segundo Vergara (2009) apud Walter (2010, p.158) a pesquisa descritiva: pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação . No que tange aos procedimentos metodológicos, ou seja, a maneira como será conduzida a pesquisa afim da obtenção dos dados deste estudo, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pois segundo Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) este tipo de procedimento: tem como direcionador a ideia de pautar seu desenvolvimento sobre material bibliográfico já elaborado, principalmente livros e artigos científicos .FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências SociaisInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMArnaldo Donisete de SouzaJéssica Monteiro da Silva e Silva2016-09-23T15:41:11Z2016-09-23T15:41:11Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T17:01:47Zoai:localhost:prefix/4195Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T17:01:47Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
title Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
spellingShingle Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
Jéssica Monteiro da Silva e Silva
Política de Formação de Preço de venda
Gestão do Lucro
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
title_full Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
title_fullStr Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
title_full_unstemmed Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
title_sort Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
author Jéssica Monteiro da Silva e Silva
author_facet Jéssica Monteiro da Silva e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnaldo Donisete de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Jéssica Monteiro da Silva e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Formação de Preço de venda
Gestão do Lucro
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Política de Formação de Preço de venda
Gestão do Lucro
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description Busca-se através deste processo de investigação científica, demonstrar ferramentas estratégicas emergentes que possibilitem aos empresários a calcularem seus preços de vendas com maior margem de segurança, apoiando-se em critérios técnico-comerciais sólidos e transparentes. Somente a partir de uma atualização técnica de formação de preço e da criação de uma Política de Formação de Preços que envolva a organização através de esforços dentro de um ciclo de gestão empresarial, o empresariado poderá obter ferramentas que facilitem a tomada de decisões gerenciais importantes que garantam simultaneamente a competitividade e lucratividade dos negócios. Observa-se, no entanto, que não somente as micro e pequenas empresas utilizam-se pouco deste serviço, existindo inclusive pouca bibliografia acerca da Formação de Preço de Vendas com foco nas empresas dos mais variados portes. Dados de pesquisa destacam a importância das empresas deste segmento na economia brasileira, que respondem por 99% do total de empresas constituídas e absorvendo aproximadamente 56% da mão-de-obra nacional,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, inúmeros dados estatísticos abordam a relevância do assunto, os resultados da pesquisa realizada pelo SEBRAE-SC(2004) sobre mortalidade de empresas e seus fatores condicionantes, destacando o montante das empresas, mostrando que de 1.104 empresas abertas, 534 estavam fechadas, perfazendo um total de 48,37%de taxa de mortalidade. Quanto a classificação metodológica da Pesquisa, classifica-se como descritiva, pois conforme Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) uma pesquisa é considerada descritiva quando possui como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno. Andrade (2002) apud Cruz, Marques, Silva e Cogan (2010, p.8) salienta que: esse tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, sem a interferência do pesquisador . Segundo Vergara (2009) apud Walter (2010, p.158) a pesquisa descritiva: pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação . No que tange aos procedimentos metodológicos, ou seja, a maneira como será conduzida a pesquisa afim da obtenção dos dados deste estudo, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pois segundo Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) este tipo de procedimento: tem como direcionador a ideia de pautar seu desenvolvimento sobre material bibliográfico já elaborado, principalmente livros e artigos científicos .
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:41:11Z
2016-09-23T15:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Sociais
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Sociais
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274291874037760