Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susana Maria Silva e Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5371
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do imposto de renda pessoa física no conhecimento da distribuição de renda e de riqueza no Amazonas. De forma específica, pretende-se descrever a evolução do IRRF dos 54 municípios do estado do Amazonas nos anos de 2000 e 2010 bem como a evolução do índice de GINI dos 54 municípios do Estado Amazonas nos anos de 2000 e 2010. Para que os objetivos propostos por esta pesquisa sejam alcançados, será realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema proposto, cujo método será o dedutivo. No que concerne à fundamentação da pesquisa, a desigualdade será tratada na perspectiva de Piketty (2014). Isto posto, as informações relacionadas ao objeto de estudo serão organizadas por meio de um modelo cross section cujos dados estão em forma de ln para possibilitar a análise do quão sensível é a desigualdade frente a estas variáveis explicativas. Consequentemente serão elaborados dois modelos: um para 2000 e outro para 2010, para possibilitar a verificação da evolução da desigualdade de distribuição de renda frente a estas variáveis nos dois anos. Quanto ao software a ser utilizado, este será o Gretl 1.7.1. Em termos de resultados é esperado que estes sejam alcançados conforme a metodologia proposta.
id UFAM-1_bf9f3744e83e0f2121bf262f8002d9df
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5371
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do AmazonasDesigualdadeConcentração de rendaImpostosCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIAEsta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do imposto de renda pessoa física no conhecimento da distribuição de renda e de riqueza no Amazonas. De forma específica, pretende-se descrever a evolução do IRRF dos 54 municípios do estado do Amazonas nos anos de 2000 e 2010 bem como a evolução do índice de GINI dos 54 municípios do Estado Amazonas nos anos de 2000 e 2010. Para que os objetivos propostos por esta pesquisa sejam alcançados, será realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema proposto, cujo método será o dedutivo. No que concerne à fundamentação da pesquisa, a desigualdade será tratada na perspectiva de Piketty (2014). Isto posto, as informações relacionadas ao objeto de estudo serão organizadas por meio de um modelo cross section cujos dados estão em forma de ln para possibilitar a análise do quão sensível é a desigualdade frente a estas variáveis explicativas. Consequentemente serão elaborados dois modelos: um para 2000 e outro para 2010, para possibilitar a verificação da evolução da desigualdade de distribuição de renda frente a estas variáveis nos dois anos. Quanto ao software a ser utilizado, este será o Gretl 1.7.1. Em termos de resultados é esperado que estes sejam alcançados conforme a metodologia proposta.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilEconomia e AnáliseFaculdade de Estudos SociaisPROGRAMA PIBIC 2015UFAMSalomão Franco NevesSusana Maria Silva e Silva2017-05-29T18:57:21Z2017-05-29T18:57:21Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5371application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-25T02:40:22Zoai:localhost:prefix/5371Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-25T02:40:22Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
title Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
spellingShingle Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
Susana Maria Silva e Silva
Desigualdade
Concentração de renda
Impostos
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
title_short Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
title_full Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
title_fullStr Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
title_full_unstemmed Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
title_sort Desigualdade e impostos: explorando relações para o Estado do Amazonas
author Susana Maria Silva e Silva
author_facet Susana Maria Silva e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomão Franco Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Susana Maria Silva e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade
Concentração de renda
Impostos
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
topic Desigualdade
Concentração de renda
Impostos
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do imposto de renda pessoa física no conhecimento da distribuição de renda e de riqueza no Amazonas. De forma específica, pretende-se descrever a evolução do IRRF dos 54 municípios do estado do Amazonas nos anos de 2000 e 2010 bem como a evolução do índice de GINI dos 54 municípios do Estado Amazonas nos anos de 2000 e 2010. Para que os objetivos propostos por esta pesquisa sejam alcançados, será realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema proposto, cujo método será o dedutivo. No que concerne à fundamentação da pesquisa, a desigualdade será tratada na perspectiva de Piketty (2014). Isto posto, as informações relacionadas ao objeto de estudo serão organizadas por meio de um modelo cross section cujos dados estão em forma de ln para possibilitar a análise do quão sensível é a desigualdade frente a estas variáveis explicativas. Consequentemente serão elaborados dois modelos: um para 2000 e outro para 2010, para possibilitar a verificação da evolução da desigualdade de distribuição de renda frente a estas variáveis nos dois anos. Quanto ao software a ser utilizado, este será o Gretl 1.7.1. Em termos de resultados é esperado que estes sejam alcançados conforme a metodologia proposta.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:57:21Z
2017-05-29T18:57:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5371
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061053417881600