Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Ramos Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818
Resumo: Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011). As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias. Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto.
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