Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anik de Souza Kodra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2036
Resumo: A arraia Potamotrygon aff. histrix é endêmica da bacia do rio Negro. Habita preferencialmente as águas ácidas dos igapós com folhiços submersos, e ocasionalmente é capturada nos rios Demini e Branco. Com base nas diferenças físico-químicas entre os rios Negro e Branco, a hipótese da barreira hidrográfica do rio Branco será investigada do ponto vista osmorregulatório. Para tanto, exemplares de Potamotrygon sp. (arraia cururu) serão capturadas no rio Negro e serão expostos às águas do rio Branco. Após isso, os íons Na+, K+, Ca+2 e Cl-, além da uréia e osmolalidade serão analisados no plasma. Os resultados serão interpretados com base na teoria da barreia hidrológica, na qual os rios com características físicas e químicas distintas agem como barreiras delimitando a distribuição geográfica das espécies.
id UFAM-1_9a59b3067edb3bc1781af99c0790e339
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2036
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)Barreira hidrologicaPotamotrygon spOsmorregulaçãoCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIAA arraia Potamotrygon aff. histrix é endêmica da bacia do rio Negro. Habita preferencialmente as águas ácidas dos igapós com folhiços submersos, e ocasionalmente é capturada nos rios Demini e Branco. Com base nas diferenças físico-químicas entre os rios Negro e Branco, a hipótese da barreira hidrográfica do rio Branco será investigada do ponto vista osmorregulatório. Para tanto, exemplares de Potamotrygon sp. (arraia cururu) serão capturadas no rio Negro e serão expostos às águas do rio Branco. Após isso, os íons Na+, K+, Ca+2 e Cl-, além da uréia e osmolalidade serão analisados no plasma. Os resultados serão interpretados com base na teoria da barreia hidrológica, na qual os rios com características físicas e químicas distintas agem como barreiras delimitando a distribuição geográfica das espécies.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências MorfológicaInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2010UFAMWallice Luiz Paxiúba DuncanSandrelly Oliveira InomataThaís de Almeida Corrêa NogueiraAnik de Souza Kodra2016-09-23T15:11:51Z2016-09-23T15:11:51Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2036application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T14:44:09Zoai:localhost:prefix/2036Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T14:44:09Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
title Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
spellingShingle Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
Anik de Souza Kodra
Barreira hidrologica
Potamotrygon sp
Osmorregulação
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
title_short Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
title_full Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
title_fullStr Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
title_full_unstemmed Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
title_sort Testando a hipótese da barreira hidrográfica: estudo dos efeitos da exposição à água do Rio Branco sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)
author Anik de Souza Kodra
author_facet Anik de Souza Kodra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wallice Luiz Paxiúba Duncan
Sandrelly Oliveira Inomata
Thaís de Almeida Corrêa Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Anik de Souza Kodra
dc.subject.por.fl_str_mv Barreira hidrologica
Potamotrygon sp
Osmorregulação
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
topic Barreira hidrologica
Potamotrygon sp
Osmorregulação
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
description A arraia Potamotrygon aff. histrix é endêmica da bacia do rio Negro. Habita preferencialmente as águas ácidas dos igapós com folhiços submersos, e ocasionalmente é capturada nos rios Demini e Branco. Com base nas diferenças físico-químicas entre os rios Negro e Branco, a hipótese da barreira hidrográfica do rio Branco será investigada do ponto vista osmorregulatório. Para tanto, exemplares de Potamotrygon sp. (arraia cururu) serão capturadas no rio Negro e serão expostos às águas do rio Branco. Após isso, os íons Na+, K+, Ca+2 e Cl-, além da uréia e osmolalidade serão analisados no plasma. Os resultados serão interpretados com base na teoria da barreia hidrológica, na qual os rios com características físicas e químicas distintas agem como barreiras delimitando a distribuição geográfica das espécies.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2016-09-23T15:11:51Z
2016-09-23T15:11:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2036
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274268054585344