Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818 |
Resumo: | Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011). As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias. Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto. |
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Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBRPlanta didática, Medição de nívelENGENHARIASEm decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011). As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias. Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraPROGRAMA PIBIC 2014UFAMCamila Martins de OliveiraJoão Marcos de OliveiraEcthon Borhis Silva de AlmeidaCarla Ramos Ribeiro2016-09-23T15:54:51Z2016-09-23T15:54:51Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T02:09:01Zoai:localhost:prefix/4818Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T02:09:01Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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