Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4561 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a formação (linguística) do professor de letras do ensino de língua materna. O problema a ser desenvolvido no trabalho implica nas dificuldades que o formando do curso de Letras encontra enquanto a aplicação de seus conhecimentos linguísticos adquiridos durante a graduação ao ensino de língua materna. Observou-se, portanto, que o acadêmico do curso de letras, sendo ele um futuro professor de língua materna, de certa maneira, sente-se inseguro quanto à situação de impasse entre aplicação das teorias linguísticas apreendidas na graduação e a prática em sala de aula, e, por esse motivo não conseguem levar em frente conhecimentos linguísticos propostos na grade curricular. Sendo assim, Neves (2002, p.265) lança dois questionamentos sobre esse tema que são; i) ensina-se Linguística no curso de Letras, mas os alunos sabem o que fazer com esse conhecimento no ensino da língua materna? ii) Ensina-se, é óbvio, Língua Portuguesa nas escolas de ensino básico, mas os professores sabem o que fazer com esse conhecimento sobre a língua materna adquirido no curso de Letras?. Nesse sentido, faz-se necessário discutir e fundamentar tais problemáticas na presente pesquisa, a fim de refletir criticamente sobre contribuição da linguística enquanto conhecimento teórico primordial para o ensino de língua materna, e questionar o motivo pelo qual tais conhecimentos não são aplicados de maneira plena em sala de aula das escolas de ensino básico e regular. |
id |
UFAM-1_b3cf82a420480b00517865942e4d1136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/4561 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua maternaFormaçãoLinguísticaLíngua maternaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESA presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a formação (linguística) do professor de letras do ensino de língua materna. O problema a ser desenvolvido no trabalho implica nas dificuldades que o formando do curso de Letras encontra enquanto a aplicação de seus conhecimentos linguísticos adquiridos durante a graduação ao ensino de língua materna. Observou-se, portanto, que o acadêmico do curso de letras, sendo ele um futuro professor de língua materna, de certa maneira, sente-se inseguro quanto à situação de impasse entre aplicação das teorias linguísticas apreendidas na graduação e a prática em sala de aula, e, por esse motivo não conseguem levar em frente conhecimentos linguísticos propostos na grade curricular. Sendo assim, Neves (2002, p.265) lança dois questionamentos sobre esse tema que são; i) ensina-se Linguística no curso de Letras, mas os alunos sabem o que fazer com esse conhecimento no ensino da língua materna? ii) Ensina-se, é óbvio, Língua Portuguesa nas escolas de ensino básico, mas os professores sabem o que fazer com esse conhecimento sobre a língua materna adquirido no curso de Letras?. Nesse sentido, faz-se necessário discutir e fundamentar tais problemáticas na presente pesquisa, a fim de refletir criticamente sobre contribuição da linguística enquanto conhecimento teórico primordial para o ensino de língua materna, e questionar o motivo pelo qual tais conhecimentos não são aplicados de maneira plena em sala de aula das escolas de ensino básico e regular.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMRaynice Geraldine Pereira da SilvaAmanda Galdino da Silva2016-09-23T15:47:40Z2016-09-23T15:47:40Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4561application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T18:38:00Zoai:localhost:prefix/4561Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T18:38Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna |
title |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna |
spellingShingle |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna Amanda Galdino da Silva Formação Linguística Língua materna LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna |
title_full |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna |
title_fullStr |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna |
title_sort |
Reflexão sobre a formação (linguística) do professor de Letras do ensino de língua materna |
author |
Amanda Galdino da Silva |
author_facet |
Amanda Galdino da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raynice Geraldine Pereira da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amanda Galdino da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Linguística Língua materna LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Formação Linguística Língua materna LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a formação (linguística) do professor de letras do ensino de língua materna. O problema a ser desenvolvido no trabalho implica nas dificuldades que o formando do curso de Letras encontra enquanto a aplicação de seus conhecimentos linguísticos adquiridos durante a graduação ao ensino de língua materna. Observou-se, portanto, que o acadêmico do curso de letras, sendo ele um futuro professor de língua materna, de certa maneira, sente-se inseguro quanto à situação de impasse entre aplicação das teorias linguísticas apreendidas na graduação e a prática em sala de aula, e, por esse motivo não conseguem levar em frente conhecimentos linguísticos propostos na grade curricular. Sendo assim, Neves (2002, p.265) lança dois questionamentos sobre esse tema que são; i) ensina-se Linguística no curso de Letras, mas os alunos sabem o que fazer com esse conhecimento no ensino da língua materna? ii) Ensina-se, é óbvio, Língua Portuguesa nas escolas de ensino básico, mas os professores sabem o que fazer com esse conhecimento sobre a língua materna adquirido no curso de Letras?. Nesse sentido, faz-se necessário discutir e fundamentar tais problemáticas na presente pesquisa, a fim de refletir criticamente sobre contribuição da linguística enquanto conhecimento teórico primordial para o ensino de língua materna, e questionar o motivo pelo qual tais conhecimentos não são aplicados de maneira plena em sala de aula das escolas de ensino básico e regular. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 2016-09-23T15:47:40Z 2016-09-23T15:47:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4561 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274294141059072 |