Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Gildo Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Horasa Maria Lima da Silva, Andrade, Luciano Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15189
Resumo: Este estudo visa identificar e analisar os percursos e estratégias adotadas pelos trabalhadores camponeses para realizar a transição agroecológica na agricultura familiar. Assim, busca-se aqui compreender, ainda que sinteticamente, a relevância do associativismo cooperativista adotados pelos agricultores familiares enquanto estratégia organizacional para socializar possibilidades da produção de base ecológica sob enfoques nos fundamentos da ciência agroecológica. A transição resultará da compreensão e aceitação desse novo paradigma de desenvolvimento sustentável com ações coletivas fundamentadas em novos valores, princípios e manejos. Ainda, deverá haver reivindicações e acesso às políticas públicas setoriais afins a sustentabilidade socioambiental: ATER de base agroecológica; mercados curtos via PAA, PNAE; feiras livres agroecológicas e etc. O estudo apontou que a transição é factível, viável e estrategicamente se inicia pelas dimensões subjetivas resultantes de momentos coletivos de análises e reflexões provocados pelas organizações sociais rurais, em seguida, começam as mudanças objetivas nas unidades de produção familiar. A utilização dos fundamentos da agroecologia na agricultura familiar poderá alterar as sociabilidades e consequentemente proporcionar relações sociais mais respeitosas que priorizem a preservação dos ecossistemas e valorizarem as expressões culturais, sociais, ambientais, políticas e econômicas. O percurso metodológico utilizado apoiou-se na abordagem qualitativa e fundamenta-se nos princípios da revisão sistemática de literatura.
id UTFPR-4_3ce10416d854429d5a9fd9b58835fcb4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15189
network_acronym_str UTFPR-4
network_name_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transiçãoInterdisciplinarAgricultura familiar; Mudança de paradigma; Organização coletiva; Sustentabilidade; Transição agroecológica.Este estudo visa identificar e analisar os percursos e estratégias adotadas pelos trabalhadores camponeses para realizar a transição agroecológica na agricultura familiar. Assim, busca-se aqui compreender, ainda que sinteticamente, a relevância do associativismo cooperativista adotados pelos agricultores familiares enquanto estratégia organizacional para socializar possibilidades da produção de base ecológica sob enfoques nos fundamentos da ciência agroecológica. A transição resultará da compreensão e aceitação desse novo paradigma de desenvolvimento sustentável com ações coletivas fundamentadas em novos valores, princípios e manejos. Ainda, deverá haver reivindicações e acesso às políticas públicas setoriais afins a sustentabilidade socioambiental: ATER de base agroecológica; mercados curtos via PAA, PNAE; feiras livres agroecológicas e etc. O estudo apontou que a transição é factível, viável e estrategicamente se inicia pelas dimensões subjetivas resultantes de momentos coletivos de análises e reflexões provocados pelas organizações sociais rurais, em seguida, começam as mudanças objetivas nas unidades de produção familiar. A utilização dos fundamentos da agroecologia na agricultura familiar poderá alterar as sociabilidades e consequentemente proporcionar relações sociais mais respeitosas que priorizem a preservação dos ecossistemas e valorizarem as expressões culturais, sociais, ambientais, políticas e econômicas. O percurso metodológico utilizado apoiou-se na abordagem qualitativa e fundamenta-se nos princípios da revisão sistemática de literatura.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santana, Gildo RibeiroAndrade, Horasa Maria Lima da SilvaAndrade, Luciano Pires2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/1518910.3895/rbpd.v12n1.15189Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 12, n. 1 (2023); 55-722317-236310.3895/rbpd.v12n1reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15189/9386Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-31T00:30:48Zoai:periodicos.utfpr:article/15189Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2023-01-31T00:30:48Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
title Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
spellingShingle Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
Santana, Gildo Ribeiro
Interdisciplinar
Agricultura familiar; Mudança de paradigma; Organização coletiva; Sustentabilidade; Transição agroecológica.
title_short Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
title_full Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
title_fullStr Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
title_full_unstemmed Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
title_sort Agroecologia e agricultura familiar sustentável: percursos e estratégias para transição
author Santana, Gildo Ribeiro
author_facet Santana, Gildo Ribeiro
Andrade, Horasa Maria Lima da Silva
Andrade, Luciano Pires
author_role author
author2 Andrade, Horasa Maria Lima da Silva
Andrade, Luciano Pires
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Gildo Ribeiro
Andrade, Horasa Maria Lima da Silva
Andrade, Luciano Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar
Agricultura familiar; Mudança de paradigma; Organização coletiva; Sustentabilidade; Transição agroecológica.
topic Interdisciplinar
Agricultura familiar; Mudança de paradigma; Organização coletiva; Sustentabilidade; Transição agroecológica.
description Este estudo visa identificar e analisar os percursos e estratégias adotadas pelos trabalhadores camponeses para realizar a transição agroecológica na agricultura familiar. Assim, busca-se aqui compreender, ainda que sinteticamente, a relevância do associativismo cooperativista adotados pelos agricultores familiares enquanto estratégia organizacional para socializar possibilidades da produção de base ecológica sob enfoques nos fundamentos da ciência agroecológica. A transição resultará da compreensão e aceitação desse novo paradigma de desenvolvimento sustentável com ações coletivas fundamentadas em novos valores, princípios e manejos. Ainda, deverá haver reivindicações e acesso às políticas públicas setoriais afins a sustentabilidade socioambiental: ATER de base agroecológica; mercados curtos via PAA, PNAE; feiras livres agroecológicas e etc. O estudo apontou que a transição é factível, viável e estrategicamente se inicia pelas dimensões subjetivas resultantes de momentos coletivos de análises e reflexões provocados pelas organizações sociais rurais, em seguida, começam as mudanças objetivas nas unidades de produção familiar. A utilização dos fundamentos da agroecologia na agricultura familiar poderá alterar as sociabilidades e consequentemente proporcionar relações sociais mais respeitosas que priorizem a preservação dos ecossistemas e valorizarem as expressões culturais, sociais, ambientais, políticas e econômicas. O percurso metodológico utilizado apoiou-se na abordagem qualitativa e fundamenta-se nos princípios da revisão sistemática de literatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15189
10.3895/rbpd.v12n1.15189
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15189
identifier_str_mv 10.3895/rbpd.v12n1.15189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15189/9386
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 12, n. 1 (2023); 55-72
2317-2363
10.3895/rbpd.v12n1
reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
collection Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbpd-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787714447151726592