A Educação Profissional no Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Lula: análise crítica
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1651 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar o Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Lula, no que se refere à Educação Profissional. Inicialmente é importante destacar que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a Educação Profissional foi dissociada da Educação Básica, fazendo com que esse nível de ensino fosse regulamentado por decretos ou portarias, possibilitando, inclusive processos de expansão de cursos profissionalizantes privados (SAVIANI, 1996). Assim, a Reforma do Ensino Médio e Profissional desarticula a formação geral da formação específica, imprimido a separação do Ensino Médio do Ensino Profissional. Com a publicação do PDE Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Lula, a proposta para a Educação Profissional e Tecnológica aponta para a expansão da rede federal, assim como para a transformação dos CEFETS em IFETS (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia), estabelecendo uma outra polêmica em nível nacional que é a criação de Institutos de Ensino Superior e Tecnológico que implementa uma concepção diferente de Universidade. Esta pesquisa é importante, pois analisa o Plano de Desenvolvimento da Educação que propugna a expansão da rede de ensino tecnológico e a transformação dos CEFETS em IFETS, procurando entender os pressupostos teórico-metodológicos inerentes à discussão da criação dos Institutos Tecnológicos, como uma nova institucionalização do ensino superior na área. |
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A Educação Profissional no Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Lula: análise críticaEducação ProfissionalPDEEnsino MédioCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste trabalho visa analisar o Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Lula, no que se refere à Educação Profissional. Inicialmente é importante destacar que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a Educação Profissional foi dissociada da Educação Básica, fazendo com que esse nível de ensino fosse regulamentado por decretos ou portarias, possibilitando, inclusive processos de expansão de cursos profissionalizantes privados (SAVIANI, 1996). Assim, a Reforma do Ensino Médio e Profissional desarticula a formação geral da formação específica, imprimido a separação do Ensino Médio do Ensino Profissional. Com a publicação do PDE Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Lula, a proposta para a Educação Profissional e Tecnológica aponta para a expansão da rede federal, assim como para a transformação dos CEFETS em IFETS (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia), estabelecendo uma outra polêmica em nível nacional que é a criação de Institutos de Ensino Superior e Tecnológico que implementa uma concepção diferente de Universidade. Esta pesquisa é importante, pois analisa o Plano de Desenvolvimento da Educação que propugna a expansão da rede de ensino tecnológico e a transformação dos CEFETS em IFETS, procurando entender os pressupostos teórico-metodológicos inerentes à discussão da criação dos Institutos Tecnológicos, como uma nova institucionalização do ensino superior na área.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPrograma PIBIC 2008UFAMArminda Rachel Botelho MourãoVannessa Ribeiro da Silva2016-09-23T14:24:02Z2016-09-23T14:24:02Z2009-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1651application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-19T14:48:19Zoai:localhost:prefix/1651Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T14:48:19Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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