Educação popular: um estudo sobre concepções predominantes e seus constitutivos nas ações do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE): 1989-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beatriz da Silva Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4713
Resumo: O projeto em pauta tem por objetivo investigar a trajetória do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE), da Faculdade de Educação/UFAM, acerca das concepções predominantes e eixos teórico-metodológicas da EP e seus constitutivos, no contexto das produções acadêmicas e projetos desenvolvidos pelo NEPE, no período compreendido entre 1989 a 2013. Por força da necessidade sentida por educadores e educandos, do referido espaço acadêmico, de estabelecer relação entre a formação acadêmica e as experiências educativas ocorridas em outros cursos de formação do educador, nos espaços intra e extra-Universidade, percebemos a importância de uma investigação que nos dê resposta à seguinte questão: em que sentido a EP e a EJA se articulam, nas ações do Núcleo? Para responder ao problema exposto a pesquisa tomará como base as fontes históricas e o trabalho com as categorias de análise, já estabelecidas em outras pesquisas sobre a EP, desenvolvidas pelo NEPE (FEITOZA, 2008; 2011; 2013), assim postas: Popular; Educação Popular; EJA), bem como com os achados da pesquisa (possíveis novos constitutivos/categorias). Buscaremos realizar esta investigação, inicialmente identificando as concepções predominantes sobre a EP e posteriormente, seus constitutivos, presentes nas produções acadêmicas e nos projetos (e eventos formativos), considerado como categorias mediadoras, a emancipação , o popular e a educação popular , podendo ampliar tais categorias, no contexto da pesquisa. Para tal fim, buscaremos estabelecer interlocuções com autores do campo, como Paiva (1987); Wanderley (1979, 1980), Brandão (1980, 1984), Fávero (2004); Arroyo (2006), Feitoza (2008, 2010), Melo Neto (2001, 2002, 2010, 2013), Jara (1994). O método de investigação funda-se na abordagem crítico-dialética que busca a compreensão do objeto a partir do concreto, perpassando o abstrato e produzindo uma síntese no processo de conhecimento. A pesquisa, portanto, terá cunho bibliográfico porque focará suas análises sobre os trabalhos acadêmicos produzidos acerca do Núcleo (teses e disertações), desde 1995 até 2008, bem como situará os eixos temáticos dos projetos de pesquisa e extensão e o viés das assessorias pedagógicas desenvolvidas, buscando delinear as principais concepções de EP (Educação Popular), presentes nas ações deste Núcleo em relação com a suas demandas de formação em EJA. Haverá a necessidade, também, de avaliar os propósitos iniciais de seu documento criador (regulamento do NEPE, 1992) e os focos da sua trajetória, de modo reflexo. Deste modo, entendemos contribuir para o acúmulo de estudos sobre a EP e a EJA em Manaus, pela análise epistemológica da experiência do Núcleo na FACED (1989-2013).
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