Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195 |
Resumo: | Busca-se através deste processo de investigação científica, demonstrar ferramentas estratégicas emergentes que possibilitem aos empresários a calcularem seus preços de vendas com maior margem de segurança, apoiando-se em critérios técnico-comerciais sólidos e transparentes. Somente a partir de uma atualização técnica de formação de preço e da criação de uma Política de Formação de Preços que envolva a organização através de esforços dentro de um ciclo de gestão empresarial, o empresariado poderá obter ferramentas que facilitem a tomada de decisões gerenciais importantes que garantam simultaneamente a competitividade e lucratividade dos negócios. Observa-se, no entanto, que não somente as micro e pequenas empresas utilizam-se pouco deste serviço, existindo inclusive pouca bibliografia acerca da Formação de Preço de Vendas com foco nas empresas dos mais variados portes. Dados de pesquisa destacam a importância das empresas deste segmento na economia brasileira, que respondem por 99% do total de empresas constituídas e absorvendo aproximadamente 56% da mão-de-obra nacional,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, inúmeros dados estatísticos abordam a relevância do assunto, os resultados da pesquisa realizada pelo SEBRAE-SC(2004) sobre mortalidade de empresas e seus fatores condicionantes, destacando o montante das empresas, mostrando que de 1.104 empresas abertas, 534 estavam fechadas, perfazendo um total de 48,37%de taxa de mortalidade. Quanto a classificação metodológica da Pesquisa, classifica-se como descritiva, pois conforme Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) uma pesquisa é considerada descritiva quando possui como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno. Andrade (2002) apud Cruz, Marques, Silva e Cogan (2010, p.8) salienta que: esse tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, sem a interferência do pesquisador . Segundo Vergara (2009) apud Walter (2010, p.158) a pesquisa descritiva: pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação . No que tange aos procedimentos metodológicos, ou seja, a maneira como será conduzida a pesquisa afim da obtenção dos dados deste estudo, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pois segundo Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) este tipo de procedimento: tem como direcionador a ideia de pautar seu desenvolvimento sobre material bibliográfico já elaborado, principalmente livros e artigos científicos . |
id |
UFAM-1_97582764fd2734b1ca4108250948e03a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/4195 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do LucroPolítica de Formação de Preço de vendaGestão do LucroCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEISBusca-se através deste processo de investigação científica, demonstrar ferramentas estratégicas emergentes que possibilitem aos empresários a calcularem seus preços de vendas com maior margem de segurança, apoiando-se em critérios técnico-comerciais sólidos e transparentes. Somente a partir de uma atualização técnica de formação de preço e da criação de uma Política de Formação de Preços que envolva a organização através de esforços dentro de um ciclo de gestão empresarial, o empresariado poderá obter ferramentas que facilitem a tomada de decisões gerenciais importantes que garantam simultaneamente a competitividade e lucratividade dos negócios. Observa-se, no entanto, que não somente as micro e pequenas empresas utilizam-se pouco deste serviço, existindo inclusive pouca bibliografia acerca da Formação de Preço de Vendas com foco nas empresas dos mais variados portes. Dados de pesquisa destacam a importância das empresas deste segmento na economia brasileira, que respondem por 99% do total de empresas constituídas e absorvendo aproximadamente 56% da mão-de-obra nacional,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, inúmeros dados estatísticos abordam a relevância do assunto, os resultados da pesquisa realizada pelo SEBRAE-SC(2004) sobre mortalidade de empresas e seus fatores condicionantes, destacando o montante das empresas, mostrando que de 1.104 empresas abertas, 534 estavam fechadas, perfazendo um total de 48,37%de taxa de mortalidade. Quanto a classificação metodológica da Pesquisa, classifica-se como descritiva, pois conforme Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) uma pesquisa é considerada descritiva quando possui como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno. Andrade (2002) apud Cruz, Marques, Silva e Cogan (2010, p.8) salienta que: esse tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, sem a interferência do pesquisador . Segundo Vergara (2009) apud Walter (2010, p.158) a pesquisa descritiva: pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação . No que tange aos procedimentos metodológicos, ou seja, a maneira como será conduzida a pesquisa afim da obtenção dos dados deste estudo, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pois segundo Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) este tipo de procedimento: tem como direcionador a ideia de pautar seu desenvolvimento sobre material bibliográfico já elaborado, principalmente livros e artigos científicos .FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências SociaisInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMArnaldo Donisete de SouzaJéssica Monteiro da Silva e Silva2016-09-23T15:41:11Z2016-09-23T15:41:11Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T17:01:47Zoai:localhost:prefix/4195Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T17:01:47Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro |
title |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro |
spellingShingle |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro Jéssica Monteiro da Silva e Silva Política de Formação de Preço de venda Gestão do Lucro CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro |
title_full |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro |
title_fullStr |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro |
title_full_unstemmed |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro |
title_sort |
Política de Formação de Preço de venda: Gestão do Lucro |
author |
Jéssica Monteiro da Silva e Silva |
author_facet |
Jéssica Monteiro da Silva e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arnaldo Donisete de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jéssica Monteiro da Silva e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de Formação de Preço de venda Gestão do Lucro CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Política de Formação de Preço de venda Gestão do Lucro CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
Busca-se através deste processo de investigação científica, demonstrar ferramentas estratégicas emergentes que possibilitem aos empresários a calcularem seus preços de vendas com maior margem de segurança, apoiando-se em critérios técnico-comerciais sólidos e transparentes. Somente a partir de uma atualização técnica de formação de preço e da criação de uma Política de Formação de Preços que envolva a organização através de esforços dentro de um ciclo de gestão empresarial, o empresariado poderá obter ferramentas que facilitem a tomada de decisões gerenciais importantes que garantam simultaneamente a competitividade e lucratividade dos negócios. Observa-se, no entanto, que não somente as micro e pequenas empresas utilizam-se pouco deste serviço, existindo inclusive pouca bibliografia acerca da Formação de Preço de Vendas com foco nas empresas dos mais variados portes. Dados de pesquisa destacam a importância das empresas deste segmento na economia brasileira, que respondem por 99% do total de empresas constituídas e absorvendo aproximadamente 56% da mão-de-obra nacional,segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, inúmeros dados estatísticos abordam a relevância do assunto, os resultados da pesquisa realizada pelo SEBRAE-SC(2004) sobre mortalidade de empresas e seus fatores condicionantes, destacando o montante das empresas, mostrando que de 1.104 empresas abertas, 534 estavam fechadas, perfazendo um total de 48,37%de taxa de mortalidade. Quanto a classificação metodológica da Pesquisa, classifica-se como descritiva, pois conforme Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) uma pesquisa é considerada descritiva quando possui como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno. Andrade (2002) apud Cruz, Marques, Silva e Cogan (2010, p.8) salienta que: esse tipo de pesquisa preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, sem a interferência do pesquisador . Segundo Vergara (2009) apud Walter (2010, p.158) a pesquisa descritiva: pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação . No que tange aos procedimentos metodológicos, ou seja, a maneira como será conduzida a pesquisa afim da obtenção dos dados deste estudo, esta pesquisa é caracterizada como bibliográfica, pois segundo Gil (1999) apud Moura, Dallabona e Lavarda (2010, p.8) este tipo de procedimento: tem como direcionador a ideia de pautar seu desenvolvimento sobre material bibliográfico já elaborado, principalmente livros e artigos científicos . |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 2016-09-23T15:41:11Z 2016-09-23T15:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Ciências Sociais Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Ciências Sociais Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274291874037760 |