Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jessyca Mikaelly Benchimol de Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2661
Resumo: Em Manaus, a partir de meados da década de 90 (século XX), se intensificam os trabalhos relacionados ao estudo de voçorocas. Sendo realizados desde trabalhos de conclusão de curso, relatórios de iniciação científica, artigos, dissertações e teses (VIEIRA e LIMA, 1995; VIEIRA, 1996; 1998; 1999; NAVA, 1999; LIMA, 1999; VIEIRA, 2002; SANTOS JUNIOR, 2002; VIEIRA et al, 2004; MUNIZ et al, 2004, VIEIRA e ALBUQUERQUE, 2004, MOLINARI e VIEIRA, 2004; VIEIRA, 2008; entre outros). Entretanto, poucos trabalhos têm sido realizados a respeito de movimentos de massa, exceto quando são descritos como mecanismo de retrabalhamento das voçorocas (VIEIRA e MOLINARI, 2005). Em ambos os casos há uma necessidade de detalhar os problemas gerados por esses dois processos, descrevendo assim os impactos ambientais, urbanos e sociais. Para isso, foram escolhidas as microbacias Colônia Antônio Aleixo e Boa Vista. A escolha por essas, deveu-se ao fato de que de um total de 91 voçorocas cadastradas em 2006, 56 estavam localizadas nessas duas microbacias (VIEIRA, 2008). Assim, torna-se importante discutir a respeito dos impactos gerados por essas feições e responder a seguinte questão: qual a dimensão dos impactos relacionados às voçorocas e movimentos de massa nessas duas bacias? O objetivo desde trabalho está centrado em caracterizar os impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo. Dentre os quais os objetivos específicos: fazer um mapeamento dos tipos de movimentos de massa e as voçorocas existentes na área; descrever os impactos ambientais gerados pela existência das voçorocas e pelos movimentos de massa nas duas microbacias; calcular os danos monetários relacionados aos impactos urbanos gerados pelos movimentos de massa e voçorocamentos; caracterizar os impactos sociais relacionados a esses dois processos. E ao final comparar essas microbacias no que concerne aos impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados ao surgimento de voçorocas e movimentos de massa.
id UFAM-1_9b14d25dcf8a042deff5ee43712c134e
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2661
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)ImpactosMovimentos de massaVoçorocasCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAEm Manaus, a partir de meados da década de 90 (século XX), se intensificam os trabalhos relacionados ao estudo de voçorocas. Sendo realizados desde trabalhos de conclusão de curso, relatórios de iniciação científica, artigos, dissertações e teses (VIEIRA e LIMA, 1995; VIEIRA, 1996; 1998; 1999; NAVA, 1999; LIMA, 1999; VIEIRA, 2002; SANTOS JUNIOR, 2002; VIEIRA et al, 2004; MUNIZ et al, 2004, VIEIRA e ALBUQUERQUE, 2004, MOLINARI e VIEIRA, 2004; VIEIRA, 2008; entre outros). Entretanto, poucos trabalhos têm sido realizados a respeito de movimentos de massa, exceto quando são descritos como mecanismo de retrabalhamento das voçorocas (VIEIRA e MOLINARI, 2005). Em ambos os casos há uma necessidade de detalhar os problemas gerados por esses dois processos, descrevendo assim os impactos ambientais, urbanos e sociais. Para isso, foram escolhidas as microbacias Colônia Antônio Aleixo e Boa Vista. A escolha por essas, deveu-se ao fato de que de um total de 91 voçorocas cadastradas em 2006, 56 estavam localizadas nessas duas microbacias (VIEIRA, 2008). Assim, torna-se importante discutir a respeito dos impactos gerados por essas feições e responder a seguinte questão: qual a dimensão dos impactos relacionados às voçorocas e movimentos de massa nessas duas bacias? O objetivo desde trabalho está centrado em caracterizar os impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo. Dentre os quais os objetivos específicos: fazer um mapeamento dos tipos de movimentos de massa e as voçorocas existentes na área; descrever os impactos ambientais gerados pela existência das voçorocas e pelos movimentos de massa nas duas microbacias; calcular os danos monetários relacionados aos impactos urbanos gerados pelos movimentos de massa e voçorocamentos; caracterizar os impactos sociais relacionados a esses dois processos. E ao final comparar essas microbacias no que concerne aos impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados ao surgimento de voçorocas e movimentos de massa.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeografiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2011UFAMAntonio Fabio Sabbá Guimarães VieiraJessyca Mikaelly Benchimol de Andrade2016-09-23T15:20:48Z2016-09-23T15:20:48Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2661application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-17T20:04:56Zoai:localhost:prefix/2661Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T20:04:56Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
title Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
spellingShingle Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
Jessyca Mikaelly Benchimol de Andrade
Impactos
Movimentos de massa
Voçorocas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
title_full Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
title_fullStr Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
title_full_unstemmed Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
title_sort Impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo Manaus (AM)
author Jessyca Mikaelly Benchimol de Andrade
author_facet Jessyca Mikaelly Benchimol de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio Fabio Sabbá Guimarães Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Jessyca Mikaelly Benchimol de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Impactos
Movimentos de massa
Voçorocas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Impactos
Movimentos de massa
Voçorocas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description Em Manaus, a partir de meados da década de 90 (século XX), se intensificam os trabalhos relacionados ao estudo de voçorocas. Sendo realizados desde trabalhos de conclusão de curso, relatórios de iniciação científica, artigos, dissertações e teses (VIEIRA e LIMA, 1995; VIEIRA, 1996; 1998; 1999; NAVA, 1999; LIMA, 1999; VIEIRA, 2002; SANTOS JUNIOR, 2002; VIEIRA et al, 2004; MUNIZ et al, 2004, VIEIRA e ALBUQUERQUE, 2004, MOLINARI e VIEIRA, 2004; VIEIRA, 2008; entre outros). Entretanto, poucos trabalhos têm sido realizados a respeito de movimentos de massa, exceto quando são descritos como mecanismo de retrabalhamento das voçorocas (VIEIRA e MOLINARI, 2005). Em ambos os casos há uma necessidade de detalhar os problemas gerados por esses dois processos, descrevendo assim os impactos ambientais, urbanos e sociais. Para isso, foram escolhidas as microbacias Colônia Antônio Aleixo e Boa Vista. A escolha por essas, deveu-se ao fato de que de um total de 91 voçorocas cadastradas em 2006, 56 estavam localizadas nessas duas microbacias (VIEIRA, 2008). Assim, torna-se importante discutir a respeito dos impactos gerados por essas feições e responder a seguinte questão: qual a dimensão dos impactos relacionados às voçorocas e movimentos de massa nessas duas bacias? O objetivo desde trabalho está centrado em caracterizar os impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados às voçorocas e movimentos de massa nas microbacias Boa Vista e Colônia Antonio Aleixo. Dentre os quais os objetivos específicos: fazer um mapeamento dos tipos de movimentos de massa e as voçorocas existentes na área; descrever os impactos ambientais gerados pela existência das voçorocas e pelos movimentos de massa nas duas microbacias; calcular os danos monetários relacionados aos impactos urbanos gerados pelos movimentos de massa e voçorocamentos; caracterizar os impactos sociais relacionados a esses dois processos. E ao final comparar essas microbacias no que concerne aos impactos ambientais, urbanos e sociais relacionados ao surgimento de voçorocas e movimentos de massa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:20:48Z
2016-09-23T15:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2661
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274274730868736