Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lucas Carvalho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675
Resumo: This work of completion of the degree course in Mathematics and Physics Sciences has as general objective to stimulate in students the spontaneous and creative development of their knowledge and to allow teachers to broaden their teaching methodologies. In this way, a didactic sequence was elaborated, using a differentiated methodology with the use of playful games. The descriptive / qualitative research had its data collected through a questionnaire, informal observations through Supervised Stages, initial evaluation responses as diagnosis, students' participation in the games and response in the final evaluation as a satisfactory result of the application of this one. The theoretical referential is Significant Learning, based on the theory of fractional, interest and percentage concepts, since they are completely involved within the percentage. The experimentation of the didactic sequence happened in a school of the municipal network of the City of Coari - AM. It is noteworthy that the games used promoted a significant learning for the academics. The results prove the importance of working with play games during Mathematics classes.
id UFAM-1_a37f43d1f7db13587e3ea9182d79de40
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5675
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamentalPorcentagemFraçãoJogos lúdicosJurosCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAMatemática - Estudo e ensinoPercentagemDidáticaThis work of completion of the degree course in Mathematics and Physics Sciences has as general objective to stimulate in students the spontaneous and creative development of their knowledge and to allow teachers to broaden their teaching methodologies. In this way, a didactic sequence was elaborated, using a differentiated methodology with the use of playful games. The descriptive / qualitative research had its data collected through a questionnaire, informal observations through Supervised Stages, initial evaluation responses as diagnosis, students' participation in the games and response in the final evaluation as a satisfactory result of the application of this one. The theoretical referential is Significant Learning, based on the theory of fractional, interest and percentage concepts, since they are completely involved within the percentage. The experimentation of the didactic sequence happened in a school of the municipal network of the City of Coari - AM. It is noteworthy that the games used promoted a significant learning for the academics. The results prove the importance of working with play games during Mathematics classes.Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Ciências Matemática e Física tem por objetivo geral Estimular nos alunos o desenvolvimento espontâneo e criativo de seus conhecimentos e permitir aos professores ampliar suas metodologias de ensino. Desta forma, elaborou-se uma sequência didática, utilizando uma metodologia diferenciada com a utilização de jogos lúdicos. A pesquisa, de caráter descritivo/qualitativo, teve seus dados coletados por meio de um questionário, observações informais através dos Estágios Supervisionados, respostas da avaliação inicial como diagnóstico, participação dos alunos nos jogos e resposta na avaliação final como resultado satisfatório da aplicação deste. O referencial teórico é a Aprendizagem Significativa, baseada na teoria dos conceitos de fração, juros e porcentagem, pois os mesmos estão completamente envolvidos dentro da porcentagem. A experimentação da sequência didática aconteceu em uma escola da rede municipal da Cidade de Coari – AM. Vale ressaltar que os jogos utilizados promoveram uma aprendizagem significativa para os acadêmicos. Os resultados comprovam a importância de se trabalhar com jogos lúdicos durante as aulas de Matemática1NãoBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)CoariCiências: Matemática e Física - Licenciatura - CoariPedrozo, Eduardo Bruno Limahttp://lattes.cnpq.br/1474571004303513Almeida, Rodrigo Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0197767555764225Praia, Silvério da SilvaSouza, Lucas Carvalho de2019-08-20T19:29:04Z2019-08-142019-08-20T19:29:04Z2019-07-252019-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Lucas Carvalho de. Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-02T18:24:18Zoai:localhost:prefix/5675Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-02T18:24:18Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
Souza, Lucas Carvalho de
Porcentagem
Fração
Jogos lúdicos
Juros
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Matemática - Estudo e ensino
Percentagem
Didática
title_short Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_sort Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental
author Souza, Lucas Carvalho de
author_facet Souza, Lucas Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrozo, Eduardo Bruno Lima
http://lattes.cnpq.br/1474571004303513
Almeida, Rodrigo Alves de
http://lattes.cnpq.br/0197767555764225
Praia, Silvério da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lucas Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Porcentagem
Fração
Jogos lúdicos
Juros
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Matemática - Estudo e ensino
Percentagem
Didática
topic Porcentagem
Fração
Jogos lúdicos
Juros
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Matemática - Estudo e ensino
Percentagem
Didática
description This work of completion of the degree course in Mathematics and Physics Sciences has as general objective to stimulate in students the spontaneous and creative development of their knowledge and to allow teachers to broaden their teaching methodologies. In this way, a didactic sequence was elaborated, using a differentiated methodology with the use of playful games. The descriptive / qualitative research had its data collected through a questionnaire, informal observations through Supervised Stages, initial evaluation responses as diagnosis, students' participation in the games and response in the final evaluation as a satisfactory result of the application of this one. The theoretical referential is Significant Learning, based on the theory of fractional, interest and percentage concepts, since they are completely involved within the percentage. The experimentation of the didactic sequence happened in a school of the municipal network of the City of Coari - AM. It is noteworthy that the games used promoted a significant learning for the academics. The results prove the importance of working with play games during Mathematics classes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20T19:29:04Z
2019-08-14
2019-08-20T19:29:04Z
2019-07-25
2019-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Lucas Carvalho de. Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675
identifier_str_mv SOUZA, Lucas Carvalho de. Porcentagem: utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Coari
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Coari
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061054017667072