Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Suzy Corrêa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049
Resumo: The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The class was applied in the city of Manaus, in a State school, with 21 students of the 1st year of High School. The results indicated that the applied methodology was well accepted by the students, contributing to the elaboration of the concept of probability. However, for a more meaningful learning, it is necessary a longer time and the application of other games to reinforce the study of the ludic with the probability.
id UFAM-1_a1ea391474ea280338badddda180648f
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7049
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino MédioProbabilidadeGamificaçãoEnsino MádioCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADECIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICAJogos de probabilidades (Matemática)Jogos educativosJogos no ensino de matemáticaThe present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The class was applied in the city of Manaus, in a State school, with 21 students of the 1st year of High School. The results indicated that the applied methodology was well accepted by the students, contributing to the elaboration of the concept of probability. However, for a more meaningful learning, it is necessary a longer time and the application of other games to reinforce the study of the ludic with the probability.O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma aula inédita, baseada em uma metodologia diferenciada, visando auxiliar os alunos a compreenderem a Probabilidade e a incentivar os professores a trabalharem com a ludicidade. A metodologia escolhida foi a gamificação através do jogo de azar, empregando o Jogo de Bingo. A aula foi aplicada na cidade de Manaus, em uma escola Estadual, com 21 alunos do 1° ano do Ensino Médio. Os resultados indicaram que a metodologia aplicada foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo na elaboração do conceito de probabilidade. Porém, para uma aprendizagem mais significativa, faz-se necessário um tempo maior e a aplicação de outros jogos para reforçar o estudo do lúdico com a probabilidade.2NãoBrasilICE - Instituto de Ciências ExatasManaus (AM)Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino MédioMafra, Agnes Cristina Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6868423702339380Heimbecker, Aliuandra Barroso CardosoOliveira, Disney Douglas de LimaGuimarães, Suzy Corrêa2023-10-10T23:49:38Z2023-10-10T23:49:38Z2023-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-01-09T15:59:24Zoai:localhost:prefix/7049Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2024-01-09T15:59:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
spellingShingle Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
Guimarães, Suzy Corrêa
Probabilidade
Gamificação
Ensino Mádio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Jogos de probabilidades (Matemática)
Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
title_short Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_full Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_fullStr Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_full_unstemmed Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
title_sort Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo no Ensino Médio
author Guimarães, Suzy Corrêa
author_facet Guimarães, Suzy Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mafra, Agnes Cristina Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6868423702339380
Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso
Oliveira, Disney Douglas de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Suzy Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade
Gamificação
Ensino Mádio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Jogos de probabilidades (Matemática)
Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
topic Probabilidade
Gamificação
Ensino Mádio
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA: PROBABILIDADE
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Jogos de probabilidades (Matemática)
Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
description The present work aims to present an unprecedented class, based on a differentiated methodology, aiming to help students to understand Probability and to encourage teachers to work with playfulness. The chosen methodology was the gamification through the game of chance, using the Bingo Game. The class was applied in the city of Manaus, in a State school, with 21 students of the 1st year of High School. The results indicated that the applied methodology was well accepted by the students, contributing to the elaboration of the concept of probability. However, for a more meaningful learning, it is necessary a longer time and the application of other games to reinforce the study of the ludic with the probability.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10T23:49:38Z
2023-10-10T23:49:38Z
2023-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICE - Instituto de Ciências Exatas
Manaus (AM)
Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICE - Instituto de Ciências Exatas
Manaus (AM)
Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274322632966144