Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kedma de Lima Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5023
Resumo: A agricultura orgânica no estado do Amazonas é uma atividade com grande potencial, porém existem ainda diversos entraves na questão de adequar os produtores da região para a atividade. Na agricultura orgânica, os processos biológicos substituem os insumos tecnológicos. A pesquisa voltada para a produção orgânica ou de base agroecológica ainda é incipiente no Amazonas , sendo escassas informações a respeito deste setor para as condições do Estado. Desta forma, estudos voltados ao processo de transição de agricultores convencionais, dependentes de insumos industriais, para uma produção de base agroecológica é essencial para estimular o aumento e a qualificação da produção orgânica no Estado. Neste sentido, este estudo identificará como se dá o processo de transição agroecológica no Amazonas, tomando como base agricultores familiares da região metropolitana de Manaus. Esta caracterização permitirá a elaboração de alternativas para redução e substituição dos insumos químicos na fruticultura, produção de hortaliças, entre outros. Além disso, o conhecimento dos fatores envolvidos no processo de transição poderá subsidiar políticas estaduais voltadas à produção de orgânicos no Estado, além de orientar os agricultores a alcançarem a certificação orgânica, aumentando a qualidade de seus produtos e o retorno econômico justo, considerando a responsabilidade socioambiental deste setor.
id UFAM-1_a79477267c897477bc4964d4286d031f
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5023
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidadesTransição agroecológicaAgricultura familiarOrgânicosCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAA agricultura orgânica no estado do Amazonas é uma atividade com grande potencial, porém existem ainda diversos entraves na questão de adequar os produtores da região para a atividade. Na agricultura orgânica, os processos biológicos substituem os insumos tecnológicos. A pesquisa voltada para a produção orgânica ou de base agroecológica ainda é incipiente no Amazonas , sendo escassas informações a respeito deste setor para as condições do Estado. Desta forma, estudos voltados ao processo de transição de agricultores convencionais, dependentes de insumos industriais, para uma produção de base agroecológica é essencial para estimular o aumento e a qualificação da produção orgânica no Estado. Neste sentido, este estudo identificará como se dá o processo de transição agroecológica no Amazonas, tomando como base agricultores familiares da região metropolitana de Manaus. Esta caracterização permitirá a elaboração de alternativas para redução e substituição dos insumos químicos na fruticultura, produção de hortaliças, entre outros. Além disso, o conhecimento dos fatores envolvidos no processo de transição poderá subsidiar políticas estaduais voltadas à produção de orgânicos no Estado, além de orientar os agricultores a alcançarem a certificação orgânica, aumentando a qualidade de seus produtos e o retorno econômico justo, considerando a responsabilidade socioambiental deste setor.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Agricultura e Ambiente - HumaitáPROGRAMA PIBIC 2015UFAMFrancimara Souza da CostaKedma de Lima Pereira2017-05-29T18:15:01Z2017-05-29T18:15:01Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5023application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T13:42:23Zoai:localhost:prefix/5023Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T13:42:23Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
title Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
spellingShingle Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
Kedma de Lima Pereira
Transição agroecológica
Agricultura familiar
Orgânicos
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
title_full Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
title_fullStr Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
title_full_unstemmed Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
title_sort Transição agroecológica na agricultura familiar: caracterização e potencialidades
author Kedma de Lima Pereira
author_facet Kedma de Lima Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francimara Souza da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Kedma de Lima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Transição agroecológica
Agricultura familiar
Orgânicos
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Transição agroecológica
Agricultura familiar
Orgânicos
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description A agricultura orgânica no estado do Amazonas é uma atividade com grande potencial, porém existem ainda diversos entraves na questão de adequar os produtores da região para a atividade. Na agricultura orgânica, os processos biológicos substituem os insumos tecnológicos. A pesquisa voltada para a produção orgânica ou de base agroecológica ainda é incipiente no Amazonas , sendo escassas informações a respeito deste setor para as condições do Estado. Desta forma, estudos voltados ao processo de transição de agricultores convencionais, dependentes de insumos industriais, para uma produção de base agroecológica é essencial para estimular o aumento e a qualificação da produção orgânica no Estado. Neste sentido, este estudo identificará como se dá o processo de transição agroecológica no Amazonas, tomando como base agricultores familiares da região metropolitana de Manaus. Esta caracterização permitirá a elaboração de alternativas para redução e substituição dos insumos químicos na fruticultura, produção de hortaliças, entre outros. Além disso, o conhecimento dos fatores envolvidos no processo de transição poderá subsidiar políticas estaduais voltadas à produção de orgânicos no Estado, além de orientar os agricultores a alcançarem a certificação orgânica, aumentando a qualidade de seus produtos e o retorno econômico justo, considerando a responsabilidade socioambiental deste setor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:15:01Z
2017-05-29T18:15:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061052833824768