Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amannda de Souza Mendonça
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2390
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral estudar a utilização de ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos altamente insaturados no desempenho do tambaqui. Para atingir este objetivo será necessário realizar um ensaio experimental, no qual 320 indivíduos de tambaqui (peso médio 2,0g) serão aleatoriamente distribuídos em 32 aquários, recebendo oito rações diferentes, correspondendo aos tratamentos (com 4 repetições): basal (sem adição de óleo, BA), 6% de óleo de linhaça (OL), 4% de OL + 2% OG (4OL), 3% de OL + 3% de OG (3OL), 2% de OL + 4% de OG (2OL), 6% de óleo de girassol (OG), 6% óleo de côco (OC), 6% óleo de soja (OS) e 3% óleo de soja + 3% óleo de arenque (óleo de peixe, OP). Para obter dados de desempenho, ao final de 90 dias, todos os peixes e sobras de ração serão pesados para a determinação do consumo alimentar aparente, ganho de peso, conversão alimentar aparente, taxa de eficiência protéica e taxa de sobrevivência. Além disto, as vísceras e fígados destes peixes serão coletados e pesados, para a determinação do índice víscero-somático e hepato-somático, respectivamente, e dos lipídeos totais do fígado. Será também determinado o percentual de gordura visceral, pela separação e pesagem da gordura contida entre as vísceras. As médias das variáveis de desempenho, composição químico-bromatológica e do perfil lipídico serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e, teste de Tukey a 5% para a comparação das médias.
id UFAM-1_bf71830c2476108a8e868dca3f55e946
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2390
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.Nutrição de Peixes, Tambaqui, Ácidos Graxos PoliinsaturadosCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURAEste estudo tem como objetivo geral estudar a utilização de ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos altamente insaturados no desempenho do tambaqui. Para atingir este objetivo será necessário realizar um ensaio experimental, no qual 320 indivíduos de tambaqui (peso médio 2,0g) serão aleatoriamente distribuídos em 32 aquários, recebendo oito rações diferentes, correspondendo aos tratamentos (com 4 repetições): basal (sem adição de óleo, BA), 6% de óleo de linhaça (OL), 4% de OL + 2% OG (4OL), 3% de OL + 3% de OG (3OL), 2% de OL + 4% de OG (2OL), 6% de óleo de girassol (OG), 6% óleo de côco (OC), 6% óleo de soja (OS) e 3% óleo de soja + 3% óleo de arenque (óleo de peixe, OP). Para obter dados de desempenho, ao final de 90 dias, todos os peixes e sobras de ração serão pesados para a determinação do consumo alimentar aparente, ganho de peso, conversão alimentar aparente, taxa de eficiência protéica e taxa de sobrevivência. Além disto, as vísceras e fígados destes peixes serão coletados e pesados, para a determinação do índice víscero-somático e hepato-somático, respectivamente, e dos lipídeos totais do fígado. Será também determinado o percentual de gordura visceral, pela separação e pesagem da gordura contida entre as vísceras. As médias das variáveis de desempenho, composição químico-bromatológica e do perfil lipídico serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e, teste de Tukey a 5% para a comparação das médias.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Agricultura e Ambiente - HumaitáPROGRAMA PIBIC 2011UFAMAndré Moreira BordinhonAmannda de Souza Mendonça2016-09-23T15:19:27Z2016-09-23T15:19:27Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2390application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T19:11:20Zoai:localhost:prefix/2390Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T19:11:20Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
title Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
spellingShingle Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
Amannda de Souza Mendonça
Nutrição de Peixes, Tambaqui, Ácidos Graxos Poliinsaturados
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
title_short Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
title_full Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
title_fullStr Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
title_full_unstemmed Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
title_sort Fontes dietéticas de ácidos graxos das famílias n-3 e n-6 no desempenho do tambaqui.
author Amannda de Souza Mendonça
author_facet Amannda de Souza Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv André Moreira Bordinhon
dc.contributor.author.fl_str_mv Amannda de Souza Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrição de Peixes, Tambaqui, Ácidos Graxos Poliinsaturados
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
topic Nutrição de Peixes, Tambaqui, Ácidos Graxos Poliinsaturados
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
description Este estudo tem como objetivo geral estudar a utilização de ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos altamente insaturados no desempenho do tambaqui. Para atingir este objetivo será necessário realizar um ensaio experimental, no qual 320 indivíduos de tambaqui (peso médio 2,0g) serão aleatoriamente distribuídos em 32 aquários, recebendo oito rações diferentes, correspondendo aos tratamentos (com 4 repetições): basal (sem adição de óleo, BA), 6% de óleo de linhaça (OL), 4% de OL + 2% OG (4OL), 3% de OL + 3% de OG (3OL), 2% de OL + 4% de OG (2OL), 6% de óleo de girassol (OG), 6% óleo de côco (OC), 6% óleo de soja (OS) e 3% óleo de soja + 3% óleo de arenque (óleo de peixe, OP). Para obter dados de desempenho, ao final de 90 dias, todos os peixes e sobras de ração serão pesados para a determinação do consumo alimentar aparente, ganho de peso, conversão alimentar aparente, taxa de eficiência protéica e taxa de sobrevivência. Além disto, as vísceras e fígados destes peixes serão coletados e pesados, para a determinação do índice víscero-somático e hepato-somático, respectivamente, e dos lipídeos totais do fígado. Será também determinado o percentual de gordura visceral, pela separação e pesagem da gordura contida entre as vísceras. As médias das variáveis de desempenho, composição químico-bromatológica e do perfil lipídico serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e, teste de Tukey a 5% para a comparação das médias.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:19:27Z
2016-09-23T15:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2390
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274271809536000